Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, do RS, é homenageado no 20º Circuito Nacional Palco Giratório Sesc

Os gaúchos da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz são os homenageados do 20º Circuito Nacional Palco Giratório Sesc. O lançamento da edição 2017 do projeto ocorrerá no dia 29 de março, em Campina Grande (PB), e na ocasião o grupo estreará nacionalmente o seu mais novo espetáculo “Caliban – A Tempestade de Augusto Boal”, um trabalho de rua que celebra os 39 anos do coletivo, considerado um dos mais relevantes do país. A Tribo tornou-se destaque no cenário nacional por promover a abertura de perspectivas para o teatro de rua e na ocupação do espaço público como potencializador de reflexões políticas e estéticas. Ao longo do ano, o coletivo passará por 19 cidades com a nova montagem pelo Circuito Nacional Palco Giratório.

O espetáculo apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do poeta, ensaísta e crítico literário cubano Roberto Fernández Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. A montagem, que teve pré-estreia em Porto Alegre no dia 12 de março, foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015 e faz parte do Projeto Caliban – Apontamentos sobre O Teatro de Nuestra América, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento à cultura do país.

Duas décadas: o Palco Giratório em números
O circuito de artes cênicas do Sesc completa 20 anos de existência e cai na estrada para a temporada 2017. Até dezembro, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos. Este ano, o Palco Giratório contará com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais.

Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc, a programação selecionada apresenta anualmente uma amostra importante da produção cênica brasileira. Os espetáculos são apresentados simultaneamente, percorrendo todos os estados brasileiros. Entre os destaques também está a peça ‘Caranguejo Overdrive’, da Aquela Cia. de Teatro, vencedora de três prêmios Shell, e ‘DNA de DAN’, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento de artes cênicas do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. Ao longo de 19 edições, levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado em 9.526 apresentações em todo o país, entre grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.