B.I.L apresenta: O Lendário Chuckrobillyman

Nesta sexta-feira, 21, o Coletivo B.I.L recebe, pela primeira vez em Canoas, O Lendário Churobillyman. Também estreando na cidade as bandas Jéssica Worms (Caxias do Sul), Cine Baltimore (Porto Alegre) e fazendo as honras da casa para receber essa galera toda I.C.H.  A função irá ocorrer no Estúdio Black Bird (Rua Saldanha da Gama, 661), a partir das 22h. Ingressos na hora por R$10.

O Lendário Chucrobillyman é referência no cenário one man band, sendo “o precursor do estilo da galinha com um blues frenético tocado na viola caipira”. Tocando como Chucrobillyman há mais de 10 anos e com seus projetos há mais de 15 anos, toca como One Man Band desde 2004, misturandoo post punk,o punk com blues do mississipi, desenvolvendo o ” Estilo Galinha” que mistura todas essas influências.

Possui quatro discos como  Chucrobillyman, tocou em três turnês pela Europa em Países como Suíça, Alemanha, França, Inglaterra, Portugal, lançando dois discos de vinil na Alemanha. Também tem na bagagem uma turnê nos EUA no Texas e Nova York e isso tudo no esquema faça você mesmo.

O curitibano Klaus Koti personifica Chucrobilly, que traz para o palco da Black Bird a sua viola caipira com slide, percussões e a cigar box – guitarra primitiva que o músico adquiriu em Memphis, Mississipi, feita com caixas parecidas com as de charutos. A busca por novos meios de expressão muitas vezes surge de um nova maneira de enxergar certas partes de umacultura e organiza-las novamente, ou explorar o que ainda não foi visto e articular esses elementos de uma maneira concisa. Um artificio para isso é a tranposição de valores para outros âmbitos que é o que “O LendárioChucrobillyman” faz em sua perfomance e sua música através  destes sincronismos de elementos  mesclando o formato “monobanda” ou banda composta por um único integrante com a música blues, o rock de garagem, e o punk rock, e recentemente também com a fusão de tudo isso com o som peculiar da viola caipira.

I.C.H (Canoas)

São 24 anos de atividades dedicadas ao circuito underground, três discos lançados, algumas participações em coletâneas e inúmeros shows. Esses são alguns feitos da I.C.H, abreviação para Os Imbecis Comandam os Homens, banda em atividade desde 1993 e também uma das responsáveis por toda articulação do Coletivo B.I.L, de CANOAS​.

“Carnaval, futebol e trago” é o mais recente trabalhos dos veteranos de Canoas e apresenta quatro sons influenciados por aquela escola do punk/hardcore dos anos 80. As canções do EP foram compostas entre 99 e 2002, época em que a banda atuou como um trio. Os sons não entraram em nenhum dos discos lançados pelo grupo, reflexo do tempo de trajetória e também da intensa produção ao decorrer dos anos. “São músicas que não estavam tão por dentro da temática dos discos que lançamos. Alguns sons foram registrados em versões demo e em fita k7, mas acabaram perdidas com o tempo. Executamos esses sons ao vivo e nunca foram gravados em uma boa qualidade. É praticamente um sinal de respeito ao nosso som, ao nosso tempo e também com as pessoas que passaram e ajudaram na nossa história”, salienta  o baixista da banda Rafael Souza, também conhecido por Batata.

CINE BALTIMORE (Porto Alegre)

​Formada por “figurinhas carimbadas” da cena roqueira de Porto Alegre, Cine Baltimore é uma homenagem ao antigo cinema fundado na década de 30 na Osvaldo Aranha e que foi um grande marco cultural da história da capital gaúcha. Já a banda é formada por algumas figuras conhecidas do cenário musical de Porto Alegre que já passaram por bandas como  Space Rave, 3D e Replicantes. Cine Baltimore é uma banda relativamente nova formada por pessoas que são jovens há mais tempo, como dizem os próprios integrantes.

JÉSSICA WORMS (Caxias do Sul)

Duo trashpunk com alma darkmetalizada, formado em 2013 em Caxias do Sul, arranca notas distorcidas de uma Telecaster aliadas aos rolos e velocidade da bateria simples de um tom, caixa, bumbo e surdo.

Raw power tranqueira e garageiro. Lincoln Tomazzoni comanda a cozinha sem baixo e Gregory Debaco dá voz e sentido aos acordes da guitarra. Indo para seu terceiro release físico oficial, ”Rise”, o duo lançará o novo trabalho em CD pela tour PR/SP/MG com as bandas paulistanas Deb And The Mentals & Lo-Fi, além do trio caxiense Os Bombarderos Suicidas

 

 

Por: Wender Zanon