Rock de Galpão completa dez anos de estrada com show comemorativo e gravação de DVD

No ano em que completa dez anos de existência, o Rock de Galpão – grupo que resgata o cancioneiro gaúcho, criando versões contemporâneas para clássicos da música regionalista – pega novamente a estrada para produzir um novo documentário e realizar uma turnê especial. O lançamento do projeto Dez Anos: Rock de Galpão na Estrada acontece em Porto Alegre nos dias 09 e 10 de maio, com shows e gravação de DVD no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Os shows contam com participações especiais de Humberto Gessinger, Neto Fagundes, Gutcha Ramil, Diablo Jr, Hique Gomez, Gilberto Monteiro e Hossam Ramzy – percussionista egípcio mundialmente conhecido por criar arranjos de cordas e percussão para músicos como Peter Gabriel, Chick Corea, Sting, Gipsy Kings, Shakira, Rick Martin, Jay-z, e para a famosa turnê No Quarter, de Jimmy Page e Robert Plant. A partir de junho, turnê do projeto “Dez Anos: Rock de Galpão na Estrada” vai passar por dez municípios e capitais do Sul, com produção de um documentário sobre a trajetória do grupo

O Rock de Galpão é formado por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Mestre Kó (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo), além do artista convidado Diablo Jr. (percussão e boleadeiras).

O repertório é composto por clássicos do cancioneiro gaúcho como Recuerdos da 28 (Knelmo Alves / Francisco Alves), Desgarrados (Mário Barbará / Sérgio Napp), Romance do Pala Velho (Noel Guarany), Entrando no M’bororé (Elton Saldanha), Canto dos Livres (Cenair Maicá), Eu Reconheço Que Sou Um Grosso (Gildo de Freitas) e Não Podemos se Entregá pros Home (Humberto Zanatta / Francisco Alves / Francisco Scherer). O novo show traz também novos arranjos para Percorrendo o Rio Grande (Gildo de Freitas) e Herdeiro da Pampa Pobre (Vaine Darde/Gaúcho da Fronteira) – que contam com a participação especial de Humberto Gessinger; Semeadura (Vitor Ramil/José Fogaça) e Vento Negro (José Fogaça) – com Gutcha Ramil nos vocais, rabeca e alfaia; Para Pedro (José Mendes) e Xote da Amizade (Mario Barbará) – com Neto Fagundes; e Pra Ti Guria e Milonga para as Missões – com a participação especial do próprio autor dessas músicas, o gaiteiro e compositor Gilberto Monteiro. O repertório do show conta, ainda, com uma bela versão de Cordas de Espinho (Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcelos), arranjada pelo maestro Hique Gomez, que participa da execução no violino, junto com Hossan Ramzy.

Dez Anos: Rock de Galpão na Estrada
Nos próximos meses, dez cidades do Sul – além das capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba – farão parte da turnê do grupo e da gravação do documentário. Em cada cidade, as músicas gravadas para o DVD serão escolhidas através de votação, a partir do repertório que será divulgado nas redes sociais do Rock de Galpão. A pré-produção, divulgação e realização dos shows estão programados para os meses de maio, junho e julho, e o lançamento do documentário sobre a trajetória do grupo acontecerá em dezembro de 2017. Para tanto, o grupo está iniciando uma campanha de captação de recursos junto a empresas, instituições e prefeituras interessadas em levar o show para as suas cidades.

“O projeto Dez Anos: Rock de Galpão na Estrada é resultado de um trabalho sério, respeitoso e dedicado em prol da universalização do acesso à rica cultura do nosso Rio Grande do Sul. Temos certeza de que, em cada cidade por onde a turnê passar, ela estará contribuindo para sensibilizar positivamente as pessoas e oportunizando uma nova visão sobre o cancioneiro gaúcho e sua preservação como parte importante da cultura brasileira”, afirma Tiago Ferraz, vocalista da banda e produtor responsável pela captação de recursos para o projeto. O grupo pesquisa o legado musical deixado pelas culturas espanhola, africana e indígena, mostrando a riqueza cultural do estado para os mais diversos públicos brasileiros, ao mesmo tempo em que valoriza o ambiente multicultural em que está inserido. A partir das sonoridades regionais – como a milonga, o xote e o chamamé – o grupo cria novos arranjos com influências do rock, reggae, folk, blues e outros ritmos, e resgata a obra de grandes autores, como: Lupicínio Rodrigues, Jayme Caetano Braun, Mário Barbará, Noel Guarany, Nico e Bagre Fagundes, Vitor Ramil, Elton Saldanha, Luiz Coronel, Almôndegas, Cenair Maicá, Apparicio Silva Rillo, Atahualpa Yupanqui e Gildo de Freitas, entre outros.

SERVIÇO

Rock de Galpão 10 Anos
Shows e gravação do DVD “Dez Anos: Rock de Galpão na Estrada”
Dia 09 de maio, terça-feira – Participações especiais de Gutcha Ramil, Humberto Gessinger e Gilberto Monteiro
Dia 10 de maio, quarta-feira – Participações especiais de Hossan Ramzy, Hique Gomes e Neto Fagundes
Centro Histórico-Cultural Santa Casa – Avenida Independência, 75 – Independência – Porto Alegre/RS
Horário: 20h
Evento: Rock de Galpão 10 Anos – Show e Gravação

INGRESSOS
Inteira R$ 50,00
Meia R$ 25,00 (Estudantes e Terceira Idade – apresentar documento no ato da compra e no dia do show como carteirinha de estudante e documento RG)

PONTOS DE VENDA
Openstage (Av. Otto Niemeyer, 2415 – Tristeza)
Yoshi-sushi Porto Alegre (Rua Octávio Corrêa, 115 – Cidade Baixa)
Loja Sirius (Rua República, 304 – Cidade Baixa)

