Documentários produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre integram o festival É Tudo Verdade

Dois documentários produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre estão entre os sete longas brasileiros selecionados para o mais importante festival do gênero no país, o É tudo verdade – 22º Festival Internacional de Documentários, que ocorre entre os dias 19 e 30 de abril, no Rio de Janeiro e São Paulo. Os filmes Quem é Primavera das Neves, dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e Cidades Fantasmas, dirigido por Tyrell Spencer, integram a lista de sete produções nacionais inéditas a participar da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens.

Em março de 2010, Furtado publica em seu blog, indagando quem pode ter notícias sobre a tradutora Primavera das Neves, cujo nome o fascina. A busca o leva ao encontro de Quem é Primavera das Neves, em que é guiado por amigas de infância da tradutora, Eulalie Ligneul, e a artista plástica Anna Bella Geiger.   O filme, uma coprodução com a Globo Filmes, também conta com Ana Luiza Azevedo na direção, Produção Executiva de Nora Goulart, Direção de Fotografia de Alex Sernambi, Edição de Giba Assis Brasil e participação da atriz Mariana Lima. O longa deve estrear nas salas comerciais em junho.

O projeto Cidades Fantasmas será lançado em dois formatos: um longa-metragem documentário em coprodução com a Globo News e uma série documental de oito episódios de 15min em coprodução com o Canal Brasil. Com roteiros de Carolina Silvestrin e André Bittencourt e direção de Tyrell Spencer, o projeto conta a história de cidades prósperas, que abrigaram populações inteiras e hoje estão abandonadas e consumidas pelo tempo. Catástrofes naturais, motivações econômicas, embates políticos, guerras, são algumas das condições que levaram esses lugares ao total despovoamento. Sepultadas pelo tempo e esquecidas pelos mapas, Cidades Fantasmas refaz os passos das populações de oito dessas cidades. No Brasil: Ararapira (PR), Cococi (CE), Fordlandia (PA), Minas do Camaquã (RS) e Vila do Ventura (BA), Epecuén, na Argentina, Armero, na Colômbia, e Humerstone, no Chile.

Em 2017, o É Tudo Verdade conta com 82 títulos de 30 países, com 16 estreias mundiais. Após as exibições durante o evento, premiados e destaques participam de um circuito de itinerâncias que passará por Porto Alegre e Brasília.

Cidades Fantasmas:

TRAILER com legendas em português e download habilitado
https://vimeo.com/208575736

senha: CF2017
EPK com legendas em português e download habilitado

https://vimeo.com/208576018

senha: CF2017

Link com frames:

https://www.dropbox.com/sh/tq95h05pjjcerad/AADKXtIOxZstKlWC0fhkjUj1a?dl=0

 

Quem é Primavera das Neves

TRAILER com legendas em português e download habilitado

https://vimeo.com/210264701

senha: 20qepdn17

EPK com legendas em português e download habilitado

https://vimeo.com/209952678

senha: qepdn17

Link com frames: https://www.dropbox.com/sh/vso61e5z1kxfbew/AADq4lfkBG8mNR3m5QFpSSk_a?dl=0

 

Casa de Cinema de Porto Alegre

A Casa de Cinema de Porto Alegre ganhou em 2015 o Emmy Internacional de Melhor Comédia pela série Doce de Mãe. A produtora foi criada em 1987 por um grupo de cineastas do sul do Brasil. Em 30 anos, a Casa já produziu mais de uma centena de filmes, vídeos, programas de TV e séries. Nossos parceiros e clientes incluem empresas como TV Globo, Globosat, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta!, a britânica Channel 4, a alemã ZDF, HBO Latin America, as fundações norte-americanas Rockefeller e Macarthur, as distribuidoras Columbia, Elo Company, Imagem Filmes, Espaço Filmes, Fox e a produtora argentina 100 Bares.  A estratégia da Casa de Cinema de Porto Alegre é produzir conteúdo exclusivo com relevância social, com foco no desenvolvimento artístico e cultural.

 

Por: Bruna Paulin