Festival de cinema a céu aberto (e com pipoca gratuita) acontece neste final de semana em Porto Alegre. Confira a programação!

Porto Alegre vai receber a primeira edição do Projeto Matinê, um festival de cinema a céu aberto com o melhor da produção cinematográfica gaúcha e nacional. O evento será realizado nos dias 27 e 28 (sábado e domingo) de maio no Parcão, das 15h às 22h.

O público poderá participar e interagir, de forma gratuita, a exibições de filmes, shows musicais, vivências de cinema, oficina de maquiagem de efeitos especiais, oficina de animação em stop motion, espaço infantil, além de bate-papos com diretores renomados. As atividades serão conduzidas por João Machado. Para participar das oficinas será necessário inscrição. As inscrições serão realizadas no dia, anunciadas pelo apresentador no local do evento. Para cada oficina será oferecido 40 vagas.

O evento terá acessibilidade a cadeirantes e todos os filmes serão legendados. Para que as sessões tenham ainda mais gostinho de cinema, pipoca quentinha será distribuída aos espectadores. Matinê é financiado pelo Pró-Cultura RS através do patrocínio da NET CLARO, tem apoio da Mosaico Cultural e Conteúdo Gestão Cultural, e realização da Olelê e do Grupo Austral.

Exibição de filmes
Durante o Matinê serão exibidos quatro filmes longa-metragem: Até que a Sbornia nos Separe, de Otto Guerra; Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; O Menino e o Mundo, de Alê Abreu e Saneamento Básico, de Jorge Furtado. Nos intervalos dos filmes, serão projetados filmes em curta-metragem financiados pelo Pró-Cultura RS.

Bate-papos
Antes das exibições dos filmes, será realizado bate-papos com os diretores de cinema renomados Otto Guerra e Maíra Coelho. As conversas serão mediadas pelo jornalista Roger Lerina.

Vivência de cinema
Ao longo da programação ocorrerá a vivência de cinema “Um Dia de Estrela”. Para esta oficina, o evento disponibilizará um set de filmagem e o público terá acesso a figurinos e adereços para encenar um momento clássico do cinema. As cenas utilizadas para vivência de cinema serão inspiradas na obra do eterno Chaves, Roberto Bolaños. Seus personagens e estórias são amplamente conhecidos do grande público, e possuem um viés interessante para que famílias possam brincar de fazer cinema. Sob a direção técnica da Cena Um Produções e de Rafa Cambará, as cenas filmadas serão editadas e disponibilizadas posteriormente na internet, além de serem exibidas durante o evento.

Oficina de efeitos especiais
A oficina de maquiagem de efeitos especiais para cinema terá duração de duas horas e será ministrada pela maquiadora Luana Zinn. O público inscrito conhecerá os materiais, suas aplicações e as técnicas utilizadas, concluindo com execução prática do aprendizado uns nos outros.

Oficina de animação
Para a oficina de animação em stop motion, também é preciso inscrição prévia realizada no dia. Os oficinandos receberão informações sobre construção de bonecos, técnicas de manipulação, captação e edição de imagens. Coletivamente criarão e executarão uma cena com os protótipos. As imagens serão e estarão disponíveis no nas plataformas do evento para a difusão do projeto nos meios de comunicação virtuais. Será ministrada pelo bonequeiro Nando Rossa e terá duração de duas horas.

Shows musicais
Os shows musicais serão apresentados pela banda Cine Floyd. Diz a lenda que aclamado álbum do Pink Floyd, Dark Side of the Moon, de 1973, foi composto em sincronia com o filme O Mágico de Oz, de 1939. Para se comprovar ou desmentir essa lenda, a banda Cine Floyd executará ao vivo o álbum, simultaneamente à exibição do filme. O mesmo acontecerá com a música Echoes – com duração de mais de 23 minutos – que será executada simultaneamente com o filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, de 2001.

Espaço infantil
O espaço infantil estará montado com um monitor para exibição de filmes de animação.
___________________________________________

Projeto Matinê
27 e 28 de maio, sábado e domingo*
Local: Parcão (em frente ao moinho)
Horário: 15h às 22h
Classificação: Livre
Evento gratuito.
*Em caso de chuva, o evento será transferido.

PROGRAMAÇÃO

27 de maio, sábado
15h – Oficina de Stop Motion
16h – Bate–papo com o diretor Otto Guerra
17h – Show com Cine Floyd
17h – Oficina de Efeitos Especiais
18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
19h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”
19h – Exibição do filme Até que a Sbornia nos Separe (Otto Guerra – 2013)
20h30 – Exibição do longa-metragem Aquarius (Kleber Mendonça Filho – 2016)
22h – término

28 de maio, domingo
15h – Oficina de Stop Motion
16h – Bate–papo com a diretora Maíra Coelho
17h – Show com Cine Floyd
17h – Oficina de Efeitos Especiais
18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
19h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”
19h – Exibição do filme de animação O Menino e o Mundo (Alê Abreu)
20h30 – Exibição do longa metragem Saneamento Básico (Jorge Furtado – 2016)
22h – término