Marcos Dub apresenta-se em Portão nesta sexta-feira

A galera que curte a vibração dos vários estilos avindos do reggae vai ter o espaço certo para ir nessa sexta (24), em Portão. O Kafka Pub, espaço multicultural da cidade, traz pela 1ª vez o músico, pesquisador e produtor Marcos Dub para ser o DJ da festa. A Reggae Dub Party será a partir das 22 horas, na Avenida Brasília, 592, no centro da cidade. Ingressos masculinos a R$ 10 (vale uma long neck) e femininos isentos até a meia-noite.

O músico está produzindo seu 1º EP, o “Didgital Dub”, onde incorpora o Didgeridoo (instrumento aborígene australiano) à tecnologia digital do Dub. Esse projeto é uma parceria com o produtor Roger Risa, baterista da banda caxiense Por Natureza. Esse trabalho conta com várias parcerias, inclusive internacionais, e está sendo gravado no estúdio Roots Rock Records, em Caxias.

Outro projeto que ele desenvolve é o Mountain Top Dub, com o baixista Davilexx, da banda Stereosound (que tocou em 2015 no SuperStar). Também participa Marcelo Brum, vocal e guitarra.
Algumas das bandas escolhidas para essa festa são: Akae Beka, Dennis Brown, Dub Inc., Bunny Wailer, Burning Spear, Black Uhuru, Roots Vibration, Israel Vibration e uns sons do Bob Marley raros.

Marcos Dub é o nome artístico de Marcos de Oliveira, porto-alegrense que pesquisa e coleciona reggae desde o final dos anos 80. É um dos fundadores da banda porto-alegrense Planet Roots (1995). Ele possui um grande arquivo de raridades e novidades do que rola no Reggae mundial. No repertório dessa fera também tem Ska, Rock Steady, Dub e Dancehall.

O artista aprecia o estilo desde 88, levando-o para a comunidade a partir de 95. Já deu oficinas numa escola do bairro Humaitá e hoje é palestrante por lá. Para ele, o Reggae é um instrumento de transformação cultural e uma ferramenta educadora.

Marcos Dub nos vocais/didgeridoo; Davilexx (baixista da banda Stereosound), nos sintetizadores/mixagem e Marcelo Brum, vocal e guitarra.

Vídeos do projeto Mountain Top Dub:
Música Going to Zion: https://www.youtube.com/watch?v=TxqYuzL1Piw&feature=youtu.be
Música Children of the garden: www.youtube.com/watch?v=i4atOaQETPA&feature=youtu.be

Link evento: Marcos Dub | Kafka Pub em Portão

Fotos: Isabel de Oliveira