Atelier D43 expõe, no Museu do Trabalho, resultado de residência artística na França

A partir do dia 11 de abril, o Museu do Trabalho recebe a exposição Boîte à dessin / uma experiência na França. A mostra, apresentada no ano passado em terras francesas, é o resultado da residência artística que o grupo de desenho Atelier D43 realizou em maio de 2016 no Espace Culturel Anis Gras. O centro experimental, localizado em Arcueil, região metropolitana de Paris, é reconhecido por acolher artistas multimídias de várias procedências.

A experiência desenhando em tempo integral em um ateliê de 64 metros quadrados originou novos vídeos, assim como cinco desenhos verticais de 360 por 150 centímetros realizados coletivamente, mostrando as diferentes estratégias para dificultar o gesto e estimular novas maneiras de desenhar. Além do trabalho de ateliê, o projeto na França incluiu workshops baseado nas constantes atividades abertas à comunidade realizadas pelo grupo em Porto Alegre desde 2012, como Conversas com os artistas, Atelier Aberto e Desenhando PoA. No dia 18 de abril, às 19h, o Atelier D43 recebe o público para um bate-papo, também no Museu do Trabalho.

Atelier D43
Composto por Caju Galon, Kelvin Koubik e Teresa Poester, o Atelier D43 explora há mais de seis anos a relação entre desenho, linguagens artísticas contemporâneas e novas tecnologias. A pesquisa iniciou no Instituto de Artes da UFRGS, onde Teresa é professora de desenho. A partir de 2012, as exposições do grupo – como Lugares do desenho, que obteve um prêmio como mostra coletiva – exploraram a fusão entre desenho e gravura, fotografia, street-art, instalação ou vídeo. Desde 2015, o grupo prioriza a ação de desenhar dentro do ateliê como performance mostrada por meio de vídeos realizados não somente como registro documental, mas como uma linguagem independente.

Boîte à dessin
Em residência no espace Culturel Anis Gras, os três artistas do grupo Atelier D43 apresentaram o resultado de suas pesquisas sobre o desenho e o vídeo. Esse trabalho combina diferentes linguagens. O desenho não é somente registrado no papel, mas no vídeo. Trata-se de mostrar a marca de uma ação corporal que interage com o filme. Criando estratégias para filmar, mudam a forma de desenhar. As paredes, o chão ou o teto do novo cenário constituem um desafio e se tornam o suporte da performance, plataforma de possibilidades, como uma caixa de surpresas, uma caixa de desenho.

Boîte à dessin / uma experiência na França tem patrocínio da Timac Agro e apoio institucional da Aliança Francesa de Porto Alegre. Apoio Museu do Trabalho. Realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo Federal.

SERVIÇO
Exposição Boîte à dessin/uma experiência na França
Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230)
Abertura: 11 de abril, 19h
Visitação: de 12 de abril a 21 de maio, das 13h30 às 18h30
Conversa com os artistas: 18 de abril, às 19h
Evento: Exposição Boîte à Dessin – Atelier D43

ENTRADA FRANCA

Fonte: Aliança Francesa de Porto Alegre
Fotos: Sofi Hemon