Francês Vendège apresenta “DO, uma sesta eletroacústica”, neste sábado em Porto Alegre

Dois músicos que combinam acústica e eletrônica, de maneira minimalista e orgânica, propõem um cochilo musical intitulado DO, sobre o tema do sono. Vendège, formação musical liderada pelo músico francês Thibault Marchal, acompanhado da multi-instrumentista Doriane Ayxandri, propõem uma “sesta eletroacústica” destinada a todos os públicos, concebida tanto para crianças como adultos. Em Porto Alegre, os artistas farão dois concertos no sábado, 17 de junho: às 16h, no Espaço 373 (Comendador Coruja, 373), e às 20h, no Aldeia (Santana, 252).

O espetáculo mistura música acústica e eletrônica de forma improvisada, minimalista e orgânica. A obra tem várias facetas que permitem aos espectadores se deixar levar, descansar e divagar. É possível fechar os olhos ou observar tudo o que acontece no palco.  Cada um é livre para viajar como deseja. Os músicos gravam o ambiente da sala, tornando a representação única e lúdica. 

A música de Vendège é produzida com instrumentos de todas as partes do mundo e que foram encontrados em lojas de antiguidades durante viagens. Os músicos tocam no chão, sobre um grande tapete no centro do palco. Ao redor, os espectadores podem sentar, deitar ou até mesmo se movimentar se quiserem. O cenário é composto por um elemento central constituído de uma lâmpada potente em torno da qual estão dispostos elementos finamente recortados para projetar sombras nas paredes.

Sobre Vendège
Desde 2013, Thibault Marchal decidiu tornar pública a música que escrevia e improvisava em casa por dez anos. Esta música é Vendège, nome da casa dos avós de Thibault, situada no departamento Lot-et-Garonne, na França. Sua música soa artesanal, improvisada e orgânica, dando lugar a grandes espaços, à contemplação e ao lirismo, em uma mistura sutil de música acústica (cordas, metais, sopros e pianos) e eletrônica minimalista (caixa de ritmos e velhos samplers de teclados). Os temas que se repetem em seus textos são a família e o olhar nostálgico dos adultos sobre suas infâncias e suas memórias. O músico costuma gravar sons da natureza ou da cidade, integrando-os em suas composições.

No palco, é acompanhado por Doriane Ayxandri ao violoncelo, voz e instrumentos relacionados. Os EPs “Nora’s Ark” e “N.O.U.R.S.” podem ser ouvidos em plataformas de download legal. O primeiro álbum, atualmente em preparação, será lançado no segundo semestre de 2017.
 
DO, UMA “SESTA ELETROACÚSTICA”
17 de junho de 2017
16h: Espaço 373 (Comendador Coruja, 373)
20h: Aldeia (Santana, 252)