Picnic Pianístico acontece no próximo sábado em Viamão

SONY DSC

No próximo sábado, 01 de abril, o Sítio Bosque das Artes, em Viamão, recebe a segunda edição, ou segundo ato, do *Picnic Pianístico*, uma iniciativa que busca dar uma nova vida a mais de 50 pianos antigos resgatados por uma família de restauradores e que hoje se encontram em situação de abandono no depósito do local. A proposta do evento é aliar um dia ao ar livre, em meio a um lugar onde se pode estar em contato com a natureza e desfrutar de diversas atrações artísticas e gastronômicas. Ingressos à R$2,00.

A primeira edição do evento aconteceu em 2015, no mesmo local, e surpreendeu os organizadores pela quantidade de aficcionados por pianos que compareceram desde cedo para conhecer a adquirir os melhores instrumentos e aproveitaram as diversificadas atrações até o anoitecer. – “Na primeira edição, usamos o slogan “Salve um Piano!” e ficamos surpresos com a repercussão do evento e com o grande número de interessados no acervo, que incluía desde pianos à peças com preços bastante acessíveis”, explicou um dos idealizadores do projeto, Alexandre Alles.

Neste segundo ato, o evento conta com leilão de pianos, feira com pianos antigos, semi-novos e desmontados, pianolas raras, peças avulsas e partituras. Na programação estão previstas as apresentações do pianista showman Luciano Leães, que fará um recital à beira do lago, do músico Renato Borba, com um repertório cheio de brasilidades, além de pianos abertos ao público. Outras atrações como Live Painting e exposição do artista Victor Hugo do Studio Insonia, banca de tattoo do estúdio SOA também farão parte do evento. Haverá uma variedade de foodtrucks à disposição do público, dentre eles: Tuca Truck, Festa Pizza, La Barca Sushi, Bike Santo Negrinho, cervejas artesanais com a Veterana Beertruck, além de uma tenda de degustação de vinhos.

Com esta iniciativa a produção pretende atrair cada vez mais o público apreciador do instrumento e também interessados em antiguidades – “Temos peças antigas e duas raridades no acervo – pianolas funcionais, que são pianos automáticos da época do faroeste norte-americano”, contou Lilian Ferrari, outra idealizadora do projeto. Designers de móveis, marceneiros e restauradores também são muito benvindos, visto que muitos dos pianos não-funcionais podem ser reciclados e transformados em outros móveis como sofás, escrivaninhas, entre outros – “A ideia é salvar os pianos que precisam de cuidados e que possamos transformar aqueles que concluíram seu trabalho na música, reciclando e criando novas e lindas peças”, completou.

O evento é uma iniciativa da produtora *Mata Hari*, idealizadora do projeto *Piano Livre*, que espalhou dez pianos em vias públicas e escolas de Porto Alegre.

SERVIÇO:

Picnic Pianístico

Quando: sábado, 01 de abril, das 09h às 19h

Onde: Sítio Bosque das Artes (Estrada Acriio Prates, 2445 – Viamão)

Ingressos: R$ 2,00 (dois reais)

Realização: Produtora Mata Hari

 

 

Por: Camila Sequeira