POA Jazz Festival promove três noites de muita música no BarraShoppingSul neste final de semana

Em sua terceira edição, o POA JAZZ FESTIVAL vai pulsar na cidade. O projeto realizará nove shows no Centro de Eventos do BarraShoppingSul nesta sexta, sábado e domingo (dias 20, 21 e 22 de janeiro) e promoverá masterclasses gratuitas com músicos brasileiros. Os ingressos para as três noites de música estão à venda no site www.blueticket.com.br e nas lojas da Multisom em Porto Alegre. A partir desta terça-feira, haverá vendas também na bilheteria do BarraShoppingSul, sem taxa de conveniência. Confira o serviço completo abaixo. O evento conta com o patrocínio da Vivo por meio da lei de incentivo à Cultura a Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

Mesmo em um período de grandes dificuldades econômicas no país, o festival manterá a qualidade que já é reconhecida pelo público, preservando o tradicional espaço para músicos gaúchos. “Em um momento que tem se destacado pela resistência cultural, por parte de vários setores da economia da cultura, realizar o POA JAZZ FESTIVAL é uma forma de dizer que acreditamos na cultura brasileira como um importante alicerce do desenvolvimento social e econômico do país, e na qualificada cadeia produtiva da cultura que cresce no Brasil”, destaca Carlos Badia, curador do evento.

Na programação estão confirmados três grandes shows por data. Na primeira noite, dia 20, haverá um encontro dos violonistas Paulo Bellinati e Marco Pereira, seguido do duo de baixo e piano Marcos Paiva & Daniel Grajew, que trazem ao Rio Grande do Sul o CD Bailado; e a apresentação do trio formado por Rodolfo Stroeter, André Mehmari e Tutty Moreno com participação especial de Mônica Salmaso.

O dia 21 terá participação do quinteto gaúcho Kula Jazz, de Julio Herrlein Quarteto e também do gaúcho Alegre Corrêa com seu grupo, que fará uma performance especial na Capital depois de uma lacuna de anos sem se apresentar no Estado. O encerramento, no dia 22, será com o paulista Mani Padme Trio anunciando seu novo trabalho musical, seguido do porto-alegrense Jorginho do Trompete com seu quarteto, e do grande fechamento com show dos argentinos Adrián Iaies e Rodrigo Agudelo lançando o novo disco Como si te estuviese viendo em formato de dueto de piano e guitarra.

Durante esses três dias, o evento também oferecerá ao público masterclasses gratuitas e imperdíveis tanto para músicos quanto para o público em geral. No Instituto Goethe, Marcos Paiva apresentará um trabalho muito diferenciado sobre o contrabaixo (dia 20), Paulo Bellinati sobre violão (dia 21) e Alegre Corrêa sobre guitarra, percepção musical e harmonia funcional (dia 22).

A programação paralela do evento ainda oferece diversas atividades com entrada franca que promovem a discussão sobre o universo musical no StudioClio. No dia 9, a mesa-redonda Jornalismo Cultural: daqui pra onde? proporcionou um importante debate sobre jornalismo focado ao tema cultural com a participação de Juarez Fonseca, Lúcio Brancato, Luiz Gonzaga Lopes, Roger Lerina, Fernanda Carvalho e Paulo Moreira e com mediação de Francisco Marshall. Nesta segunda-feira, dia 16, os convidados Ilton Carangacci, Carlos Branco, Dedé Ribeiro, Rodrigo Nascimento e Liege Biasotto falarão sobre o tema Produção Cultural: caminhos e desafios, em conversa mediada por Ralfe Cardoso. E no dia 19, o baixista e produtor de espetáculos Jacques Figueras virá à cidade para ministrar a palestra Novo Cenário Musical. O francês, que reside em São Paulo desde 2005, já foi vencedor do Grammy e atualmente apresenta seminários sobre técnicas, etapas e processos da atividade de produção.

O projeto 3° POA JAZZ FESTIVAL é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e da Traga Seu Show. Conta com financiamento do Pró-cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e planejamento cultural da Um Cultural. Tem patrocínio máster da Vivo, patrocínio de Banrisul Consórcios e DuFrio e copatrocínio da TFL. Conta com apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre e apoio de BarraShoppingSul, Estação Filmes, Instituto Goethe, Rádio União FM, StudioClio, Tango – Gravações em Movimento, Tape Motion e Visitors Bureau.

