IPDAE comemora o ‘Dia do Livro’ com distribuição de exemplares na Lomba do Pinheiro, nesta segunda-feira

O Dia Internacional do Livro, instituído pela Unesco, é hoje, 23 de abril. Para marcar a data, o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), escolheu alegrar as pessoas na manhã seguinte, segunda-feira (24), logo cedinho. Das 6h às 9h, a instituição promoverá a 5ª edição do Livro na Lomba e distribuirá gratuitamente 1 mil exemplares. A ação ocorrerá no terminal de ônibus da parada 21 e nas demais paradas do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

O projeto visa estimular o hábito da leitura e possibilitar o acesso ao livro a centenas de trabalhadores e estudantes das áreas periféricas e rurais da Capital, bem como do município de Viamão. No terminal da Parada 21, por exemplo, circulam moradores das cercanias de Porto Alegre, como Rincão, Belém Velho, Vila Nova, Itapuã, Lami, Chapéu do Sol etc. “São pessoas que dificilmente podem comprar um livro e que raramente se deslocam até o centro da cidade. A maioria sai de casa ainda de madrugada e só volta à noite, de segunda a sábado, portanto é complicado até para ir a uma biblioteca”, explica a fundadora e diretora do IPDAE, Fátima Flores Jardim. “Aqueles que já conhecem o projeto, aguardam ansiosos o Dia do Livro. Muitos comentam o título lido na edição do ano anterior e pedem mais de um exemplar para levar a um familiar ou vizinho e depois trocarem entre si”.

Os títulos distribuídos no Livro na Lomba são de literatura. Entre os autores destacam-se Dan Brown, Isaac Asimov, Robin Cook, Janet Dailey, Shirley Maclaine, Danielle Steel, Ken Follett, Agatha Christie, Charles Dickens, Mario Quintana e Luis Fernando Verissimo.

Neste projeto, o IPDAE tem como parceiros a Fundação Ecarta, o Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e o Lions Club Rio Branco.

Projeto também divulga a Biblioteca Leverdógil de Freitas
O ponto forte do Livro na Lomba é estabelecer contato com as pessoas, presentear-lhes com exemplares e incentivá-los ao hábito da leitura. A iniciativa, entretanto, também tem o objetivo de divulgar onde é possível encontrar outros títulos ali perto: na Biblioteca Leverdógil de Freitas, um ponto de cultura e informação na comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. “Nós buscamos, principalmente, atrair novos leitores e também multiplicadores. Além de incentivar o hábito de ler, a ideia é que depois de lidos os livros sejam compartilhados com familiares e amigos, disseminando o gosto pela literatura”, detalha Fátima.

A Biblioteca Leverdógil de Freitas, localizada na sede do IPDAE (Av. João de Oliveira Remião, 7193 – Parada 18) e no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 2.874 – Parada 06), está em funcionamento há 16 anos e conta com mais de 3,2 mil associados. Atualmente, o acervo soma 35 mil obras, todas oriundas de doações, e o número de livros retirados por mês ultrapassa 1,5 mil. O espaço também realiza diversos programas de fomento à leitura, são eles: Hora do Conto, Oficina de Leitura, Leitores do Ano, Varal da Poesia, Visita Guiada e, claro, Livro na Lomba.

SOBRE O IPDAE | Fundado em abril de 1998, o IPDAE é uma organização da sociedade civil apartidária e sem fins econômicos. Acredita no acesso à leitura, à música, à arte e à cultura como instrumentos mediadores na formação do indivíduo. Hoje administra a Escola de Música, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e a Biblioteca Leverdógil de Freitas.

A Escola de Música do IPDAE oferece gratuitamente cursos de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, canto coral, teoria e percepção musical, e mantém a Orquestra de Câmara , Orquestra Jovem, a Orquestra de Flautas Transversas, a Orquestra de Violoncelo e os Coros Infantil e Infanto-Juvenil.

IPDAE
Av. João de Oliveira Remião, 7193 – Parada 18
Lomba do Pinheiro – Porto Alegre
(51) 3336.3713 | www.ipdae.com.br

Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro
Estrada João de Oliveira Remião, 2.874 – Parada 06
Lomba do Pinheiro – Porto Alegre

SERVIÇO

IPDAE promove o 5º Livro na Lomba, projeto de incentivo à leitura
O quê: comemoração ao Dia Internacional do Livro, com distribuição gratuita de 1 mil exemplares
Quando: 24 de abril, segunda-feira, das 6h às 9h
Onde: terminais de ônibus das Paradas 1 a 21 do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre
Quanto: grátis
Promoção: Instituto de Arte-Educação (IPDAE), em parceria com a Fundação Ecarta, Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e o Lions Club Rio Branco.

Fonte: Dóris Fialcoff
Foto: Cláudio Etges