Lázaro Ramos e Taís Araújo reinventam o último dia de Martin Luther King em “O Topo da Montanha”

Foto: Jorge Bispo

A peça O Topo da Montanha, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, faz turnê pelo Brasil, seguindo sua carreira de sucesso, tendo já sido vista por mais de 80 mil espectadores, além de ter recebido uma indicação ao Prêmio Shell, de melhor atriz, para Taís Araújo. Em Porto Alegre, a montagem será encenada no Theatro São Pedro, nos dias 02 e 3 de junho, sexta e sábado, às 21h, e no dia 04, domingo, às 18h, em uma coprodução entre as empresas BR Produtora e Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais. Os ingressos já estão à venda no local (confira no Serviço).

O Topo da Montanha, montagem que estreou em Londres, em 2009, ganhou versão na Broadway, em 2011, e começou sua trajetória de sucesso em São Paulo, no dia 09 de outubro de 2015, protagonizada e também produzida por Lázaro Ramos e Taís Araújo, com direção de Lázaro Ramos e codireção de Fernando Philbert. Após uma temporada de quase um ano na capital do estado de São Paulo, o espetáculo já passou por Campinas, Santos, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, entre outros, sempre com sessões esgotadas.

A encenação que conquistou tantos espectadores relembra que, há quase cinquenta anos, no dia 4 de abril de 1968, o mundo se despedia de Martin Luther King Jr, o pastor protestante e ativista político que se tornou ícone por sua luta pelo amor ao próximo e pelo repúdio à segregação racial norte-americana. Vale lembrar que somente entre 1883 e 1959, cerca de cinco mil negros foram linchados nos estados do Sul do País – e é este o momento histórico que a jovem dramaturga Katori Hall desconstrói na ficção.

O Topo da Montanha faz alusão ao último grande discurso de Martin Luther King (I’ve Been to the Mountaintop). Em Memphis, na Igreja de Mason, no dia 3 de abril de 1968, Luther King acabara de realizar seu último sermão. É exatamente neste cenário, um dia antes de seu assassinato, cometido na sacada do Hotel Lorraine, do quarto 306 – e na sequência de suas derradeiras palavras públicas -, que Martin Luther King, interpretado por Lázaro Ramos, conhece Camae, encenada por Taís Araújo, a misteriosa e bela camareira em seu primeiro dia de trabalho no estabelecimento. Repleta de segredos, ela confronta o líder em clima de suspense e simultaneamente debochado. Deste modo, em perfeito jogo de provocações, faz o reverendo se lembrar que, como todos, é humano. Por meio do humor e da emoção, faz rir e pensar com retórica atual, seja para americanos ou brasileiros.

A escrita, diga-se, faz sentido mesmo quando comparada à situação política daqueles tempos. Para citar uma frase do espetáculo: “parem a guerra do Vietnã e comecem a lutar contra a pobreza” – vista sob a ótica do presente, ela ainda parece possível ser proferida e ressalta as características de um líder que “teve a força de amar aqueles que jamais puderam o amar de volta”. “Este texto me perseguiu como ator por dois anos, por meio de pessoas que diziam que tinha de fazê-lo no Brasil. E é contemporâneo porque é uma história também sobre enfrentar medos. Sobre os trilhos da coragem e do afeto”, resume Lázaro. “Tínhamos muito receio de que o texto fosse americano demais e não tocasse as pessoas. Mas o tempo e uma boa tradução nos convenceram que as questões do amor e da igualdade são relevantes e próximas a todos nós”, complementa Taís.

A boa tradução para o português a que se refere Taís é de Silvio José Albuquerque e Silva, responsável por dar vida a temas universais e ainda envolventes. “Hall revela um líder ao mesmo tempo radical e pragmático, profético e imprevidente, sonhador, sedutor, frágil e, sobretudo, humano”, resume Silvio.

SERVIÇO

O Topo da Montanha
Datas: 2, 3 e 4 de junho de 2017
Horários: sexta e sábado, 21h; domingo, 18h
Ingressos: R$ 90 em todos os setores
Desconto de 50% para associados da AATSP (ingressos limitados), 50% para estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência (40% da lotação), 50% para idosos, 30% para sócios do Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), 30% para colaboradores da Avianca Linhas Aéreas (titular e acompanhante) e cortesias para clientes Porto Seguro na compra de um ingresso inteiro./strong>
Evento: O Topo da Montanha – Taís Araújo e Lázaro Ramos | Porto Alegre