Orquestra da Ulbra abre temporada 2017

No dia 2 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há 14 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil. Para o concerto de abertura, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com obras de compositores do período Barroco Italiano: Giovanni Battista Pergolesi, Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli e Giuseppe Torelli. O destaque do espetáculo fica por conta da execução de Stabat Mater, com música de Pergolesi. Trata-se de um hino do século XIII, conhecido como Dolorosa, um dos mais pungentes e diretos poemas medievais que medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus, durante a crucificação. A obra, escolhida em função da proximidade com a Páscoa, será  cantada por Angela Diel (mezzo-soprano) e Raquel Fortes (soprano).

Na sequência, a Orquestra apresenta Sonata a 4 em MIb M –  “Al Santo Sepolcro”, de Vivaldi – um dos maiores nomes do período Barroco. O programa segue com Concerto Grosso Op. 6 n.1, de Corelli – compositor reconhecido por ter contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento, conquistando definitivamente a corte. Esta obra terá solo de Émerson Kretschmer (violino), Marcio Cecconello (violino) e Alexandre Diel (violoncelo).

O espetáculo se encerra com Concerto para orquestra de cordas – Op 6 n. 1, de Torelli, contemporâneo de Corelli, que teve grande importância no desenvolvimento do Concerto Grosso (forma característica do período Barroco, estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra).

TEMPORADA 2017 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em quatro séries de concertos: Domingo Clássico, Concertos Populares, Concertos Didáticos e Concertos nos Campi.

Pela série Domingo Clássico, serão 9 concertos até dezembro (um por mês), sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional. Entre os destaques desta série, está Olinda Alessandrini, ao piano; a cantora Luisa Kurtz (soprano), o flautista Rodrigo Calveyra e um concerto especial em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana dia 25 de outubro no Theatro São Pedro executando a Sinfonia da Reforma de Mandelssohn.

Já pela série Concertos Populares, haverá um tributo a Raul Seixas em julho, com participação de músicos Hique Gomes, Simone Raslan, Thedy Correa, Tonho Crocco e o Vocal TAKT. E pelos Concertos Didáticos, a Orquestra fará cerca de 15 apresentações, percorrendo mais de 10 cidades do interior do RS. Os Concertos nos Campi ocorrem nas cidades onde a ULBRA tem campus (Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo, Torres e Porto Alegre), abertos à comunidade local.

 

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

Data: Domingo (2/4)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

PROGRAMA

GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI: Stabat Mater

Solistas: Raquel Helen Fortes (soprano), Ângela Diel (mezzo-soprano)

ANTONIO VIVALDI: Sonata a 4 em MIb M –  “Al Santo Sepolcro”

ARCANGELO CORELLI: Concerto Grosso Op. 6 n.1

Solistas:  Émerson Kretschmer (violino), Marcio Cecconello (violino), Alexandre Diel (violoncelo)

GIUSEPPE TORELLI: Concerto para orquestra de cordas – Op 6 n. 1

Cravo: Daniel Benitz

Regência: Tiago Flores

 

 

Por: Raphaela Donaduce Flores