Divulgados os vencedores da 3ª edição do Prêmio Empreendedor Cultural

O Prêmio Empreendedor Cultural divulga agora os grandes vencedores da terceira edição. Após as análises da Comissão Curadora e da Comissão de Seleção, foram selecionados sete projetos culturais entre os 15 finalistas que participaram da Resdiência Sociocriativa, em Santa Maria. Os contemplados foram:

HORIZONTE DE NEON (Canoas) Performance de dança na rua e streaming de videodança se interconectam em um espetáculo transmídia para refletir sobre presença das tecnologias nas relações interpessoais. O processo de criação e os aprendizados resultantes serão compartilhados em um documentário. Empreendedor: Denisson Beretta Gargione | KHAOS Cênica.

A ARTE A SERVIÇO DA ALPHORRIA (Venâncio Aires) Um lugar para fortalecer. Em uma região de forte colonização europeia, uma ONG será espaço de uma série de atividades que buscam valorizar a diversidade e difundir a cultura negra. Serão oficinas de capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão, além da criação e execução de uma intervenção cultural de raiz afro-sul-rio-grandense. Empreendedor: Everton Teixeira Produtora.

FRONTEIRA CRIATIVA (Santana do Livramento) Um lugar para ampliar os limites. Produtores culturais se articulam em redes colaborativas para empreender e transformar a fronteira Brasil-Uruguai em polo da economia criativa na América do Sul. Serão seis meses de encontros com artistas, profissionais e pesquisadores em criatividade, cultura e inovação para ativar a economia criativa da região fronteiriça gaúcha com o Uruguai. Empreendedora: Amanda Ziani.

PÉ DE VELA – ARTE E SUSTENTABILIDADE (Esteio) Pedras no caminho não vão parar essa trupe! A dupla teatral percorrerá rodovias gaúchas de bicicleta para difundir práticas que aumentam a qualidade de vida e cuidam do meio ambiente. Serão sete cidades que receberão um espetáculo de rua e oficinas e feiras de troca de sementes. Empreendedora: Renata dos Santos do Nascimento.

PERIFERIA EM MOVIMENTO (Canoas) Redes comunitárias se articulam e a periferia recebe um cortejo cheio de arte e consciência social. Direitos humanos são a tônica desse projeto que levará apresentações teatrais e seminários para cinco bairros de periferia. A experiência, totalmente participativa, será compartilhada em conteúdos para internet e em um documentário. Empreendedora: Mariana Abreu dos Santos.

PRODUÇÃORS.COM.BR (Dois Irmãos) Olhares múltiplos em um encontro improvável, porém, produtivo. Produtores gaúchos que moram em outros estados e países se juntam com produtores de outros lugares do Brasil que vivem no Rio Grande do Sul para debater diferentes formas de se produzir cultura. Cada produtor irá produzir um evento conforme sua área de atuação, além de palestras, intercâmbio de experiências e alianças que prometem agitar a pequena cidade do Vale dos Sinos. Empreendedora: Claudia Kunst.

RUAS COBERTAS DE CRIANÇAS – MOSTRA DE PRODUÇÃO MUSICAL AUTORAL INFANTIL GAÚCHA (São Leopoldo)Pais, mães e filhos compartilham momentos  transformadores em oficinas de musicalização em família. Realizado por artistas consagrados da musica autoral infantil – os grupos Aquarela e Cuidado que Mancha e o músico e escritor Cláudio Levitan – o projeto contempla ainda workshops para educadores e concertos abertos ao público. Empreendedor: Jazz Produtora de Arte.

 

Na terceira edição do Prêmio foram destinados 200 mil reais divididos entre os projetos culturais vencedores de diversos segmentos e linguagens artísticas. Com patrocínio da RGE Sul e realização da Cida Cultural, o Prêmio Empreendedor Cultural se consolida como uma das iniciativas mais inovadoras do Rio Grande do Sul e que estimula produtores culturais que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico. No próximo dia 13 de abril, os contemplados receberão a premiação na sede da RGE Sul.

 

Por: Otto Herok Netto