Confira os filmes selecionados pelo Festival Varilux de Cinema Francês 2017

O Festival Varilux de Cinema Francês definiu as datas de sua edição 2017: entre os dias 7 e 21 de junho. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o evento terá duas semanas de duração. E, agora, em mais de 55 cidades. No Rio Grande do Sul o festival será realizado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. A programação completa ainda não foi divulgada. Mas os filmes selecionados podem ser conferido abaixo, na matéria.

Estabelecido no circuito nacional após uma história iniciada em 2010, o Festival Varilux atingiu números incríveis no ano passado. Foram 4,8 mil sessões em 52 cidades e 95 cinemas, totalizando 156 mil espectadores. O filme mais procurado foi Chocolate, com um público de 22 mil pessoas.

FILMES SELECIONADOS
São 19 filmes confirmados no Festival Varilux de Cinema Francês 2017; entre eles, um clássico e um documentário. São eles:

1 – ”Uma agente muito louca” (Raid Dingue), de Dany Boon (2017)
Com Dany Boon, Alice Pol, Michel Blanc
Comédia – 1h 45min
Distribuição no Brasil: California Filmes
Trailer: https://youtu.be/5he5YBdqmIU

Sinopse: Johanna Pasquali (Alice Pol) é a primeira mulher a se juntar ao RAID, um grupo de elite da polícia. Eugène Froissard (Dany Boon), o agente mais misógino da Raid, desaprova a entrada de Johanna no grupo, mas os dois acabam tendo que fazer uma dupla para parar a Gangue dos Leopardos. Antes de resolverem o caso, os dois precisarão que trabalhar juntos sem matar um ao outro.

2 – “Amanhã” (Demain), de Cyril Dion e Mélanie Laurent (2015)
Com Mélanie Laurent, Pierre Rabhi e Olivier de Schutter
Documentário – 1h58min
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Trailer: https://youtu.be/w0FxXBV9GqQ

Sinopse: Com a situação do meio ambiente cada dia mais exigindo medidas drásticas, esse documentário ecológico decide abandonar um pouco a crise e focar em seres humanos comuns que estão desenvolvendo projetos e dispositivos para tornar o mundo em um lugar melhor para se habitar.

3 – ”Na cama com Victoria” (Victoria), de Justine Triet (2016)
Com Vincent Lacoste, Virginie Efira e Melvil Poupaud
Comédia dramática – 1h37min
Distribuição no Brasil: Califórnia Filmes
Trailer: https://youtu.be/nKUpop2czzQ

Sinopse: A advogada criminal Victoria Spick (Virgine Efira) chega a um casamento onde três homens estão presentes: David, o pai de suas filhas, seu amigo Vincent e Sam, um ex-traficante de drogas. No dia seguinte, Vincent é acusado de tentativa de homicídio por sua namorada, sendo a única testemunha o cachorro da vítima. Victoria aceitará defender o amigo, em um julgamento tecnicamente absurdo.

4 – ”Coração e alma” (Réparer les vivants), de Katell Quillévéré (2016)
Com Tahar Rahim, Emmanuelle Seigner e Anne Dorval
Drama – 1h40min
Distribuição no Brasil: California Filmes
Trailer: https://youtu.be/ytYSMkPFQ7w

Sinopse: Três jovens saem para pegar umas ondas e ver o nascer do sol. No caminho de volta, eles sofrem um grave acidente. Um deles, Simon, é internado em estado grave. Depois de um período, sua morte cerebral é declarada e sua família decide que irá doar seus órgãos. Inicia-se, então, a jornada contra o tempo para transplantar o coração de Simon para uma moça em um hospital de Paris.

5 – “Uma Família de Dois” (Demain tout Commence), de Hugo Gélin (2017)
Com Omar Sy, Clémence Poésy, Antoine Bertrand
Comédia dramática – 1h55
Distribuição no Brasil: Paris Filmes
Trailer: https://youtu.be/RjcqwtJmFUo

Sinopse: Samuel (Omar Sy) nunca foi de ter muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila ao lado das pessoas que ama no litoral sul da França, ele vê tudo mudar com a chegada inesperada de uma bebê de poucos meses chamada Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória se tornam inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.

6 – “O Filho Uruguaio” (Une Vie Ailleurs), de Olivier Peyon (2017)
Com Isabelle Carré, Ramzy Bedia, Maria Dupláa
Drama – 1h36min
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Trailer: https://youtu.be/o1YqR_rdd4I

Sinopse: Há quatro anos, o filho de Sylvie (Isabelle Carré), Felipe (Dylan Cortes), foi sequestrado pelo pai, Pablo, logo após do divórcio do casal. Decepcionada com a polícia francesa, que rastreou ou dois, mas deixou ambos escaparem novamente, ela decide assumir o caso e fazer justiça com as próprias mãos.

