Porto Verão Alegre 2017: programação de 03 a 05 de fevereiro

No próximo final de semana, de 03 a 05 de fevereiro, sexta a domingo, estarão em cartaz os seguintes espetáculos na programação do 18o Porto Verão Alegre: Pedro Ernesto e Radicci; Hotel Rosashock; O Mal entendido; O que os homens pensam que as mulheres pensam?; Como Sobreviver ao Fim do Mundo; Misto Quinte e o infantil O Hipnotizador de Jacarés. Esses dois últimos espetáculos têm direção de Dilmar Messias, homenageado pelo Porto Verão Alegre neste ano. Abaixo, segue uma biografia resumida do artista.

Dilmar Messias
Em 2017, o diretor teatral, autor e ator, completa 50 anos de história de teatro. Natural de Porto Alegre, Dilmar Antônio Messias (1948) começou sua trajetória no teatro político na década de 70. A linguagem circense tornou-se a principal referência para seu trabalho. Em 1974, formou o Grupo Girassol com colegas do Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

O ritmo frenético de sua produção como autor e diretor, encenando a média de dois espetáculos por ano, sofre uma redução em 1986, quando aceita dirigir o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), do governo estadual. No instituto, tem papel importante no processo de encampação pelo poder público do Teatro de Arena de Porto Alegre (TAPA), símbolo da resistência cultural na década de 1970.

Os anos 2000 marca uma reviravolta no trabalho do diretor, que assume explicitamente sua paixão pelo circo. Cria o Teatro Circo Girassol e passa a montar espetáculos circenses, na capital gaúcha e no interior. Ao mesmo tempo, desenvolve o projeto O Circo É Nosso, voltado para crianças da periferia de Porto Alegre.
Além de sua extensa produção teatral, Dilmar Messias mantém permanente atividade em defesa da cultura como presidente e membro de várias direções do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão (Sated/RS) e como responsável pela Mostra Gaúcha de Teatro Infantil, evento anual que organiza desde a década de 1970.

Informações sobre as peças e o serviço completo do 18o Porto Verão Alegre vão abaixo. Elas também estão no site www.portoveraoalegre.com.br. A página no facebook também tem novidades e está com novo endereço https://www.facebook.com/pva2017/.
_______________________________________________________________________

PEDRO ERNESTO E RADICCI

Datas: 02 e 03 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos

Ficha Técnica:
Pedro Ernesto Denardin
Carlos Henrique Iotti

Sinopse: Pedro Ernesto Denardin, maior narrador do Rio Grande do Sul interpreta sucessos divide o palco com o hilariante personagem Radicci, criado e interpretado por Carlos Henrique Iotti. Uma noite de bom humor musical.
_______________________________________________________________________

HOTEL ROSASHOCK

Datas: 02,03 e 04 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC, Av. Alberto Bins,665
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Ficha Técnica:
Texto e direção: Patsy Cecato
Assistência de Direção: Fernanda Moreno
Elenco: Carlos Paixão, João Carlos Castanha,Áquila Mattos, Luiz Manoel Oliveira Alves, Everton Barreto, Andryos Otto Montanari e participação especial de Caio Prates como Helga.
Iluminação: Bruna Immich
Sonoplastia: Ismael Goulart
Cenário e adereços: Valeria Verba
Figurinos: Kika Freitas, Andryos Otto Montanari, João Carlos Castanha, Éverton Barreto, Luiz Manoel Oliveira Alves e Caio Prates
Visagismo: Nikki Goulart
Direção coreográfica: Nilton Gaffree Jr.
Direção Musical: Manoela Wilhelms Wolff
Fotos: Gustavo Razzera, Alisson Fernandes de Aguiar, Jéssica Barbosa, Maurício Machado e Aline Carrion
Vídeos: Rodolfo Ruscheinsky e Juan Ribeiro
Produção Executiva, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Gustavo Saul
Direção de Produção: Patsy Cecato
Realização: Complexo Criativo Cômica Cultural

Sinopse: Hotel Rosa-Flor é como se chama um hotel de repouso na serra gaúcha. Rosa-Flor, a proprietária, recebe com a ajuda de Deise, a camareira, as hóspedes Jane Marie, uma condessa européia, Helena, uma dona de casa, Beatriz, uma ex-modelo e Maira, uma advogada. A peça se passa no espaço da portaria do hotel e de um mezanino que leva aos quartos. Durante a peça, vão se revelando os dramas pessoais de cada uma e as personagens se deparam, a todo o momento, com seus preconceitos sociais, raciais e sexuais.

