Chapeuzinho Vermelho é encenada para adultos e crianças no Teatro Renascença em Porto Alegre

Pela primeira vez no Brasil é encenado o texto Chapeuzinho Vermelho de Joël Pommerat. A obra do autor francês já realizou mais de 800 apresentações na Europa, sendo um dos nomes mais relevantes da dramaturgia contemporânea mundial. A encenação brasileira propõe estética de teatro adulto ao mesmo tempo em que a fábula é pensada também para crianças e, segundo o psicólogo Pedro Lunaris, possuindo uma linguagem apropriada e envolvente ao mesmo tempo em que deixa certas conclusões a salvo para a leitura dos adultos. Enquanto o narrador conta a história, imagens e sons vão sendo produzidos diante do espectador por meio da dança, da transformação cenográfica, da música e do uso de microfones que permeiam o espetáculo.

Nesta linguagem híbrida, busca-se dialogar com as diversas idades de espectador, construindo um espetáculo com distintas camadas de leitura. A obra propõe-se a ser uma “iniciação ao medo”, como define o próprio Pommerat, na medida em que vemos uma Chapeuzinho que deseja sair de casa e iniciar-se na vida adulta, que tanto lhe fascina e apavora. Depois de muitos alertas da mãe quanto aos perigos da vida e da estrada, a menina acaba defrontando-se com o desconhecido, com tudo o que o caminho e o lobo representam, com este ritual de passagem que o enfrentamento dos nossos próprios medos pode nos propiciar. Segundo o autor, muitas vezes protegemos demais as crianças na tentativa de que elas não sintam medo, buscando evitar ao máximo seu contato com suas limitações e obscuridades. Isso corrobora na formação de adultos com dificuldades de lidar com seus temores, sentindo-se acovardados diante dos riscos da vida. Para Pedro, o teatro é um lugar seguro para que estas experiências possam acorrer, estando a criança protegida pelo terreno ficcional e lúdico que o teatro engendra. Ao sair do espetáculo, ela poderá conversar com seus pais a respeito do que mais lhe tocou, com a segurança de tratar de uma obra de faz-de-conta.

O espetáculo propõe o encontro da criança com o risco frente ao desconhecido, tratando de temas como o medo, o fascínio da passagem do mundo infantil ao adulto, a solidão e as relações familiares. São três gerações de mulheres solitárias: a menina, a mãe e a avó. Além destas temáticas, uma segunda camada de leitura é proposta ao público adulto, englobando questões como o abandono, os jogos de sedução, a manipulação e a manifestação de nossas sombras (nossas próprias obscuridades, nossa face mais subjetiva e escondida, mas que também nos caracteriza). É na ruptura destas dualidades que a linguagem do espetáculo se constrói. Para a psicóloga Camila Noguez a peça apresenta possíveis recursos de acesso a medos, coragens e ancoragens conforme a condição e a disponibilidade de cada espectador. Recursos a nós, inclusive, crianças que cresceram.

De maneira inédita na capital, o espetáculo Chapeuzinho Vermelho subverte os horários tradicionalmente destinados ao público de crianças e adultos, apresentando o mesmo espetáculo às 16h e 19h, permitindo que o público escolha em qual dos horários prefere assistir. Serão três finais de semana de apresentações durante esta temporada. A peça é recomendada para público a partir dos sete anos. A montagem inaugura uma parceria entre o Projeto Gompa e a Rococó Produções Artísticas e Culturais.

Ficha Técnica
Texto: Joël Pommerat
Tradução: Giovana Soar
Direção: Camila Bauer
Elenco: Fabiane Severo, Guilherme Ferrêra, Henrique Gonçalves e Laura Hickmann
Direção coreográfica: Carlota Albuquerque
Composição e desenho sonoro: Álvaro RosaCosta
Preparação vocal: Luciana Kiefer
Cenografia: Élcio Rossini
Figurino: Daniel Lion
Iluminação: Thais Andrade
Maquiagem: Luana Zinn
Criação e confecção de máscara: Diego Steffani
Identidade visual: Jéssica Barbosa
Fotografias: Adriana Marchiori
Psicólogos colaboradores: Bodh Saraj, Camila Noguez e Pedro Lunaris
Produção: Raiar Produções
Realização: Projeto Gompa e Rococó Produções

SERVIÇO

CHAPEUZINHO VERMELHO
Data: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho/2017
Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)
Horário: 16h e 19h
Classificação indicativa: 07 anos
Valor: R$ 30 inteira e R$ 15 (crianças e adolescentes até 15 anos, estudantes, idosos, professores, classe teatral e municipários)
Ingressos antecipados à venda nas Lojas Catarinense Criança (Av. Osvaldo Aranha, 1170, fone 3029-8384 | Av. Azenha, 1093, fone 3013-2838 | Shopping Total, loja 1186, fone 3018-7186) e no Ingressos online: www.entreatosdivulga.com.br/chapeuzinhovermelho
Duração: 45 minutos
Acessibilidade para cadeirantes
Ar condicionado

Produção e divulgação
RAIAR PRODUÇÕES | ARI LOPES
51.99914-6516 | 99260-4445
arilopes.lopes@gmail.com | raiarproducoes@gmail.com
http://www.facebook.com/espetaculochapeuzinhovermelho

Apoio Institucional: Aliança Francesa
Apoio cultural: Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Catarinense Criança, Accorde Filmes, RBS TV, Canal Você, TVE, FM Cultura, Natureza Restaurante Vegetariano, Piperita Sabores Selecionados, Clube do Zero, Pastel com Borda, Gráfica Relâmpago e Departamento de Arte Dramática da UFRGS

Fonte: Ari Lopes/Raiar Produções
Foto: Adriana Marchiori