Viamão ganha um novo Centro Cultural no mês de abril

Viamão é o maior município em extensão territorial da mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e o sétimo mais populoso do Estado, entretanto, ainda não possui um equipamento cultural apropriado para receber espetáculos artísticos, em que pese o fato de alguns espaços na cidade cumprirem, com dignidade, esta função. A criação doComplexo Cultural Joana Taborda (CCJT) vem a atender uma parte desta demanda, na medida em que se destina a produções de pequeno e médio porte.  

Iniciativa dos jovens produtores e empresários Patrik Simões Pereira e Guilherme Velho de Castro, O CCJT pretende ser um espaço cultural qualificado, voltado às mais diversas linguagens artísticas e manifestações culturais naquela região. Nasce, portanto, com vocação para se integrar ao circuito profissional de eventos culturais do Estado.

Tínhamos o sonho de fazer um complexo multicultural. Inicialmente, seria em Porto Alegre, mas ao fazer uma pesquisa de viabilidade, percebemos a carência de espaços culturais em Viamão. Então, a essa necessidade juntamos nossa força de vontade de fazer da cultura muita mais que uma forma de ganhar a vida, afirma o produtor e iluminador Patrik Simões.

O Complexo Cultural Joana Taborda ocupa uma área total de 300 m2, localizada na Rua Palermo, 226, Condomínio Três Figueiras, bairro Parque Índio Jari, em Viamão. Irá abrigar uma sala de espetáculo de 120 m2 de área construída – a Sala João Acir -, com capacidade para 50 pessoas e assento para cadeirante e pessoa com obesidade; cabine técnica e a Minibiblioteca Ronald Radde, com um acervo de 1.000 obras, além de bar e espaço para exposições.

Patrik ressalta que ao batizar os espaços com nomes de duas importantes personalidades do teatro gaúcho, quis lhes prestar uma homenagem. – Mesmo sem ter conhecido ou trabalhado com João Acir, sei da grande contribuição que ele deu para o teatro e tenho como referência na minha profissão. Quanto ao Radde, a relação é mais afetiva: trabalhei com ele os últimos cinco anos e com ele aprendi praticamente tudo o que sei, hoje, em termos de iluminação e de teatro, reconhece.

Patrik e Guilherme desejam que a comunidade se aproprie desta ideia apoie as iniciativas que lá se realizarão a partir de abril, quando começa a funcionar o complexo. – Iremos manter uma rede de parceria, a fim de que Viamão passe a ser um ponto de referência em cultura para o Estado e, quiçá, para o Brasil, aposta Guilherme.

O CCJT irá inaugurar no dia 24 de abril próximo , segunda-feira e haverá uma semana de programação marcando a abertura do novo espaço. Irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, salvo os dias de oficinas/cursos e workshop, que irão ocorrer no horário noturno, aos finais de semana, das 19h às 23h. O bar, o espaço de arte e a biblioteca ficarão abertos das 13h às 18h. Em dias de espetáculo noturno, a função irá até às 23h.

 

Especificações técnicas do CCJT

Sala João Acir

            Camarim 3mx4m

            Plateia: 50 lugares, com espaço para cadeirantes e pessoas com obesidade)

            Cabine Técnica: 2m x 1,3m

            Palco: 5m x 4m x 3,5m

Boca de Cena: 4m x 2,5m, passagem atrás 0,8m, 

Coxias: 03

Varas de luz fixas com 100 tomadas: 06

 

MiniBiblioteca Ronald Radde:

            Medidas: 1,30 m x 1,30 – Acervo: 1.000 obras

 

Bar Cultural

Bilheteira

Banheiros (Feminino e Masculino)

Estacionamento para de 6 carros

Localização: Rua Palermo, 226, Condomínio Três Figueiras, Bairro Parque Índio Jari, em Viamão-RS.

Os Realizadores

Patrik Simões Pereira e é produtor cultural e iluminador. Na adolescência, descobriu sua vocação ao participar das oficinas de teatro do projeto de Descentralização da Cultura de Prefeitura de Porto Alegre. Começou a atuar como ator em 2003. Em 2006, em Porto Alegre, fundou o grupo Comtapa, com o qual se iniciou na produção e direção de peças teatrais. O grupo funcionou até 2011. Nesta época, foi trabalhar na Companhia Teatro Novo, em Porto Alegre, onde permaneceu até 2016. Em março de 2016, ao lado de Guilherme Velho de Castro, fundou a InCena Produções, empresa especializada em cenário e iluminação. Atualmente, cursa Produção Cênica na Faculdade Monteiro Lobato.

Guilherme Velho de Castro começou a se envolver com o teatro ainda na adolescência, quando frequentou os cursos de teatro do projeto Descentralização da Cultura, da Prefeitura de Porto Alegre, ocasião em que iniciou amizade com Patrik. Integrou o grupo Contapa, entre 2006 e 2016. Desde 2011 trabalha em Contabilidade. Em março de 2016, ao lado do sócio Patrik, fundou a InCena Produções, empresa especializada em cenário e iluminação. Atualmente, cursa Ciências Contábeis na PUC-RS.

 Mais informações, acesse:  https://m.facebook.com/CCJoanaTaborda/

Por: Silvia Abreu