Festival de cinema a céu aberto acontece em maio em Porto Alegre

Porto Alegre vai receber a primeira edição do Projeto Matinê, um festival de cinema a céu aberto com o melhor da produção cinematográfica gaúcha e nacional. O evento será realizado nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) de maio no Parcão, das 15h às 22h.

O público poderá participar e interagir, de forma gratuita, a exibições de filmes, shows musicais, vivências de cinema, oficina de maquiagem de efeitos especiais, oficina de animação em stop motion, espaço infantil, além de bate-papos com diretores renomados. As atividades serão conduzidas pelo ator Heinz Limaverde.

O evento terá acessibilidade a cadeirantes e todos os filmes serão legendados. Para que as sessões tenham ainda mais gostinho de cinema, pipoca quentinha será distribuída aos espectadores.  Matinê  é financiado pelo Pró-Cultura RS  através do patrocínio da NET CLARO, tem apoio da Mosaico Cultural e Conteúdo Gestão Cultural, e realização da Olelê e do Grupo Austral.

Exibição de filmes

Durante o Matinê serão exibidos quatro filmes longa-metragem:  Até que a Sbornia nos Separe, de Otto Guerra; Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; O Menino e o Mundo, de Alê Barreto e Saneamento Básico, de Jorge Furtado. Nos intervalos dos filmes, serão projetados filmes em curta-metragem financiados pelo Pró-Cultura RS.

Bate-papos

Antes das exibições dos filmes, será realizado bate-papos com diretores de cinema renomados. As conversas serão mediadas pelo jornalista e comunicador Luciano Potter.

Vivência de cinema

Ao longo da programação ocorrerá a vivência de cinema “Um Dia de Estrela”. Para esta oficina, o evento disponibilizará um set em chroma key e o público  terá acesso a figurinos e adereços para encenar um momento clássico do cinema. Sob a direção técnica da Cena Um Produções e do diretor Jeffie Lopes, as cenas filmadas serão editadas e disponibilizadas posteriormente na internet,  além de serem exibidas durante o evento.

Oficina de efeitos especiais

A oficina de maquiagem de efeitos especiais para cinema terá duração de duas horas e será ministrada pela maquiadora Luana Zinn. O público, previamente inscrito, conhecerá os materiais, suas aplicações e as técnicas utilizadas, concluindo com execução prática do aprendizado uns nos outros. As maquiagens serão filmadas e exibidas nos intervalo das projeções.

Oficina de animação 

Para a oficina de animação em stop motion, também é preciso inscrição prévia. Os oficinandos receberão informações sobre construção de bonecos, técnicas de manipulação, captação e edição de imagens. Coletivamente criarão e executarão uma cena com os protótipos. As imagens serão editadas e o vídeo finalizado será exibido no telão principal, nos intervalos das projeções. Posteriormente será postado na internet para visualização dos participantes e para a difusão do projeto nos meios de comunicação virtuais. Será ministrada pelo bonequeiro Nando Rossa e terá duração de duas horas.

Shows musicais

Os shows musicais serão apresentados pela banda Cine Floyd. Diz a lenda que aclamado álbum do Pink Floyd, Dark Side of the Moon, de 1973, foi composto em sincronia com o filme O Mágico de Oz, de 1939. Para se comprovar ou desmentir essa lenda, a banda Cine Floyd executará ao vivo o álbum, simultaneamente à exibição do filme. O mesmo acontecerá com o álbum Echoes, que será executado simultaneamente com o filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, de 2001.

Espaço infantil

O espaço infantil estará montado com um monitor para exibição de filmes de animação.

Projeto Matinê

20 e 21 de maio, sábado e domingo

Local: Parcão

Horário: 15h às 22h

Classificação: Livre

Evento gratuito.

Programação:

20 de maio, sábado

15h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela” / Oficina de efeitos especiais / Oficina de animação

16h – Bate–papo com diretor

17h – Show com Cine Floyd – O Mágico de OZ

18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS

19h – Exibição do filme de animação Até que a Sbornia nos Separe (Otto Guerra – 2013)

20h30 – Exibição do longa-metragem Aquarius (Kleber Mendonça Filho – 2016)

22h – término

21 de maio, domingo

15h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”

16h – Bate–papo com diretor

17h – Show com Cine Floyd – 2001 Uma Odisséia no Espaço

18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS

19h – Exibição do filme de animação O Menino e o Mundo (Alê Barreto)

20h30 – Exibição do longa metragem Saneamento Básico (Jorge Furtado – 2016)

22h – término

 

Por: Aline  Fiabane