Festival Varilux 2017 traz a Porto Alegre os mais recentes filmes franceses e terá sessões comentadas com diretor francês

O Festival Varilux de Cinema Francês segue em pleno crescimento e registra um recorde do evento no Brasil. A edição de 2017, entre os dias 7 e 21 de junho, chega a mais de 55 cidades, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal. A programação deste ano é composta por 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. Em Porto Alegre, os cinéfilos podem conferir os filmes no Espaço Itaú de Cinema, Guion Center e Cinemark Barra Shopping Sul.

Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, em 2017 o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição. O público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Cécile de France. Outro destaque é à última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.

No dia 7 de junho, às 19h, ocorre o lançamento oficial do Festival, no Espaço Itaú de Cinema. A Aliança Francesa de Porto Alegre e seus parceiros oferecerão aos convidados o melhor do cinema e da gastronomia francesa. Antes da projeção de Rock’n roll – Por trás da fama, longa de Guillaume Canet com a famosa atriz francesa Marion Cotillard, um coquetel será oferecido pelo chef Gerard Durand, do restaurante Le Bateau Ivre, harmonizado com espumantes da Chandon.

Olivier Peyon e O filho uruguaio
Durante o Festival Varilux de Cinema Francês, o diretor Olivier Peyon estará em Porto Alegre para sessões comentadas do seu filme O filho uruguaio. No longa, o filho de Sylvie (Isabelle Carré), Felipe (Dylan Cortes), foi sequestrado pelo pai após o divórcio do casal. Decepcionada com a polícia francesa – que rastreou os dois, mas deixou ambos escaparem novamente – ela decide assumir o caso e fazer justiça com as próprias mãos.

Peyon participa de uma masterclass com estudantes de cinema da Unisinos (14/6, das 14h às 16h) e de sessões comentadas no Guion Center (14/6, às 18h40) e Espaço Itaú de Cinema (15/6, às 18h40).

Sessões democráticas e educativas
Para o incentivo à formação de novos públicos, em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, o Festival Varilux vai contar também com sessões democráticas, gratuitas ao público. Em Porto Alegre, o local escolhido é a Sala Redenção (Rua Eng. Luiz Englert, s/n, Campus Central da UFRGS), de 12 a 20 de junho, com sessões às 16h e 19h. Além disso, o Festival promove também sessões educativas. Na capital gaúcha, alunos de escolas públicas e privadas poderão conferir o filme A Viagem de Fanny, de Lou Doillon, no dia 20 de junho, às 10h, no Espaço Itaú de Cinema.

No dia 13 de junho, às 19h, o público poderá participar na Sala Redenção da exibição do documentário Amanhã, codirigido por Cyril Dion e pela atriz Mélanie Laurent. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de um milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Conheceram iniciativas positivas e concretas já em funcionamento e que sinalizam o que pode se tornar o mundo no futuro. A projeção será seguida de debate com os especialistas Amanda Latosinski e Gabriel Drumond.

Sobre o Festival Varilux
Desde 2010, o Festival Varilux vem se consolidando no Brasil como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do país. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, a mostra recebe o apoio da Aliança Francesa, da Chandon, do restaurante Le Bateau Ivre e da Fundação Cultural Piratini.

PROGRAMAÇÃO
CAXIAS DO SUL: http://variluxcinefrances.com/2017/cidade/caxias-do-sul-rs/
PELOTAS: http://variluxcinefrances.com/2017/cidade/pelotas-rs/
PORTO ALEGRE: http://variluxcinefrances.com/2017/cidade/porto-alegre-rs/
RIO GRANDE: http://variluxcinefrances.com/2017/cidade/rio-grande-rs/