Exposição de retratos de fotógrafa italiana inaugura no dia 22 de março na Galeria Mascate

Inaugura na próxima quarta-feira, 22 de março, às 19h, a exposição ANTEMORTEN da fotógrafa italiana Serena Salvadori. A artista radicada em Berlim realiza pela segunda vez uma residência artística na Galeria Mascate, onde já integrou a equipe do local em 2012.

ANTEMORTEN iniciou na Alemanha em 2014 e está sendo desenvolvido pelos lugares por onde a artista passa. Em fevereiro, Serena realizou uma sessão de fotos para o projeto em Porto Alegre e o resultado poderá ser conferido em 15 imagens impressas e uma videoinstalação.

O projeto tem como objetivo registrar retratos de pessoas nuas, sem limitação de idade e gênero, onde respondem a três perguntas sobre vida e morte: “Para que você vive”? “Quando a morte está presente na sua vida”? Segundo a artista, diferentes culturas têm reações diferentes: “Pergunto para as pessoas, por que elas vivem. É algo que incomoda. A sociedade te obriga a dizer sempre onde, quando e por quê? A informação cultural é a própria foto. Falo sobre humanidade. Questiono o que elas querem ver antes da morte, no Brasil todas as pessoas têm uma opinião sobre isso, é uma realidade cotidiana”.

ANTEMORTEM segue em cartaz com entrada franca até 04 de abril. A Galeria Mascate fica na Rua Laurindo, 332, Bairro Santana, e funciona de segunda a sexta das 14h às 18h.

 

Saiba Mais

 Serena Salvadori (1980, Roma), é uma fotógrafa italiana baseada em Berlim. Música é o poder e amor é a resposta. www.serenasalvadori.com

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, Tiago Coelho e Régis Duarte inauguraram a Galeria Mascate em setembro de 2011 e já passaram pelo espaço diversas mostras coletivas e individuais, de artistas locais e internacionais. As obras são apresentadas inseridas nos espaços do Barraco Estúdio, deixando de lado a caixa branca usada tradicionalmente em mostras, museus e galerias, para serem percebidas como parte do ambiente, com um clima de “lá em casa”, como se o visitante estivesse em uma sala de estar, não em um espaço de arte.

“Nossa intenção é fazer com que o distanciamento entre arte e público seja eliminado”, afirma Duarte. O nome Mascate remete a comércio, consumo de uma maneira popular e acessível. O espaço também conta com a Loja de Museu, onde é possível adquirir além das obras à venda na galeria, peças de coleções femininas e masculinas de Régis Duarte, publicações, acessórios, entre outros.

 

SERVIÇO

ANTEMORTEN – retratos por Serena Salvadori

Inauguração – 22 de março, 19h

Até 04 de abril

Entrada Franca

Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS

De segunda a sexta, das 14h às 18h | Barracoestudio.com.br