7 – ”Frantz” (Frantz), de François Ozon (2017)
Com Pierre Niney, Paula Beer, Ernst Stötzner
Drama – 1h53min
Distribuição no Brasil: California Filmes
Trailer: https://youtu.be/4mkBY82lQS0?list=PLxIq21LusxX4BkqNyt_-qi_RkFlI0Ja9t

Sinopse: Em uma pequena cidade alemã após a Primeira Guerra Mundial, Anna (Paula Beer) chora diariamente no túmulo de seu noivo, morto em uma batalha na França. Um dia, um jovem francês, Adrien (Pierre Niney), também coloca flores no túmulo. Sua presença, logo após a derrota alemã, inflama paixões.

8 – Um Instante de Amor (Mal de Pierres), de Nicole Garcia (2016)
Com Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl
Drama – 1h56
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Trailer: https://youtu.be/bdO9H-bmvlc?list=PLxIq21LusxX4BkqNyt_-qi_RkFlI0Ja9t

Sinopse: Gabrielle (Marion Cotillard) é uma mulher bela e solitária que não sabe lidar muito bem com seus impulsos sexuais. Preocupada com a sanidade mental da filha, cada vez mais perturbada, sua mãe arma o casamento dela com o pedreiro José (Alex Brendemühl). Após sofrer um aborto e descobrir que tem problemas renais, Gabrielle vai se tratar durante algumas semanas numa clínica e encontra a paixão que jamais teve pelo marido em um tenente à beira da morte (Louis Garrel).

9 – ”Perdidos em Paris” (Paris pieds nus), de Fiona Gordon, Dominique Abel (2017)
Com Fiona Gordon, Dominique Abel, Emmanuelle Riva
Comédia – 1h23min
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
Trailer: https://youtu.be/5O-hef-NKnw

Sinopse: Fiona (Fiona Gordon), uma bibliotecária canadense recebe uma carta misteriosa de uma tia distante. Na carta, a tal tia pede que a sobrinha viaje imediatamente à França, pedindo socorro. Sem ter a menor ideia do que está acontecendo e nem mesmo onde a sua tia se encontra, Fiona viaja até Paris e começa a buscar sua parente distante.

10 – “Um Perfil para Dois” (Un Profil pour Deux), de Stéphane Robelin (2017)
Com Pierre Richard, Yaniss Lespert, Fanny Valette
Comédia romântica – 1h39
Distribuição no Brasil: Paris Filmes
Trailer: https://youtu.be/9sK648OA6cs

Sinopse: Pierre (Pierre Richard) é um viúvo aposentado que não sai de casa há mais de dois anos, e agora tem a chance de voltar a viver novamente com a ajuda da internet. Isso porque através de Alex, um homem contratado por sua filha para ensiná-lo a usar o computador, acaba criando um perfil em um site de namoro. Lá, conhece a linda jovem Flora (Fanny Valette), e decide marcar um encontro. Mas ele só tem uma problema: a foto que usou no perfil é de Alex, e não dele.

11 – “O Reencontro” (Sage Femme), de Martin Provost (2017)
Com Catherine Frot, Catherine Deneuve, Mylène Demongeot
Drama/Comédia – 1h57min
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Trailer: https://youtu.be/VlGBuZQa_dg

Sinopse: Claire (Catherine Frot) exerce sua profissão de parteira com muita paixão. Mas, já preocupada com a sua maternidade, ela vê a sua vida virada de cabeça para baixo pelo retorno de Beatrice (Catherine Deneuve), a extravagante ex mulher de seu falecido pai.

12 – ”Rock’n roll – Por trás da fama” (Rock’n Roll), de Guillaume Canet (2017)
Com Guillaume Canet, Marion Cotillard, Gilles Lellouche
Comédia – 2h03min
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Trailer: https://youtu.be/LyF-RnkOBoc

Sinopse: O cineasta Guillaume Canet, com 43 anos, recebe uma crítica de uma jovem atriz dizendo que le não é e nunva foi tão “rock’n roll” quanto pensa ser. Ele surta com a acusação e decide provar que a jovem está errada. Para isso, conta com a ajuda da sua esposa Marion Cotillard e busca inspiração no rei do rock francês Johnny Hallyday.

13 – “Rodin” (Rodin), de Jacques Doillon
Com Vincent Lindon, Izia Higelin, Séverine Caneele (2017)
Drama – 1h59min
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Trailer: https://youtu.be/AxnsnNqN36I

Sinopse: Em 1880, o escultor Auguste Rodin (Vincent Lindon) já é bastante conhecido, mas nunca conseguiu nenhuma encomenta do Estado. Esta oportunidade chega aos 40 anos de idade, com a escultura “La Porte de l’Enfer”. Enquanto trabalha, ao lado da esposa Rose Beuret (Séverine Caneele), apaixona-se pela aluna Camille Claudel (Izïa Higelin), sua aprendiz mais talentosa, que se torna sua amante. Quando este relacionamento escondido acaba, Rodin muda radicalmente a forma de seus trabalhos.

14 – ”Tal mãe, tal filha” (Telle mère, telle fille), de Noémie Saglio (2017)
Com Juliette Binoche, Camille Cottin, Lambert Wilson
Comédia – 1h34min
Distribuição no Brasil: California Filmes
Trailer: https://youtu.be/LvGt7M3tNRY

Sinopse: April, uma mulher de 30 anos bem-sucedida com sua vida e carreira, é completamente o oposto de sua mãe, Mado, que é super dependente e mora com a filha desde que se divorciou. A relação das duas, que nunca foi das melhores, fica ainda mais complicada quando, por um azar do destino, mãe e filha ficam grávidas ao mesmo tempo.

15 – ”Tour de France” (Tour de France), de Rachid Djaïdani (2016)
Com Gérard Depardieu, Sadek e Louise Grinberg
Comédia dramática – 1h35min
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Trailer: https://youtu.be/xLYmLn0d2cE

Sinopse: Far’Hook (Sadek) é um jovem rapper de vinte anos que é forçado a deixar Paris por um tempo. Seu produtor, então, recomenda que o jovem artista passe um tempo com seu pai, Serge (Gerard Depardieu), um homem decidido a seguir os passos de Joseph Vernet, um famoso pintor francês. Logo, o rapper se junta a Serge e a jornada dos dois criará uma amizade improvável entre dois homens extremamente distintos.

16 – ”Na vertical” (Rester Vertical), de Alain Guiraudie (2016)
Com Damien Bonnard, India Hair, Christian Bouillette
Drama – 1h 40min
Distribuição no Brasil: Zeta Filmes
Trailer: https://youtu.be/W2q05dRk5Ig

Sinopse: Léo (Damien Bonnard) vaga sem rumo pelo interior da França. Um dia, encontra a filha de um pastor de ovelhas, Marie (India Hair), que deseja uma dia deixar a fazenda do pai. Não demora muito até eles se interessem sexualmente um pelo outro. Por mais que esteja sempre com ela, de tempos em tempos Léo realiza misteriosas viagens, dedicadas a escrever um roteiro e também a rondar um jovem que mora por perto.

17 – ”A viagem de Fanny” (Le Voyage de Fanny), de Lola Doillon (2016)
Com Cécile de France, Léonie Souchaud, Fantine Harduin
Aventura/Drama – 1h 34min
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Trailer: https://youtu.be/MU1CVmcWb-4

Sinopse: Fanny (Léonie Souchaud) é uma corajosa menina de apenas 12 anos que está escondida em um lar longe de seus pais. Ela precisa cuidar de suas duas irmãs mais novas. Quando forçada a fugir rapidamente, a menina acaba se tornando líder de um grupo de crianças, que parte em uma missão perigosa pela França ocupada, querendo chegar na fronteira suíça.

18 – ”A vida de uma mulher” (Une vie), de Stéphane Brizé (2016)
Com Judith Chemla, Jean-Pierre Darroussin e Yolande Moreau
Drama – 1h59min
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Trailer: https://youtu.be/LBia2Ac7eHI

Sinopse: Jeanne (Judith Chemla) volta para casa após completar os estudos e passa a ajudar os zelosos pais nas tarefas do campo. Certo dia o visconde Julien de Lamare (Swann Arlaud) aparece nas redondezas e logo conquista o coração da jovem, que, encantada, com ele se casa e vai morar. Conforme o tempo avança Julien se mostra infiel, avarento e nada companheiro, o que vai minando a alegria de viver da antes esperançosa Jeanne.

19 – ”Duas garotas românticas” (Les demoiselles de Rochefort), de Jacques Demy e Agnès Varda (1967)
Com Catherine Deneuve, Françoise Dorléac e Danielle Darrieux
Comédia musical – 2h04min
Trailer: https://youtu.be/bbfhF4HG6Lc

Sinopse: Delphine (Catherine Deneuve) e Solange (Françoise Dorléac) são duas irmãs de 25 anos que vivem em Rochefort, na França. Delphine é professora de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.