CONHEÇA AS ATRAÇÕES DO TERCEIRO POA JAZZ FESTIVAL

Paulo Bellinati e Marco Pereira

Os músicos unem seus violões, arranjos e composições neste encontro inédito. Colegas do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, eles já dividiam sua paixão incomum pela música desde quando lá estudavam com Isaias Sávio. Com brilhantes carreiras individuais e muito semelhantes e com diversos CDs solo gravados nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, ambos já conquistaram reconhecimento internacional tendo seus arranjos e composições gravados e tocados pelos maiores intérpretes da atualidade. Para esse show especial no POA JAZZ FESTIVAL, Pereira e Bellinati decidiram homenagear grandes mestres, escolhendo obras de Dilermando Reis, Garoto e Dominguinhos, adaptadas para a sonoridade deste novo duo.

Marcos Paiva e Daniel Grajew em Duo Bailado

Da mistura da erudição da música de concerto com a brejeirice e a síncope dos terreiros e cortiços da periferia do Rio de Janeiro nasceu a complexa música urbana instrumental brasileira. Seguindo esse caminho, Marcos Paiva e Daniel Grajew estreiam parceria no CD Bailado, criando uma nova sonoridade em duo. A ideia do CD nasceu do intuito de produzir uma música instrumental brasileira em que o gingado e o movimento das danças urbanas do início do século passado fossem a linha mestra, guiando as composições e arranjos. São lundus, maxixes e polcas que sintetizam o encontro do aristocrático com o popular, entre os sons da Europa e da África. Marcos Paiva criou uma nova forma de conduzir o instrumento, usando a escola do violão de sete cordas (as baixarias) de maneira pouco usual. Já Daniel Grajew mergulha na linguagem dos “pianeiros” para propor novas tonalidades à tradição.  Por fim, a teia musical construída neste CD traz a união do primeiro respiro musical brasileiro urbano (presente no suingue) com a escola do piano erudito (revelado nas interpretações e no aprofundamento harmônico das composições) e o jazz (com seus espaços.

Rodolfo Stroeter, André Mehmari e Tutty Moreno,
com participação de Mônica Salmaso


O trio formado por André Mehmari, Rodolfo Stroeter e Tutty Moreno se une para um show inédito especialmente criado e preparado para o POA JAZZ FESTIVAL. Atuando sempre pelo mote “desconstruindo para construir”, os músicos mostram toda sua criatividade combinando lirismo, desconstrução rítmica e melódica e, ao mesmo tempo, instigando o ouvinte a descobrir uma renovadora maneira de interpretar e recriar clássicos. Com participação especial de Mônica Salmaso, os músicos prometem um show inédito com interpretações únicas e instigantes da obra de alguns de nossos maiores compositores como Dorival Caymmi, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim. Os quatro músicos não se apresentam juntos desde 2008 quando foi lançado o CD Nem 1 Ai (que conta também com a participação de Nailor Proveta, Teco Cardoso e Toninho Ferrragutti) e pretendem celebrar este reencontro com um show que promete surpreender o público com interpretações criativas e inovadoras que buscam impulsionar a música brasileira para novos horizontes.

Kula Jazz

Formado por Franco Salvadoretti (flauta transversal), Ronaldo Pereira (sax tenor), Rodrigo Arnold (contrabaixo), Max Sudbrack (piano) e Martin Estevez (bateria), o quinteto tem a premissa de popularizar este gênero secular e de extrema importância na história do desenvolvimento musical popular, o jazz e a musica instrumental. Com o lançamento recente de seu primeiro álbum, intitulado Kula, que concorreu em cinco categorias no Premio Açorianos de Musica 2016, o grupo tem como foco principal o trabalho autoral, fazendo também releituras dos mestres do jazz, como Parker, Coltrane, Miles, dentre outros. O que chama a atenção nas interpretações e performances ao vivo é a entrega emocional da banda, muito comum nas raízes africanas e no spiritual jazz. Nessa noite será possível acompanhar de perto toda fé e energia que o Kula integra, pois o significado deste nome, se resumido em duas palavras, seria ‘reciprocidade espiritual’.

