Projeto Viva Praça terá sua terceira edição na Dimelo neste sábado, em Novo Hamburgo

A Viva Praça, projeto cultural de ocupação do espaço público que fomenta a cultura regional, terá sua última edição neste sábado, 21 de janeiro, na praça Pedro Alles, mais conhecida como Dimello Skatepark, em Novo Hamburgo. O local vai receber uma programação cultural e atividades de música, artes visuais, gastronomia e artesanato, a partir das 12 horas. Além de valorizar diferentes braços da cultura local, o projeto também pretende requalificar as praças e incentivar que a comunidade utilize esses espaços.

Um dos objetivos da Viva Praça é reativar a cultura de ocupação dos espaços públicos pela sociedade civil. Outro é fomentar a economia regional e artesanal, fugindo das grandes empresas, empoderando a política das comunidades. E, claro, a vivência e apreciação das diversas expressões culturais das nossas gentes também tem que ser presença marcante nos eventos”, afirma Rafael Roos, produtor do projeto Viva Praça.

No dia 21, estão confirmados os shows de Sotom Blues, Conjunto Linhares e Naddo Entre Gigantes, além de outras expressões da cultura regional, como a feira de alimentos orgânicos, feira de artesanato, roda de capoeira com o Grupo Angola Matagal, roda de conversa com o Coletivo Afro Juventude Hamburguense e feira de feira de artes com curadoria de Débora Sarmento. Bebida e comida regional também tem espaço garantido na programação da Viva Praça. A Dimello (Praça Pedro Alles), fica na Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo

O projeto Viva Praça foi contemplado com edital do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Estado da Cultura. A verba recebida viabilizou a realização de três edições do evento itinerante, já tendo sido realizado na Praça 20 de Setembro, na Praça do Boa e com a terceira última edição agendada para a Dimello.

O projeto Viva Praça tem o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, contemplado com o Edital SEDAC nº 03/2015 – Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura. O projeto é uma realização da Imago Produtora, com produção da Casa de Cultura da Terra e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, Diretoria da Economia Solidária, Associação dos Artesãos de Hamburgo Velho, Cooperativa Colabore e Tipograma Design Gráfico.

PROGRAMAÇÃO – Dimello (Praça Pedro Alles)

12 horas Início do evento ao som da praça
13h30 Show Sotom Blues
15 horas Roda de Capoeira com o Grupo Angola Matagal
15h30 Conversa sobre arte e sobrevivência
17 horas Show Conjunto Linhares
18h30 Show Naddo Entre Gigantes
20 horas Encerramento 

BEBIDA E CERVEJA REGIONAL:

Bebidas da Terra (Spritz, Água da Lomba, Sucos Bellé)
Baita Bier 
Cervejaria Elementum
Armazém do Chopp
RubeBeer 

COMIDA REGIONAL:

Rose e Manu (cucas, pastéis, tortas, quiches, carreteiro)
Tapioca da Tia Ica (tapiocas, pamonhas)
Personal Chef Tobias Schaefer
Mandinho Burger (hambúrguer)
Pastifício Francesca (massas e molhos)
Pipoca

Churros


MÚSICA REGIONAL:

Naddo Entre Gigantes

Conjunto Linhares

Sotom Blues


EXPRESSÕES CULTURAIS E OUTRAS ATRAÇÕES:

– Oficina de artesanato
– Feira de alimentos orgânicos
– Feira de artesanato
– Roda de Capoeira com o Grupo Angola Matagal
– Roda de conversa com o Coletivo Afro Juventude Hamburguense
– Venda de mudas do Sítio Lewa Esperança
– Feira de Artes com curadoria de Debora Sarmento

Por: Marina MEtz