Exposição “Memórias” de Claudio Cupertino estará em cartaz na Casa dos Rosa em Canoas

Inaugura hoje  a partir das 19h na Casa dos Rosa(Victor Barreto, 2.750) a exposição “Memórias” do artista plástico Claudio Cupertino. A mostra, que tem a curadoria de Cézar Prestes, irá integrar a Semana de Canoas, em comemoração aos 78 anos da cidade, e abre para o público no dia 22, das 9h às 18h de terça à sexta-feira e das 14h às 18h aos sábados e domingos.

 Cupertino, com sua obra de arte contemporânea, será o primeiro artista plástico fora de Canoas a expor na nova galeria de arte do espaço cultural, após sua reinauguração, no final de 2016. No dia seguinte, a exposição fica aberta ao público, com entrada gratuita.

 Reconhecido internacionalmente, com obras já expostas no Louvre, em Paris, e na sede das Nações Unidas, em Nova York, o mineiro radicado no Rio Grande do Sul levará para a Casa dos Rosa trabalhos inéditos que remetem a lembranças da sua infância. Cupertino cresceu na pacata cidade de Viçosa (MG), mas mora no estado gaúcho desde 2006, depois de ter vivido em São Paulo.

No primeiro andar da Casa dos Rosa, dezenas de obras de Cupertino poderão ser visitadas gratuitamente até o dia 21 de agosto. Durante os dois meses de exposição, o artista irá realizar oficinas com estudantes secundaristas, de escolas municipais de Canoas, e universitários. Cupertino também irá doar uma de suas obras para o acervo da Casa dos Rosa. “Tenho um carinho especial pela cidade e pela Casa dos Rosa, que, após a sua reinauguração, tornou-se um espaço muito atrativo para realização de exposições”, afirma Cupertino.

Artista puramente contemporâneo, Cupertino realiza um trabalho artístico singular, inspirado na litografia – expressão muito difundida na Grécia Antiga. A arte grega, porém, é apenas uma referência para o trabalho do mineiro, que, por possuir uma técnica própria e admirada por outros artistas, já patenteou seu trabalho e o intitulou de Cupergrafia. “Estou sempre buscando algo novo. Trago para a arte contemporânea inspirações no passado, mas, com o tempo, descobri uma nova forma de fazer arte”, explica Cupertino.

Trabalhando há cerca de dois meses nas obras inéditas que exporá na Casa dos Rosa, Cupertino começou a pintar aviões de papel com os quais brincava na infância, em Viçosa. Depois de prontos alguns afrescos, Cupertino lembrou que o meio de transporte aéreo é uma das marcas da cidade de Canoas, em razão de ser a sede da Base Aérea. “Foi uma coincidência incrível. Isso só faz com que a exposição tenha ainda mais valor sentimental.”

Um pouco mais de Claudio Cupertino:

Natural de Minas Gerais e radicado em Porto Alegre, estudou artes na Escola Panamericana de Arte e Design em São Paulo. Recentemente, Claudio Cupertino conquistou uma das maiores curadorias do mundo. Ganhou reconhecimento internacional ao expor suas obras no Carrousel du Louvre em Paris, na França, durante o Salon International d’Art Contemporain.

As telas de Claudio Cupertino apresentam uma visão que extrapola os conceitos da arte moderna contemporânea, onde se retratam novos movimentos, traços e cores marcantes, inspirados nas Litografias. Pedras e esponjas compõem os materiais de base utilizados para capturar o resultado das formas e marcas naturais em camadas sobrepostas, que impressionam pela sua tridimensionalidade e profundidade. Suas obras ganharam destaque de duas páginas no Guide 2015, o livro traz a catalogação dos novos nomes da arte contemporânea em 450 importantes galerias da Europa. Este ano, em fevereiro, expôs em Viena, na Áustria, em março, em Nova York, nos EUA, em maio na cidade do Porto, em Portugal.

 Em Porto Alegre, sua obra pode ser apreciada no seu Atelier, localizado na Zona Sul da cidade. O lugar foi planejado como espaço de criação do artista, para receber clientes, amigos, arquitetos, com possibilidade para  eventos exclusivos e pequenos grupos. O ambiente, estilo nova-iorquino, com vista para o pôr-do-sol do Guaíba, apresenta sofisticação através das escolhas de peças assinadas por designers como Fabio Novembre, Irmãos Campana e Jader Almeida.