Julio Herrlein Quarteto

Depois de comemorar 20 anos do lançamento do CD Julio Herrlein Quarteto, o guitarrista, compositor e arranjador Julio “Chumbinho” Herrlein apresenta um show que revisita suas mais de duas décadas de carreira, em composições e arranjos originais. O espetáculo conta com os músicos Luiz Mauro Filho (piano), Marquinhos Fê (bateria) e Edu Saffi (contrabaixo acústico), além do próprio Herrlein (guitarra, compositor), e trará, além de músicas já conhecidas do artista, arranjos originais e composições inéditas, feitas especialmente para essa apresentação. O repertório, essencialmente autoral, consiste de música instrumental original, voltada à improvisação, com elementos de jazz e música brasileira.

Alegre Corrêa Grupo

Em seu novo show, Confluências, o músico e compositor Alegre Corrêa apresenta músicas que marcaram sua carreira com uma seleção que vai desde o primeiro álbum como artista solo, Infância (1993), até o recente lançamento Gondwana (2015). A cada música, o público poderá conferir os diferentes elementos que confluíram para a criação dessas obras que mesclam a sonoridade brasileira, com a música erudita e o jazz. No palco, Alegre (guitarra e vocal) estará acompanhado de grandes músicos brasileiros e parceiros de som: Diogo de Haro (piano e teclados), Eduardo Machado (baixo elétrico), Cristian Andres Faig (flautas e vocal), Endrigo Bettega (bateria e percussão), Dudu Fileti (vocal) e João Paulo Ramos Barbosa (sax e flauta). Nascido em Passo Fundo, Alegre Corrêa é músico autodidata, com mais de 40 anos de carreira. Ao longo de sua trajetória, Alegre ganhou vários prêmios, sendo os mais importantes: CD do Ano (Prêmio Hanskoller – Áustria 2002),  Músico do Ano (Prêmio Hanskoller – Áustria 2003) e com o grupo de Joe Zawinul o Grammy Awards na categoria Jazz Contemporâneo (EUA 2009) sendo o único guitarrista brasileiro com esta premiação. Gravou 13 álbuns solo como compositor, arranjador e instrumentista, além de ter  integrado a Vienna Art Orquestra (AUS) e se apresentado com a Orquestra de Hannover (ALE), com a Tonkünstler Orquestra (AUS), com a Bruknerhaus Orquestra (AUS) e com a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (Porto Alegre/Brasil).

Mani Padme Trio

Formado por Yaniel Matos (piano), Sidiel Vieira (baixo acústico) e Ricardo Mosca (bateria), o grupo lança o seu terceiro álbum, Vôo. Diferente dos dois primeiros discos que são baseados só em composições de Yaniel Matos, Vôo apresenta duas composições de Sidiel Vieira, que agora integra o trio substituindo Zeca Assumpção, dois clássicos da música brasileira, além das composições do Yaniel. No disco, o Mani Padme Trio reafirma “não pertencer a uma categoria musical precisa e identificável, se não àquela ampla e onicomprensiva da grande música, aquela que consegue transcender as intensões do próprio autor até assumir uma validade universal. A música do Mani Padme tem o ritmo de um respiro, a profundidade de um pensamento, a beleza de um sorriso, a vitalidade de uma criança que corre. É simples, espontânea, imediata e fala diretamente com a alma. É música que apenas os grandes artistas sabem criar”, como afirma Marco Giorgi.

Jorginho do Trompete e Quarteto

Jorginho do Trompete surgiu feito um meteoro a partir do show e do disco Amém, de Nei Lisboa, quando despontou como um jovem fenômeno do trompete. Em 1999 gravou um CD de música instrumental com composições próprias, ano que também passou a ser membro da Banda Municipal de Porto Alegre. Em 2005, Jorginho do Trompete e a CIA Paulista gravaram DVD de música instrumental. Já se apresentou solo ou com outros artistas em vários países como Itália, França, Uruguai e em 2006 excursionou com o lendário trompetista Márcio Montarroyos, um ícone do trompete brasileiro. Neste show, Jorginho, considerado virtuose no trompete, traz ao palco do POA JAZZ FESTIVAL seu quarteto formado por Luiz Mauro Filho (piano), Rodrigo Maia (contrabaixo) e Rafael Marques (bateria). No repertório estão diversas composições de Jorginho que prometem esquentar a terceira edição do festival com muitos improvisos.

