Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS distribui kits de livros

Foto: Vera Pinto

Bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Rio Grande do Sul interessadas em obter kits compostos por 37 itens, de diversos tipos, entre ficção, biografias, infantis e de poesia  podem procurar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBP-RS), em Porto Alegre. A instituição da Secretaria de Estado da Cultura funciona na rua Riachuelo, 1190 (prédio da Biblioteca Pública do Estado/BPE),  com uma equipe à disposição das prefeituras para efetuar a capacitação de servidores e ajudar na implementação de novos espaços de leitura e pesquisa. Municípios podem entrar em contato pelo telefone (51) 3225-1124 ou e-mail sebprs@gmail.com.

Os livros, DVD’s e songbook são resultantes de doações de autores, como contrapartida de obras publicadas com financiamento do Pró-Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (LIC), numa forma de retorno à  sociedade pelo investimento realizado com recursos públicos. Nos títulos oferecidos é possível encontrar obras para crianças, como “Um Ipê para Manoela”, ”Histórias do Vovô Zacharias”, ”Procura-se Crianças Encantadas”, “Cabruxa, a Bruxa Inventada”, e para todas as idades, como “Pequeno Príncipe”. O regionalismo se faz presente em ”Sepé Tiaraju”, no catálogo “Simões Lopes Neto”, assim como no songbook “Luiz Carlos Borges: a Alma Atada na Gaita” e no DVD “Os Serranos: Conhecendo o Rio Grande do Sul”. As artes visuais estão representadas em “Hélio Oiticica: o Restauro da Obra”. E também a arquitetura e urbanismo, em ”Cidades Contemporâneas”, “Rio Taquari –  Antas”, ”Ivotí: Meu Lugar Especial” (com linguagem infantil), ”Parque Farroupilha-Redenção – Histórias de Porto Alegre” e “Resgate do Patrimônio Histórico: Parque Farroupilha 2016″. Merece destaque “Aristides Bertuol, o Automobilismo”, sobre o piloto que desempenhou fundamental papel no automobilismo gaúcho e brasileiro.

Os demais títulos são: ”Academia RS de Letras (vários títulos)”, ”Brasil:a Cultura Política…”, ”Os 20 melhores contos de Aldyr Schlee”, “Das Frestas e Labaredas”, “Biblioteca Pública” (folhetos e cartazes), e “Antônio Chimango (2 volumes), “Getúlio Vargas, o Lado Obscuro…”, “Eu Poesia”, “Launa”, “Alceu Feijó: a Imagem Além do Tempo”, “Além do Corpo”, “Presença Sinistra”, “Raquel Magalhães”, “Lívia dos Santos”, “O Sargento, o Marechal e o Faquir”, “Rei do Livro”, “Crônicas Douradas”, “Alicate Contra Diamante”, “Expedição Brasil”,  ”Livro do Ano – Prosa e Poesia 2016″ e “Onça, à Sombra das Florestas”.

Por: Cultura RS