Tom Jobim ganha homenagem no dia de seu aniversário póstumo

Foto: Juliana Santos

No dia que marca os 90 anos de nascimento do compositor que quebrou as fronteiras entre o erudito e o popular, a cantora Elinka Matusiak, a pianista Bethy Krieger e o saxofonista Luizinho Santos prestam o tributo No Tom do Brasil

No próximo dia 25 de janeiro, comemora-se 90 anos do nascimento do maestro e compositor Antonio Carlos Jobim, cuja influência na música brasileira se mantém viva, mesmo passados 22 anos de sua morte (ocorrida em Nova Iorque, em 1994). Para marcar a data, a cantora Elinka reedita o projeto No Tom do Brasil – Tributo a Tom Jobim, desta vez no Café Fon Fon, em Porto Alegre, tendo como parceiros os donos da casa: a pianista Bethy Krieger e o saxofonista e flautista Luizinho Santos. O show inicia às 21 horas e as reservas podem ser feitas pelo telefone (51) 998807689.

Autor de temas que ganharam fama com intérpretes em todos os cantos do planeta – como Garota de Ipanema, por exemplo, composta em 1962 com Vinícius de Moraes, que já foi  considerada a segunda canção (popular) mais regravada no mundo todo (atrás de Yesterday, dos Beatles) -, portanto já imortalizado e consagrado em vida, Tom Jobim deixou-nos um legado artístico comparável a poucos. Tom Jobim alcançou reconhecimento internacional a partir da bossa nova e marcou uma época da canção popular brasileira cuja influência direta se percebe ainda hoje. Sua extensa e diversa obra, que nunca deixou de ser relida e revisitada, representa um desafio para aqueles que sustentam a oposição binária entre a chamada música erudita e a popular, dada a dificuldade de se enquadrar suas composições apenas em uma ou outra categoria.

Em janeiro de 2007, na ocasião em que o compositor completaria 80 anos, Elinka reuniu um grupo de jovens músicos e deu início a um projeto que buscava celebrar e divulgar a obra jobiniana com apresentações musicais e oficinas. Além dos eventos realizados naquele ano, o projeto foi revisitado em 2009 com o show intitulado Sem Você, que recordava os 15 anos de falecimento de Tom Jobim. Agora, dez anos depois, a cantora retoma a proposta e realiza uma nova homenagem ao maestro soberano, desta vez com uma formação ainda mais intimista: com Bethy Krieger ao piano e Luizinho Santos na flauta e saxofones.

Nesta nova edição de No Tom do Brasil, o trio busca fidelidade ao requinte das melodias e harmonias complexas (forte característica jobiniana) e ao mesmo tempo ousa em arranjos originais, em um repertório que pretende brindar os admiradores de Tom. Serão retomadas algumas canções significativas da carreira de Jobim, desde as célebres parcerias com Vinícius de Moraes, Chico Buarque e outros importantes nomes da MPB, incluindo temas compostos para trilhas sonoras de teatro e cinema, e até composições exclusivas suas – como as canções Wave e Chovendo na Roseira, e outras instrumentais.

SERVIÇO:

O Quê: No Tom do Brasil. Tributo a Tom Jobim (90 anos), com Bethy Krieger, Luizinho Santos e Elinka Matusiak.

Quando: Dia 25 de janeiro de 2017, quarta-feira, às 21h, com dois blocos de 45 min., cada.

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS

Quanto: Couvert artístico ao preço de R$ 30,00

Reservas e informações podem ser feitas pelo fone (51) 998807689

 

 

Por: Silvia Abreu