Prata da casa, Conjunto Linhares faz show neste sábado em Novo Hamburgo

Não é só o futebol que tem dando motivos para os hamburguenses se alegrarem. Agora é a vez da música autoral do Conjunto Linhares. Nas duas últimas semanas, o grupo de samba autoral de Novo Hamburgo foi reconhecido em dois importantes editais de seleção pública que promovem a produção da música autoral no estado – o edital Som no Salão, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o FAC da Música, realizado pelo sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul. Com as contemplações o conjunto fará circulação pelas cidades de Pelotas e Santa Maria e uma apresentação no Salão de Atos da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Destaca-se que as premiações não são novidade na trajetória do grupo, que por duas vezes consecutivas foi contemplado no Festival Nossa Música de Novo Hamburgo, em 2015 e 2016 e, também no ano passado, na 2ª edição do Edital de Ocupação Teatro Paschoal Carlos Magno, da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.

“Para nós foi uma imensa satisfação receber, em menos de quinze dias, o resultado das duas premiações, principalmente por estarmos neste momento muito empenhados na gravação de nosso primeiro álbum”, comenta Rafa Roos, integrante do conjunto e compositor das principais músicas do grupo. O CD de estreia terá doze músicas autorais, as quais integrarão parte do repertório das apresentações da circulação do Conjunto Linhares.

Pelo Rio GrandeA primeira circulação do grupo passará por cidades pólo da produção musical gaúcha e locais de referência para a música popular brasileira de raiz no estado. O projeto contemplado no FAC da Música “Velhos sambas e choros novos – Circulação do Conjunto Linhares e Voo Livre” prevê apresentações nas cidades de Santa Maria – no Theatro Treze de Maio – e Pelotas – no Mercado Público Municipal – com datas ainda a serem definidas. Já no edital Som no Salão, o conjunto também acompanhado do Voo Livre, fará uma apresentação no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre, no dia 11 de outubro de 2017, às 20h.

Música contemporânea de raiz – O Conjunto Linhares se formou lá por 2007 e seus integrantes, desde então, têm assumido o compromisso de perpetuar a tradição do samba através de canções próprias, inspiradas pelos mestres das velhas guardas do Brasil, como Lupicínio Rodrigues e Wilson Batista. Seu nome faz homenagem a um antigo sambista que por Novo Hamburgo deixou lindas melodias, o Seu Linhares. O grupo é formado por Rafa Roos, Leonardo Bach, Fernando Arrienti, Vinícius Ferrão e Pedro Dom.

Como nas antigas rodas de samba, o encontro dos músicos do Conjunto Linhares simula o casual, camuflando o preciosismo musical do grupo, que resgata a essência do samba, em composições apuradas e sonoridade expressiva. A mistura entre o passado e o contemporâneo sobressai-se no estilo dos jovens músicos e nas letras que se comunicam com o público. Algumas canções de autoria de Rafa e Gabriel Scola, gravadas em 2015, podem ser ouvidas no site conjuntolinhares.com.br .

Conjunto Linhares faz show neste sábado – Mas, para quem quiser conferir de perto o trabalho do grupo, neste sábado, dia 17, a partir das 23h, o Conjunto Linhares se apresentará na Av. Maurício Cardoso, 112, endereço do antigo Pubis. A noite ainda contará com discotecagem do DJ Negro P. O valor de entrada na festa é de R$ 15,00.

SERVIÇO

O QUÊ: Apresentação do Conjunto Linhares
QUANDO: Sábado, dia 17 de junho, a partir das 23h
ONDE: Maurício Cardoso, 112, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo (endereço do antigo Pubis).
QUANTO: Ingressos no local, a R$ 15,00.
EVENTO: Linhares no antigo Pubis

Mais informações: Rafa Roos – rafaroos@uol.com.br | 51 99109-2226
Site: www.conjuntolinhares.com.br

Fonte: Rafa Roos
Foto: Leonardo Bach