Theatro São Pedro divulga programação de abertura da temporada 2017

Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

A temporada 2017 do Theatro São Pedro inicia com programação diversificada e para todos os gostos a partir de março, trazendo, logo no primeiro fim de semana, uma tríade de produções locais que contemplam dança, música e teatro: no dia 10 de março (sexta), às 21h, a montagem de dança contemporânea Verde (In)Tenso; no dia 11 (sábado), às 21h, o show Pra o Meu Consumo, de Luiz Marenco; e no dia 12 (domingo), às 18h, o espetáculo inspirado nas obras de Caio Fernando Abreu, Caio do Céu.

Verde (In)Tenso é uma obra da Geda Cia. de Dança Contemporânea, com coreografia e direção assinada por Maria Waleska Van Helden e direção cênica de Camila Bauer, e traz ao palco expressões que construíram a identidade do gaúcho, como lutas, crenças, rezas e ritmos. Já Luiz Marenco, acompanhado pelo violonista Gabriel Selvage no show Pra o Meu Consumo, passeia pelo universo do homem do campo e seu cotidiano, marcando-os com o seu sentir e o seu cantar, presentes na canção tradicionalista gaúcha. Para encerrar o final de semana, a montagem Caio do Céu, da Cia. de Solos & Bem Acompanhados, retorna ao mesmo palco em que fez sucesso na temporada de verão, explorando da mais bela forma o universo criativo de Caio Fernando Abreu. O roteiro tem como base contos, crônicas, poemas e trechos de cartas, textos teatrais, entrevistas e citações do autor, e conta com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé no elenco e Luís Artur Nunes na direção.

A retomada e o incentivo às apresentações do teatro gaúcho, assim como o infantil e juvenil, tiveram êxito em 2016, bem como as oficinas de formação para crianças, adolescentes e profissionais. Dentro das ações propositivas, a mostra Gestos Contemporâneos, que reuniu os principais nomes da dança do Estado, produzido de forma colaborativa pelas companhias e pela Secretaria de Estado da Cultura, foi um dos pontos altos. Continuamos também aprofundando o contato com instituições responsáveis pelos projetos, como Ospa, Instituto Estadual de Música (IEM), Instituto de Artes – UFRGS, Palco Giratório – Sesc, Porto Alegre Em Cena – PMPA, Porto Verão Alegre – Produtores Independentes, Feira do Livro – Câmara Rio-Grandense do Livro, Fronteiras do Pensamento, entre outros.

Destaca-se nos números de 2016 o aumento no total de público em relação ao ano anterior, seguindo a tendência de 2015, assim como a média de público por apresentação, que também teve considerável acréscimo, mesmo em meio as dificuldades políticas e econômicas dos últimos dois anos. Destaca-se sobretudo a predominância de espetáculos locais na programação do Theatro São Pedro e do Multipalco: foram 131 espetáculos gaúchos, 21 de outros Estados e 7 internacionais.

Fonte: Fundação Theatro São Pedro