Adrián Iaies e Rodrigo Agudelo

Como si te estuviese viendo é o resultado final, plasmado em registro discográfico, da parceria artística de vários anos entre Adrián Iaies e Rodrigo Agudelo. O disco, gravado em apenas uma sessão, é uma coletânea de músicas originais, compostas especialmente por Iaies para o formato de dueto de piano e guitarra. No álbum, Agudelo alterna guitarra elétrica e violão, e o som final é a prova da cumplicidade que os dois artistas encontram tanto no dueto quanto neste repertório de jazz songs. Iaies e Agudelo integram o elenco de artistas mais proeminentes da atual cena jazzística de Buenos Aires. Guitarrista e compositor da nova geração, altamente requisitado por seus pares, Agudelo já lançou seus próprios discos, além de ter figurado como arranjador em inúmeros álbuns, especialmente de cantores de jazz argentinos. Iaies é também uma referência argentina do jazz nas últimas duas décadas. Com mais de 20 discos lançados como líder musical, pianista, compositor e arranjador, é, há muito tempo, o diretor artístico do prestigiado Festival Internacional de Jazz de Buenos Aires. Em 2016, foi nomeado diretor da Usina del Arte, um dos centros culturais mais importantes da cidade. Ademais, conta com mais de 300 concertos no exterior, prêmios locais e três indicações ao Grammy Latino.

SERVIÇO
POA JAZZ FESTIVAL
Dias 20, 21 e 22 de janeiro
Sexta, sábado e domingo, a partir das 20h
Abertura dos portões às 19h
Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal)

Sexta feira, Dia 20
Paulo Bellinati e Marco Pereira
Marcos Paiva e Daniel Grajew em Duo Bailado
Rodolfo Stroeter, André Mehmari e Tutty Moreno com participação de Mônica Salmaso

Sábado, Dia 21
Kula Jazz
Julio Herrlein Quarteto
Alegre Corrêa Grupo

Domingo, Dia 22
Mani Padme Trio
Jorginho do Trompete e Quarteto
Adrián Iaies e Rodrigo Agudelo

INGRESSOS
Avulsos: R$ 80 por noite / R$ 40 meia-entrada
Passaporte: R$ 210 para as três noites / R$ 105 meia-entrada (disponíveis somente até o dia 20 de janeiro)

PONTOS DE VENDA
(sem taxa de conveniência):
Bilheteria do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal – Entrada B – Nível Guaíba)
A partir do dia 17 de janeiro: de terça a quinta-feira, das 11h às 21h; de sexta a domingo, das 11h às 22h.

(com taxa de conveniência):
www.blueticket.com.br
Multisom da Andradas (Rua dos Andradas, 1001)
Multisom do Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181)
Multisom do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300)
Multisom do Bourbon Shopping Ipiranga (Av. Ipiranga, 5200)
Multisom do Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800)

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Palestras e debates
Sempre às 19h, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698 – Centro)
Entrada franca. Senhas são distribuídas uma hora antes das atividades, no StudioClio.
Dia 9 de janeiro (já realizada): Mesa-redonda Jornalismo Cultural: daqui pra onde?, com Juarez Fonseca, Lúcio Brancato, Luiz Gonzaga Lopes, Roger Lerina, Fernanda Carvalho e Paulo Moreira, mediado por Francisco Marshall
Dia 16 de janeiro: Debate Produção Cultural: caminhos e desafios, com Ilton Carangacci, Carlos Branco, Dedé Ribeiro, Rodrigo Nascimento e Liege Biasotto e mediação de Ralfe Cardoso
Dia 19 de janeiro: Palestra Novo Cenário Musical, com Jacques Figueras, no StudioClio

Masterclasses
Sempre às 11h, no Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
Entrada franca mediante inscrição prévia até o dia 18 de janeiro no link goo.gl/DkEF0g.
20 de janeiro: Masterclass com Marcos Paiva (contrabaixo)
21 de janeiro: Masterclass com Paulo Bellinati (violão)
22 de janeiro: Masterclass com Alegre Corrêa (guitarra, percepção musical e harmonia funcional)