Galeria Mario Quintana recebe projeto “Leve a Minha Cidade”, de Leandro Selister

Amanhã (9), às 10h, o artista visual Leandro Selister inaugura seu novo projeto na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb: Leve a minha Cidade – Coleção Porto Alegre e Coleção Expressões daqui. Selister estará presente no local para apresentar a iniciativa e conversar com os usuários do metrô a respeito de seu trabalho. As ilustrações do projeto permanecem na galeria até 29 de junho.

A Casa de Cultura Mario Quintana, a Usina do Gasômetro e o MARGS são alguns dos desenhos da Coleção Porto Alegre, criados pelo artista para chamar a atenção para as belezas da capital. “Existe muita beleza na cidade e quero que as pessoas percebam e compartilhem isso”, diz o autor. “Perceba”, “proteja” e “preserve” são as três palavras que dão o tom do projeto, que também ganhou um jingle e vídeo criados por Selister. Na Coleção Expressões daqui, o autor busca inspiração na cultura pop e nas histórias em quadrinhos para apresentar uma espécie de dicionário ilustrado com expressões de uso cotidiano pelos gaúchos como “bah”, “bem capaz” e “arrecém”.

Reconhecimento

Em dezembro de 2016, a Coleção Porto Alegre recebeu o prêmio máximo na categoria “design gráfico” na 6ª edição do Prêmio Nacional Bornancini de Design. A Coleção Expressões daqui recebeu a menção honrosa na mesma categoria. O prêmio é uma iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul, instituído em 2006, em homenagem ao profissional gaúcho José Carlos Mário Bornancini, referência do design no Rio Grande do Sul.

Outras ações na Trensurb

Selister já realizou dois projetos de intervenção urbana na Trensurb: em 2001, o projeto Cotidiano, que recebeu o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia; em 2013, o projetoEm Instantes disponibilizou aos usuários do trem 24 fotografias que podiam ser acessadas via QR codes afixados nas estações.

 

Por: Assessoria  Trensurb