A peça discute, através das diferenças aparentemente inconciliáveis entre suas personagens, a questão do preconceito, não só ante aquilo que não se conhece, mas também, ante aquilo que é inconcebível como estrutura social e estilo de vida. No decorrer da narrativa, revela-se a intolerância às diferenças sociais, raciais, culturais e sexuais, mas também ocorre uma transformação destes preconceitos em novas posturas, novas concepções, gerando novas formas de relacionamento, formando, assim, um panorama bastante rico do nosso mundo contemporâneo.
_______________________________________________________________________

O MAL ENTENDIDO

Datas: 03,04 e 05 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Sala Álvaro Moreyra, Av. Érico Veríssimo, 307
Duração: 60 minutos
Classificação:16 anos

Ficha Técnica:
Direção: Daniel Colin
Dramaturgia: Albert Camus
Tradução: Aline Sokolovsky e Caio Amon
Elenco: Carla Cassapo, Elison Couto, Fernanda Petit, Gabriela Greco e Pedro Nambuco
Criação e operação de luz :Carlos Azevedo
Trilha sonora e operação de som: Beto Chedid
Figurinos: Antonio Rabadan
Cenário: Marco Fronckowiak e Rodrigo Souto Lopes
Cabelos/ Maquiagem: Elison Couto
Contraregragem: Dener Augusto/ Gabriel Rocha
Produção: Fernanda Petit
Assistência de produção: Gabriel Rocha
Fotos: Jorge Scherer e Adriana Marchiori

Sinopse: Com texto de Albert Camus, a montagem apresenta uma atmosfera sombria e visualmente impactante, trazendo ao público a tensão da busca de sentido e a incomunicabilidade que permeia as relações, convergindo numa imprevisível desgraça sobre uma humanidade descuidada e de valores em plena decadência. Apesar de o texto ter sido escrito há mais de 70 anos, a narrativa continua atualíssima, trazendo questionamentos sobre os comportamentos e funcionamentos das pessoas, como o que as move e como elas reagem aos acontecimentos. O público é levado a uma espécie de catarse provocada pelas nuances de terror que dão o tom obscuro e envolvente da encenação.
_______________________________________________________________________

O QUE OS HOMENS PENSAM QUE AS MULHERES PENSAM?

Datas: 03, 04 e 05 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença, Av. Érico Veríssimo, 307
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos

Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção: Pedro Delgado
Elenco: Douglas Carvalho, Henri Iunes, Luis Carlos Pretto e Pedro Delgado
Luz: Criação e execução: Vilmar Silva
Trilha sonora: Criação de Paulo Romera e Execução dos próprios atores
Cenografia: Pedro Delgado e Jorge Gil; Figurinos e acessórios: Grupo Teatro Lá Em Casa; Fotos: Vilmar Carvalho
Produção: Pedro Delgado
Promoção: Grupo Teatro Lá Em Casa

Sinopse: Três homens e uma travesti ficam trancados em um banheiro público onde discutem o universo feminino. Um deles pretende se encontrar com uma possível namorada e, diante de sua insegurança, vê em Pety, a travesti, a possibilidade de conhecer melhor os gostos e o comportamento feminino. Assim, os quatro encenam diversas situações e tipos diferentes de mulheres, dando ênfase para os desejos, o gosto e tudo aquilo que, segundo Pety, faz parte do universo feminino. É uma comédia de gênero onde, independente da sexualidade, você se diverte.
_______________________________________________________________________

COMO SOBREVIVER AO FIM DO MUNDO

Datas: 03, 04 e 05 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro de Arena, Av. Borges de Medeiros,835
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos

Ficha Técnica:
Direção, Composição Audiovisual, Trilha Original, Dramaturgia, Produção e Roteiro: Kevin Brezolin
Atuação, Dramaturgia e Produção: Catharina Conte
Orientação: Mirna Spritzer e André Assmann
Iluminação: Kevin Brezolin
Sonoplastia: Maurício Fulber
Assessoria de Imprensa e Produção Executiva: Gustavo Saul
Realização: Kháos Coletivo e Complexo Criativo Cômica Cultural

Sinopse: O que você faria se o mundo acabasse amanhã? Que histórias você contaria para si mesmo? O mundo vai chegar ao seu final, assim como todas as coisas na vida. A morte é um fato. Diante disso, uma mulher espera, o tempo todo, que algo emocionante aconteça. Ela decide escrever uma peça de teatro inspirada em sua própria vida e os acontecimentos são divididos com o público, ás vezes de forma narrada e outras, de forma que a atriz vivencia o que está sendo dito. Em um dado momento, já não se sabe mais se seus relatos são imaginação ou não. Sua voz se transforma em todas as vozes possíveis e impossíveis num gesto único de tentar fazer com que o fim de tarde se pareça um pouco menos com o fim do mundo. Uma peça sobre a solidão, a angústia, ansiedade, amor, finitude, e morte, de todas as coisas, inclusive do próprio universo.
_______________________________________________________________________

MISTO QUENTE

Datas: 03, 04 e 05 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Centro Histórico e Cultural Santa Casa
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Ficha Técnica:
Direção: Dilmar Messias
Elenco: Anderson Balhero, Débora Rodrigues, Deise Kellermann, Diego Steffani, Rafael de Moura e Tuta Camargo
Músicos: Thiago Gonçalves e Norton Goettems
Produção: Circo Girassol
Cenário: Dilmar Messias, Anderson Balhero e Tuta Camargo
Figurinos: Daniel Lion
Música Original Composta por: Hique Gomes, Otavio Santos Neto, Yanto Laitano
Direção Musical e Arranjos: Yanto Laitano
Programação Visual: Fr3d

Sinopse: O espetáculo é inspirado no colorido e na alegria do circo de todos os tempos. Acrobacias aéreas, equilibrismo, malabarismo, roda-alemã e os engraçadíssimos palhaços dão o toque de magia, diversão e técnica, acompanhados pela vibrante Banda Girassol.
_______________________________________________________________________

O HIPNOTIZADOR DE JACARÉS

Datas: 04 e 05 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Teatro Novo DC, Prédio D – Rua Frederico Mentz, 1561
Classificação: livre (Teatro Infantil)
Duração:60 min

Ficha técnica:
Texto/concepção: Dilmar Messias
Direção: Dimar Messias
Elenco: Tuta Camargo, Debora Rodrigues, Rafael de Moura e Anderson Balhero
Técnicos:Anderson Balhero e Dilmar Messias

Sinopse: Os palhaços Serragem, Farinha e Farofa entram em cena para fazer o número da hipnotização, do Jacaré do papo amarelo, uma fera sanguinária, que eles trazem trancafiados em uma caixa cheios de furos e correntes. Enquanto o grande momento não chega, acontecem muitas peripécias e divertidos números. O Hipnotizador de jacarés é uma homenagem aos palhaços brasileiros. Mostra algumas das entradas, reprises e bexigadas tradicionais de palhaços e comediantes populares.
_______________________________________________________________________

SERVIÇO:

Valores
No Teatro:
R$40 inteira
R$32 Clube ZH e Banricompras
R$20 idoso e estudante
R$20 Teatro infantil

Antecipado
R$30 inteira
R$24 Clube ZH e Banricompras
R$20 idoso e estudante
R$20 Teatro infantil

Observações:
Na compra de ingressos antecipados será aceito dinheiro e Banricompras – débito.
Nos teatros, apenas dinheiro.
Clube do Assinante ZH e Banricompras: desconto válido para titular e um acompanhante (2 ingressos por peça).
Estudantes devem apresentar documento comprovando relação atual com instituição de ensino, conforme Leia da Meia Entrada. A lei entrou em vigor em 01/12/2015, decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015, que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013).

PONTOS DE VENDA:
A compra antecipada dos ingressos pode ser feita em dois tradicionais pontos de venda: no 3o andar do Praia de Belas Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos das 13h às 19h. No Casarão Verde – loja 133 – do DC Shopping – de segunda a sexta, das 10h às 19h. Além disso, foram confirmados mais dois pontos de venda: na Loja Multisom do Shopping Iguatemi (térreo), de segunda a sábado, das 10h as 22h e domingo das 14h as 20h, e Loja Multisom na Av. Andradas, 1001, de segunda a sexta, das 9h as 18h, de sábados das 9h as 13h.

As vendas também acontecem pela Internet, pelo site http://portoveraoalegre.myticket.com.br/ (com cobrança de uma taxa de 20% sobre o valor do ingresso), e com antecedência de 24 horas em relação à data do espetáculo. Para compras pela internet, os únicos descontos que valem são referentes à Lei Federal da meia entrada.

Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria de todos os teatros, no dia em que acontecem os espetáculos, duas horas antes do horário de início, se sobrarem ingressos.

O espetáculo apresentado no Teatro do Bourbon Country, Alcemar a Mascada Perdida, nos dias 15 e 16 de fevereiro, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada.

O 18º Porto Verão Alegre é apresentado por Banrisul e Zaffari, juntamente com o Ministério da Cultura, e tem patrocínio de DLL e Pan Fácil.

Sobre o Porto Verão Alegre:
A geração de mil empregos diretos, e tantos outros indiretos, retrata um lado pouco destacado de uma iniciativa que chega ao 18º ano em 2017 e que foi responsável por mudar o hábito dos gaúchos no verão. A realização ininterrupta do Porto Verão Alegre durante 18 anos também é responsável pela disseminação da ideia de que teatro é para todos. Com uma audiência cativa e formada por pessoas entre oito e 80 anos, vindas de diversas cidades do Estado, o Porto Verão Alegre – que passou a incluir outras atividades artísticas paralelas de literatura, artes plásticas e cinema, além de gratuitas, ao longo dos anos – já atraiu mais de meio milhão de pessoas, média de 40 mil pagantes por edição, e que vem aumentando ano após ano. O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino Produções, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Cláudia Dmutti.