Mostra fotográfica com imagens produzidas por jovens Mbya Guarani inaugura no dia 18 de abril na Casa de Cultura Mario Quintana

Inaugura no dia 18 de abril, véspera do Dia do Índio, no Espaço Maurício Rosenblatt, na Casa de Cultura Mario Quintana, a mostra Ore Reko Regua, que reúne 47 imagens produzidas por cerca de 15 jovens da aldeia Mbya Guarani Tekoa Nhundy, localizada no município de Viamão, RS. O projeto, contemplado no edital #juntospelacultura da Secrataria de Estado da Cultura do RS / FAC, é resultado de seis oficinas de fotografia, ministradas pelo produtor e cineasta Eduardo Piotroski e o mestrando em antropologia, Eduardo Schaan, ao longo de oito meses para crianças e adolescentes da comunidade.

Durante o período, os jovens desenvolveram maneiras de transmitir suas experiências cotidianas e transformá-las em fotografias. O foco do principal, além de instrumentalizar os alunos com as técnicas fotográficas, foi transforma-los em sujeitos realizadores de arte, apresentando seus costumes, brincadeiras e rituais através da fotografia, o seu Ore Reko Regua – seu modo de ser. O cotidiano e a arte dos Mbya Guarani, quase sempre invisível aos olhos dos juruá kuery, os não indígenas, se colocam como personagem principal da mostra. De acordo com Piotroski, que assina a produção da exposição, o projeto busca descentralizar quem faz arte e como se faz arte: deslocando os indígenas, e os Mbya em particular, que geralmente são objeto de fotografias, em sujeitos das mesmas.

Ore Reko Regua tem inauguração a partir das 18h30 do dia 18, com a presença dos artistas e representantes da aldeia, e segue em cartaz até 22 de maio, com entrada franca. A galeria funciona de terça a sexta, das 09h às 21h e sábados e domingos, das 12h às 21h.

 

Ore Reko Regua

Espaço Maurício Rosenblatt – Casa de Cultura Mario Quintana

De 18 de abril a 22 de maio – entrada franca

De terça a sexta, das 09h às 21h e sábados e domingos, das 12h às 21h.

 

Por: Bruna Paulin