“As Grandes Canções dos Festivais Nativistas”, com Orquestra da Ulbra e convidados especiais será apresentado no Largo Glênio Peres

A Virada Sustentável 2017 – que acontece em Porto Alegre entre os dias 30 de março e 02 de abril – recebe o projeto Porto Alegre Musical, que vai realizar dois shows no Largo Glênio Peres e duas oficinas de música durante o evento. A entrada é franca em todas as atividades. Confira abaixo o serviço.

Concerto As Grandes Canções dos Festivais Nativistas
Para marcar a abertura da Virada 2017, na quinta-feira, 30 de março, às 18h30, no Largo Glênio Peres, a Orquestra de Câmara da ULBRA, sob a regência do maestro Tiago Flores, convida os músicos Chico Saratt, Neto Fagundes, Sergio Rojas, Shana Muller e Maurício Marques para executar As Grandes Canções dos Festivais Nativistas. Importantes e conhecidas canções da cultura gaúcha e fronteiriça ganharam arranjos especiais para a Orquestra, desenvolvidos por Alexandre Ostrovski, Arthur Barbosa, Daniel Sá, Daniel Wolff, Iuri Correa, Paulo Aragão, Pedro Figueiredo e Rodrigo Bustamante.

Compõem o programa as músicas Origens (Antônio Augusto Fagundes e Euclides Fagundes Filho), Veterano (Antônio Augusto Ferreira e Everton dos Anjos Ferreira), Guri (João Batista Machado e Julio Machado Filho), Desgarrados (Sérgio Napp e Mário Barbará), Entardecer (Antônio Ferreira e Everton Ferreira), Piquete do Caveira (Fogaça e Kledir Ramil), Astro Haragano (Jerônimo Jardim), Cordas de Espinho (Luiz Coronel e Marco Aurélio Vascolncelos), No Sangue da Terra Nada Guarani (Nelson Coelho de Castro), Gaudêncio 7 Luas (Luis Coronel e Marco Aurélio Vasconcelos), Caminhada (Sérgio Rojas), Colorada (Mario Barbará), Semeadura (Vitor Ramil e José Fogaça), Tertúlia (Jader Moreci Texeira) e Não podemo se entregá pros home (Humberto Zanata, Francisco Alves e Francisco Scherer).

Oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul
A oficina é uma oportunidade de análise da história que gerou para o Estado um acervo extraordinário de canções, revelando compositores e músicos que ocupam lugar privilegiado no imaginário dos gaúchos. A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul será ministrada pelo crítico musical e jornalista Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores. O encontro é gratuito e acontece no StudioClio, na quinta-feira, 30 de março, a partir das 09h30min, com entrada franca por ordem de chegada. Vagas limitadas.

Porto Alegre Musical
O Projeto Porto Alegre Musical está na sua segunda edição e, mais uma vez, integra a programação da Virada Sustentável Porto Alegre. Buscando apresentar as duas grandes vertentes culturais do povo gaúcho – a música regionalista e o samba – o projeto apresenta uma atração exclusiva para cada expressão cultural. Em 2016, foram Os Fagundes e Luiz Marenco na parte tradicionalista, e Bloco da Laje e Banda Saldanha para celebrar o samba. Mais de 12 mil pessoas assistiram aos espetáculos, que ocorreram também no Largo Glênio Peres, proporcionando pleno e democrático acesso a milhares de pessoas que circulam pelo centro histórico da cidade no fim de tarde.

O projeto tem patrocínio da Braskem, com financiamento do Pró-Cultura RS – LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoio do IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e da Virada Sustentável Porto Alegre e produção cultural da Companhia de Produção.

Serviço
Projeto Porto Alegre Musical na Virada Sustentável 2017 – Shows e oficinas

 Dia 30 de março, quinta-feira Oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul
Com Juarez Fonseca e Tiago Flores
Horário: das 09h30 às 12h
Local: StudioClio – Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa
Entrada Franca.
Inscrições no local, por ordem de chegada.
90 vagas

Concerto “As Grandes Canções dos Festivais Nativistas”, com Orquestra de Câmara da Ulbra e convidados: Chico Saratt, Neto Fagundes, Sergio Rojas, Shana Muller e Maurício Marques
Horário: 18h30
Local: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público e à Praça XV de Novembro) – Centro Histórico – Porto Alegre
Entrada franca

Evento: “As Grandes Canções do Festivais Nativistas” | Porto Alegre

_______________________________________________________________________

Virada Sustentável Porto Alegre 2017
De 30 de março a 02 de abril de 2017

Seminários | oficinas | espetáculos musicais | mostras de cinema | arte urbana | feiras de inovação e gastronomia | atividades esportivas | ações de sustentabilidade e recolhimento de resíduos

Ecopontos:
Parque da Redenção | Parque Farroupilha – Av. João Pessoa, s/n -Cidade Baixa
Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Associação Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 759 -Floresta
SESC Campestre | Av. Protásio Alves, 6220 – Alto Petrópolis

Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com
Site: www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html
Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa
Instagram: @viradasustentavelpoa
Evento: Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre