Ro Bjerk e Ricardo Fragoso apresentam Misturas Daqui no Café Fon Fon

Foto: Filipe Caldeira

Misturas Daqui um projeto de música popular brasileira, que comemora mais de uma década de uma bem sucedida parceria entre a cantora Ro Bjerk e o compositor e instrumentista Ricardo Fragoso. A dupla se apresenta nesta quinta-feiradia 26 de janeiro, no Café Fon Fon, em Porto Alegre, às 21h. A proposta do trabalho é valorizar a música popular brasileira e uma de suas formações mais populares: o violão e a voz.

Com uma trajetória diversas vezes premiada, a dupla aposta em um trabalho autoral, a partir de composições de Ricardo Fragoso e releituras de clássicos da MPB, como Gonzaguinha, Chico Buarque, Lupicinio, entre outros. Também serão executadas músicas do recente trabalho gravado – Náufragos Urbanos – que é uma parceria entre Ricardo, Ro Bjerk e o poeta Martin César. Um show intimista, carregado de sutilezas e sonoridades, em que brilha a voz cristalina de Rô Bjerk ao lado da musicalidade barroca do violão de Ricardo Fragoso. Um show que valoriza a poesia e a música brasileira.

Mais sobre a dupla

Ro Bjerk tem suas raízes fincadas em Pelotas, mas reside me Porto Alegre, onde vem conquistando merecido destaque. Recebeu o prêmio de melhor intérprete no Festival de Música de Porto Alegre pela canção Tempo de Espera e de Melhor Música por Desde o Cais de uma Janela.

Profissionalmente, Ro Bjerk iniciou sua vivência musical em 1994, no Coral da Ufrgs. Atuou também no Coral do Sesc de Porto Alegre durante quatro anos, compondo o naipe de sopranos. Nesse período, apresentou-se em vários espaços culturais na Capital e no Interior do RS, cantando músicas clássicas e MPB. Integrou, como cantora, o Vocal Mandrialis por três anos, período em que estava em cartaz o espetáculo cênico Tangos, Boleros y Otras Cositas Más. Com o grupo, apresentou-se em Porto Alegre, em turnê pelo Interior do RS e em Rivera, no Projeto Sonoras Energias, que contou com acompanhamento musical de Fernando do Ó, Felipe Azevedo e Luiz Mauro Filho. Em 2015, lançou o CD Náufragos Urbanos/Cartas de Marear, em parceria com Martim César e com o músico e arranjador Ricardo Fragoso, indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2014-2015 de Melhor Álbum de MPB.  

Ricardo Fragoso é compositor, arranjador, músico e intérprete. Atuou, principalmente, em bares e teatros de Porto Alegre, na Região Sul do RS e em Florianópolis. Integrou grupos, trios e duetos. Realizou trabalho instrumental com as seguintes formações: Trio de Violões, Banda Tríade e Cia. das Cordas. Dentro da linha Vocal, atuou com: Fruto do Mato, Banda Triagem, Trio Harmonia, Trio Bazar Café, Grupo Roda Viva e Banda Fora de Si. Por meio destas diferentes formações, vem transitando por gêneros diversos: jazz, bossa nova, flamenco, funk, chorinho, samba, bolero, entre outros. Residiu e trabalhou em Paris de 1998 a 2003, onde integrou o grupo Luanova, formado por músicos de diferentes horizontes culturais: franceses, italianos, africanos. O grupo apresentou-se no Club Med de Marrocos e Portugal, na Bretagne (Festival Jazz Errance, por exemplo), na ilha d’Yeu e no Sul da França, em cidades como Toulon e Marseille. Este período fora do Brasil foi também rico em termos de composições próprias, algumas das quais estão gravadas no CD Viagem do Som. Em 2015, lançou o CD Náufragos Urbanos/Cartas de Marear, em parceria com Martim César e com a cantora Ro Bjerk, indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2014-2015 de Melhor Álbum de MPB.  

Mais informações pelo www.robjerk-ricardofragoso.blogspot.com.br

SERVIÇO:

O Quê: Misturas Daqui. Show musical com Ro Bjerk e Ricardo Fragoso

Quando: Dia 26 de janeiro de 2016, quinta-feira, 21h, em dois blocos de 45 minutos

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS

QuantoCouvert  artístico ao preço de R$ 25,00

Capacidade do local: 50 lugares | Reservas (51) 93080285  | Censura: 12 anos

 

 

Por: Silvia  Abreu