Espetáculo ADOLESCER estreia nova temporada Versão 2017

Por: Cau Guebo

O espetáculo ADOLESCER estreia versão 2017 no palco do Teatro da Amrigs, em Porto Alegre, no dia 11 de março, sábado. A nova versão contará com diversas alterações que incluem novo elenco, novas cenas e temas abordados.

Este ano o espetáculo explora os assuntos com maior impacto e atitude em cena. O que vinha sendo abordado sutilmente, agora passa a ser explorado com soberania, mostrando a realidade de temas polêmicos sem entrelinhas. Completando 15 anos de história, o espectador verá um ADOLESCER mais maduro e com algumas cenas fortes.  Além das abordagens sociais, ADOLESCER se destaca por ser o único espetáculo no país – provavelmente no mundo – que muda constantemente seu texto, se adaptando conforme as novidades que surgem a todo momento. O texto já foi modificado mais de 42 vezes ao longo desses 15 anos.

Vanja Ca Michel é quem assina o roteiro, a produção e a direção do espetáculo que faz uma reflexão sobre o comportamento e as situações típicas da adolescência.  O texto reúne alguns fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg. Um dos ganhos desta temporada são as coreografias do premiado coreógrafo Thiago Fernandes, que desenvolveu para o espetáculo uma linguagem coreográfica muito particular. Trazendo uma sensibilidade musical mais refinada as cenas, através de movimentações técnicas e precisas em contraste com texturas de movimentações tracionais e contínuas.

Com o objetivo de atualizar os temas abordados nesta temporada de 2017, a diretora Vanja Ca Michel fez inúmeras pesquisas – desde agosto do ano passado – que incluem leituras de livros e revistas teen, conversas com profissionais especializados em adolescência como psicanalistas, psiquiatras e psicólogos, com pais, com consultores de moda e estilo e entrevistas com adolescentes de diferentes perfis. Vanja também entrou no universo dos adolescentes para descobrir o porquê dos Youtubers fazerem tanto sucesso. Pesquisou sobre quais as músicas mais ouvidas por eles, os memes mais curtidos, os artistas mais amados, as gírias do momento, as modinhas e a tribo da hora. Fez abordagens junto a adolescentes para explorar sobre a nova febre por unicórnios e música K-Pop. Pesquisou sobre os programas e shows destinados a este público, assim como matérias jornalísticas e vídeos sobre a realidade dos adolescentes de hoje no nosso estado e país.

Com patrocínio da PROPEK, a nova temporada de ADOLESCER coloca no palco pinceladas de toda esta pesquisa, contando histórias da idade das escolhas, dos choros, das fortes emoções, do descontrole, do aprendizado, dos erros, dos sonhos, da alegria, das aventuras, das festas, dos amores, das decepções, da sexualidade, das perdas e da malandragem. Temas como nude, preconceito, transtornos alimentares e automutilação, ausência da figura paterna, ausência dos pais neste período de crescimento, a onda de beber bebidas alcoólicas até não aguentar mais e a nova realidade dos jovens que estão sempre conectados com amigos virtuais e distantes da família, ganham destaque na versão 2017 do ADOLESCER.

ADOLESCER não fala em violência, fala em amor. Como tema central deste ano o espetáculo sugere o resgate dos filhos. Para Vanja Ca Michel é importante que os pais demonstrem seu amor, aprendam a perdoar e criar um laço afetivo. “Adquirir um estilo de vida aconchegante, acolhedor e simples, livre das preocupações do dia a dia é tudo o que a gurizada tem carência. O chazinho da vó, o colo da mãe, o abraço do pai, saber ouvir as suas angústias, suas dúvidas, seus medos, seus sonhos, são fundamentais para entender e fazer parte da vida dos filhos”, afirma Vanja.  ADOLESCER é um espetáculo para toda família assistir!

O espetáculo ADOLESCER também explora o uso da tecnologia e interatividade, que são usadas em cena pelos atores através dos seus celulares e câmeras GoPro conectados na web.  Ao fim de cada sessão, o público pode fazer selfie com o elenco no foyer do teatro. E saindo do teatro pode conferir as imagens da apresentação que acabou de assistir nas redes sociais.

 

ADOLESCER em única apresentação em Porto Alegre

11 de marco, sábado 

Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre

Horário: 20h30min

Telefone: (51) 3014-2001

Duração: 110 min

Indicação: Adultos e adolescentes a partir de 10 anos

 

Ingressos

Ingressos na Hora

40,00 – INTEIRA

20,00 – MEIA 

Meia Entrada para: estudantes, idosos – previstas na Nova Lei da Meia Entrada

 

Antecipado 

30,00 – INTEIRA

20,00 – MEIA 

Meia Entrada para: estudantes, idosos – previstas na Nova Lei da Meia Entrada

Meia Entrada para: estudantes, idosos

Ponto de venda: Bilheteria do Teatro da Amrigs, Laçador de Ofertas e Imaginarium (Iguatemi)

Informações: (51) 99115 9024 | 33430832

Agendamento de escolas pelo e-mail: adolescer@gmail.com

 

Por: Aline Fiabane