A Lei da Noite, filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, chega aos cinemas nesta quinta

O aclamado escritor americano Dennis Lehane, famoso pelo livro Sobre Meninos e Lobos, que virou filme em 2003 sob a direção de Clint Eastwood, ganha mais uma obra adaptada ao cinema: A Lei da Noite, inspirada no livro Os Filhos da Noite. Dirigida e protagonizada por Ben Affleck, essa é a segunda colaboração entre escritor e cineasta, que estiveram juntos na primeira empreitada de Affleck como diretor em um longa-metragem, o filme Medo da Verdade, de 2007.

“Em termos criativos, o Ben e eu somos uma combinação única – que vai além de sermos ambos de Boston, embora isto seja importante”, brinca Lehane. “Há algo especial na estética do Ben. Sua primeira vez na cadeira do diretor foi em ‘Medo da Verdade’ e ele fez um trabalho incrível. Eu amo esse filme. Quando eu soube que ele iria adaptar Os Filhos da Noite, fiquei empolgado para trabalhar com ele novamente. Como antes, assistir a este livro se transformar nas mãos do Ben, desde o roteiro, foi muito especial”.

Lehane publicou seu primeiro livro em 1994 e desde então produziu uma vasta gama de obras, com 13 livros publicados até o momento – incluindo os campeões de vendas do New York Times World Gone By; Os Filhos da Noite; Estrada Escura; Gone, Baby, Gone; Sobre Meninos e Lobos; Ilha do Medo (outro livro que virou filme nas mãos de Martin Scorsese, em 2010); Naquele Dia; e The Drop. A Lei da Noite chega aos cinemas no dia 23 de fevereiro.

 

Sobre o filme

O vencedor do Oscar Ben Affleck (“Argo”) dirige e estrela o thriller policial A Lei da Noite. Além de atuar, Affleck também escreveu o roteiro, baseado no premiado romance “Os Filhos da Noite” de Dennis Lehane. A produção marca a segunda colaboração entre o escritor e o cineasta, ambos da cidade de Boston (EUA), depois do sucesso do elogiado “Medo da Verdade”.

O que você coloca nesse mundo sempre voltará para você, mas nunca como prevê. Aceitar conselhos paternais não é da natureza de Joe Coughlin. Em vez disso, o veterano da 1ª Guerra Mundial (WWI) é um autoproclamado e convicto fora da lei, apesar de ser o filho do Superintendente da Polícia de Boston. Mas Joe não é de todo ruim; na verdade, ele não é mau o suficiente para a vida que escolheu. Ao contrário dos gângsteres com os quais se recusa a trabalhar, Joe tem um senso de justiça e um coração aberto, e ambos trabalham contra ele, deixando-o vulnerável muitas vezes – nos negócios e no amor.

Impulsionado pela necessidade de fazer justiça pelos erros cometidos contra ele e pessoas a sua volta, Joe segue um caminho arriscado, que vai contra a sua criação e seu próprio código moral. Deixando o inverno frio de Boston para trás, ele e sua imprudente equipe fazem a temperatura subir em Tampa. E, mesmo tendo a vingança um gosto mais doce que o melaço presente em cada gota do rum ilegal contrabandeado por ele, Joe vai aprender que isso tem um preço.

A Lei da Noite é produzido por Leonardo DiCaprio (“O Lobo de Wall Street”, “Tudo Por Justiça”) e Jennifer Davisson (“Tudo pelo Poder”, “A Orfã”), sob a bandeira da Appian Way; e por Ben Affleck e Jennifer Todd (“Alice no País das Maravilhas”, “Across the Universe”), com a Pearl Street Films. Chris Brigham, Dennis Lehane e Chay Carter são os produtores executivos.

O elenco traz, além de Affleck, Elle Fanning (“Malévola”), Brendan Gleeson (“No Coração do Mar”, filmes “Harry Potter”), Chris Messina (“Argo”, série de TV “Projeto Mindy”), Sienna Miller (“Sniper Americano”, “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo”), Zoe Saldana (“Os Guardiões da Galáxia”, “Avatar”) e o vencedor do Oscar Chris Cooper (“Adaptação”, “Atração Perigosa”).

Na equipe de produção, Affleck contou com a colaboração do diretor de fotografia três vezes vencedor do Oscar Robert Richardson (“JFK – A Pergunta que não Quer Calar”, “O Aviador”, “A Invenção de Hugo Cabret”); do designer de produção indicado ao Oscar Jess Gonchor (“Bravura Indômita”, “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo”); do editor vencedor do Oscar William Goldenberg (“Argo”); e da figurinista indicada ao Oscar, Jacqueline West (“O Curioso Caso de Benjamin Butler”, “Argo”). A trilha sonora foi composta por Harry Gregson-Williams (“Perdido em Marte”, “Medo da Verdade”).