“Festival dos Pitocos” acontece nas cidades de Taquari, Lajeado e Porto Alegre

O “Festival dos Pitocos”, que acontece nos dias 08 09 de julho em Taquari (na Lagoa Armênia) e nos dias 15 e 16 do mesmo mês em Lajeado (noParque dos Dick), surge para atender a um público singular, ou seja, crianças ainda na primeira infância e suas famílias. Existem diversas opções de entretenimento infantil, porém, poucas delas respeitam o ritmo, o olhar e o foco das crianças na faixa etária de zero a seis anos. Esse projeto busca oferecer um ambiente que respeite as necessidades dos pequenos e de seus familiares, possibilitando a troca efetiva de afetos e experiências em diferentes manifestações artísticas, como teatro, dança, literatura e música, possibilitando o contato de crianças com seu primeiro evento cultural. O Festival colabora, desta maneira, para a formação dos pequenos, criando o hábito de participar de atividades culturais, contribuindo para o desenvolvimento de suas relações sociais e familiares, funções cognitivas, maturidade emocional e aprimoramento de linguagem. A ideia nasceu das atrizes e produtoras culturais Ágata Baú e Juliana Brondani, a partir de uma constatação pessoal: a falta de opções de entretenimento infantil para suas filhas, ambas na faixa etária que o projeto pretende atender.
 
Muitas ofertas de entretenimento para esse público são de atrações televisivas, que isolam a criança do contato social e de produtos culturais genuinamente produzidos com linguagem local, que resgatam folclore, cantigas, lendas, hábitos e costumes da cultura popular. Assim, serão oferecidas atrações que prezem pela pesquisa de linguagem e abordagem pedagógica adequada ao público infantil, contribuindo para oferta de estímulos positivos.
 
A cenografia do Festival vai levar ares lúcidos aos locais, durante dois dias de atividades em cada cidade, com programação totalmente gratuita, em espaços onde todos serão convidados a participar. Espetáculos de artes cênicas e música, atividades literárias e debates sobre educação, cultura, entretenimento e políticas públicas especiais para crianças serão oferecidos em Lajeado e Taquari (edição contemplada pelo edital Pró-Cultura RS FAC Regional da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer) e Porto Alegre (edição a ser realizada no Shopping Total nos dias 15 16 de outubro) aproveitando locais já utilizados pela população para momentos de lazer.
 
“Festival dos Pitocos” levará atrações produzidas em Porto Alegre para o público do interior do Estado, proporcionando aos pequenos espectadores momentos de contato com a arte de maneira lúdica e prazerosa. A curadoria do Festival selecionou espetáculos capazes de oferecer estímulos positivos ao desenvolvimento das crianças, contribuindo para sua familiarização com experiências artístico-culturais, atuando no desenvolvimento de plateias e estimulando a circulação e fruição de produtos culturais desenvolvidos por artistas e grupos gaúchos. Assim, na programação de final de semana em cada local, com abertura nosábado às 14 horas e encerramento no domingo às 18 horas, estarão espetáculos como “Tóin”, com a Muovere Cia. de Dança“Cantos de Linho, de Lã”, poemas de Dilan Camargo e direção de Liane Venturella“Cuidado que Ronca”, com o grupo Cuidado que Mancha, além do Projeto Kombina, leitura e contação de histórias, coordenado pela escritora Christina Dias.
 
O projeto marca também o lançamento da produtora B+B Projetos Culturais, onde as amigas e parceiras de trabalho desenvolvem estratégias culturais para marcas e artistas atingirem resultados por meio de projetos criativos e éticos.
Programação completa:
Sábado
14h30min – “Tóin” – Dança para Bebês,
16h – “Cantos de Linho, de Lã”.
 
Domingo
Das 14h às 18h – Kombina,
14h30min – “Cuidado que Ronca”,
16h – Debate sobre a infância.
 
Mais informações sobre o “Festival dos Pitocos” e a produtora podem ser encontradas em:
 
 
Serviço: 
O QUE: “Festival dos Pitocos”
QUANDO: 08 e 09 de julho, em Taquari, na Praça da Matriz.
                      15 e 16 de julho, em lajeado, no Parque dos Dick.
                      Sempre das 14 às 18 horas.
QUANTO: Entrada franca.
Por: Lauro  Ramalho