Bienal do Mercosul reúne estudantes e artistas em praças da cidade

Estimular a criatividade infantil através de pinturas e contato com artistas, em espaços públicos da cidade. A proposta faz parte da iniciativa inédita em preparar estudantes, de 09 a 13 anos, para as exposições da 11ª Bienal do Mercosul, que acontecem em 2018.

O piloto do projeto “Arte na praça: o triângulo das crianças” acontecerá no Parque da Redenção, no dia 30 de abril, das 9h até 12h, em frente ao Colégio Militar. Os pequenos pintores ganharão material (previsto para 100 pessoas) para expressar a sua criatividade, com pranchetas, tinta têmpera, pincéis e folhas. Os pais poderão acompanhar o desenvolvimento do trabalho e a seleção dos participantes será feita na hora, a partir da faixa etária e da ordem de chegada. Tudo totalmente grátis!

A atividade, que tem relação com o tema “Triângulo do Atlântico”, acontecerá um final de semana por mês, em diferentes praças de Porto Alegre. As crianças vão “pintar os rostos do atlântico” junto com artistas gaúchos. Entre os nomes confirmados estão: Eduardo Vieira da Cunha, Fernanda Martins Costa Lanes, Ricardo Fonseca, Alice Schmitt, Anaurelino Corrêa de Barros Neto, Léa Guarisse, Martha Loguercio, Graça Craydi, Celma Paesi, Paulo Ximendes, Raul Cassou, Alice Wapler, Vitório Gheno, Paulo Olszewski, Miram Tolpolar, Ricardo Giuliani, Vinicius Vieira, Gutta e Tânia Rossari.

O pintor e gravurista Carlos Carrion de Britto Velho é o encarregado em organizar o “Arte na praça: o triângulo das crianças”. O artista trabalha há 11 anos em escolas, estimulando o gosto pela arte nos estudantes. Suas obras têm relação com a fantasia, o que cria uma identificação com os alunos. “Quando o ser humano tem experiência com arte (em geral) fica mais aberto para o mundo. A criança tem a sensibilidade maior, e quanto mais desenvolver, mais preparada ficará para aceitar ensinamentos relacionados a outras matérias. A arte abre caminhos, faz pensar de forma diferente, assim como a filosofia na fase adulta.”, afirma o técnico em educação.

Até abril do ano que vem, quando começa a mostra, “Arte na praça: o triângulo das crianças” terá acontecido em várias parques da cidade. O dia de artista faz parte das atividades culturais permanentes da 11ª Bienal do Mercosul, que propõe, pela primeira vez na história de nossas Bienais, uma programação cultural e educativa contínua, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o tema central e desdobramentos das áreas da cultura. Todas as atividades são gratuitas.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES CULTURAIS PERMANENTES DA 11ª BIENAL:
“Arte na Praça: o Triângulo das Crianças”.
Data: 30 abril (domingo).
Onde: Parque da Redenção – Em frente ao Colégio Militar.
Horário: 9h às 12h.

Fonte: Otto Herok Netto
Foto: Cristiane Parnaiba