Venda online: http://bit.ly/ShowsRDG
– Ingresso à venda no local 1h antes do espetáculo

Informações:
(51) 3214-8255
Válvula de Escape Produções Artísticas
Fone: (51) 3084.4101
Site: www.valvuladeescape.com.br
E-mail: contato@valvuladeescape.com.br

YouTube: www.youtube.com/user/rockdegalpao
Facebook: www.facebook.com/rockgalpao
Site: www.rockdegalpao.com.br
Blog: www.rockdegalpaonaestrada.com
Twitter: @rockdegalpao
Instagram: @rockdegalpao

Músicos convidados
Hossan Ramzy – nasceu no Cairo, Egito. Na década de 70, Hossam foi para a Inglaterra e alcançou grande sucesso como baterista de jazz, trabalhando com diversos músicos respeitados como Andy Sheperd e Geoff Williams. O som distinto de seus arranjos de cordas árabes e norte-africanos, sua percussão e os excitantes ritmos em seus álbuns agarraram a imaginação de Peter Gabriel e Hossam foi convidado a tocar em Passion e depois em US, e completou recentemente o trabalho no novo álbum de Peter, ainda não lançado. Além de seus inúmeros trabalhos voltados para Dança e Cultura Oriental como CDs, Artigos, DVDs, tem em sua brilhante carreira trabalhos com vários artistas do cenário musical mundial, como Robert Plant e Jimmy Page (Led Zeppelin) no aclamado DVD No Quarter (cujo trabalho como arranjador lhe rendeu um Disco de Outro e um Disco de Platina), Chick Corea, Sting, Gipsy Kings, Shakira, Rick Martin, Jay-z, Tarkan, Pavaroti, Joe Bonamassa, Boy George, Larry Coryell, Lorena McKennitt, Joan Armatrading & Mary Wilson, Bob Sinclair, entre muitos outros. Participou também de trilhas sonoras de filmes como A última tentação de Cristo e Stargate.

Gutcha Ramil – Rabequeira, violinista, cantora, percussionista, compositora e antropóloga. Gutcha é natural de Pelotas-RS, nasceu e cresceu numa família de músicos, e desde sempre vivenciou música dentro de casa. Capturada pelo encanto da cultura popular, aos poucos o violino foi abrindo espaço para a rabeca e as cantigas e sambas foram tomando conta da sua voz. Hoje Gutcha realiza um trabalho de pesquisa e difusão da música popular através do projeto Três Marias.

Humberto Gessinger – Apesar de se considerar, principalmente, um compositor, Humberto é músico autodidata, e, nas várias fases de sua carreira, tocou diversos instrumentos como baixo, guitarra, viola caipira, violão, teclados, bandolim, harmônicas e acordeon. Os mais de 30 anos de carreira estão materializados em 21 CDs, 7 DVDs e 2 Compactos. O sucesso destes discos lhe rendeu 9 Discos de Ouro, 1 Disco de Platina e 4 DVDs de Ouro. No final de 2013, Humberto lançou seu 20º álbum e primeiro como artista solo. O disco é o primeiro com músicas inéditas em 10 anos.

Neto Fagundes – cantor, compositor, apresentador de TV e radialista, Neto Fagundes participou do primeiro DVD e álbum do Rock de Galpão, lançado em 2007. É um dos mais conhecidos intérpretes da música regional gaúcha. Nas palavras de Neto, “o projeto é nosso, feito com muito amor, com muito carinho. Somos amantes da boa música, gostamos de misturar esses artistas que fizeram a história do regionalismo gaúcho. Sinto-me orgulhoso porque sei do conteúdo que tem esse trabalho, da importância que ele tem para o Rio Grande do Sul, uma comunidade que gosta do rock, que gosta do regionalismo. É o rock do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. É um grande orgulho fazer parte dessa história.”

Hique Gomez – O multi-instrumentista, arranjador, compositor e ator Hique Gomes, um dos criadores do espetáculo “Tangos & Tragédias”, é também diretor artístico do DVD e álbum do projeto Rock de Galpão com a Estado das Coisas, lançado em 2010. Em 2012 participou como diretor musical do CD “Estado das Coisas”. Em 2014, foi o diretor artístico do DVD Rock de Galpão Volume II: Ao Vivo nas Missões, indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2015 nas categorias “DVD do ano” e “Produtor Musical”.

Gilberto Monteiro – O instrumentista e acordeonista Gilberto Monteiro é considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. Como compositor, é autor de grandes sucessos, como Milonga para as Missões (música que abre o DVD Rock de Galpão – Volume II: Nas Missões e que tornou-se mundialmente conhecida na gaita-ponto de Renato Borghetti), Recordando as bailantas, Pra ti guria, De Lua e Sol, Viejo Sarandi, Mateando com los amigos e Alumiando as maçanetas. Em 2005, recebeu o Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) como melhor instrumentista gaúcho de 2004. Em 2006, seu clássico Milonga para as Missões foi gravado pela dupla Victor e Leo, no CD “Victor e Leo ao vivo” lançado pela Sony/BMG.

Diablo Jr – presença sempre garantida com suas boleadeiras e na percussão do Rock de Galpão, o bailarino, coreógrafo e percussionista já realizou shows em diversas partes do mundo, tendo representado o Brasil com o “Ballet Folclórico Sul-Brasileiro” na Expo Mundial – Coréia do Sul. Também participou de shows com vários artistas do cenário regional gaúcho, assim como trabalhou por um período na Itália, onde representou a cultura gaúcha em inúmeros espetáculos. É bailarino e percussionista no Rock de Galpão desde 2009.

Fonte: Adriana Martorano Comunicação
Foto: Divulgação