The xx lança disco mais aperfeiçoado e com estilo próprio

Após 4 anos de espera os fãs do trio inglês The xx já podem comemorar, a banda lançou nesta sexta-feira (13) o terceiro disco de sua carreira. I See You contém 10 faixas e passa por uma renovação da banda, não que o som delicado tenha sumido neste disco, mas o novo disco é bem mais “dançante” e melhor do que o Coexist.

Nas 10 faixas, estão presentes todos os detalhes que emplacaram a banda: vocais incríveis, arranjos minimalistas, samplers e economia do baixo. Os vocais de Oliver Sim e Romy Madley-Croft continuam surpreendentes, criando um lindo encontro entre voz masculina e feminina. Na música “On Hold” achei a voz de Romy muito parecida com a de Bono Vox, do U2. Em “Lips” a banda mostra uma pegada mais ‘teatral’, e tem um ritmo de opera, e o riff da guitarra entra perfeitamente nos versos melancólicos.

Jamie xx é um dos melhores produtores do gênero indie pop, em compensação aparecem bem menos as secas e empolgantes batidas programadas pelo produtor. O disco oscila muito entre electro pop e indie pop, isso deixa ainda mais introspectivo e um tanto hipnotizante. Jamie contou com a colaboração de Rodaidh McDonald, na produção.

Por fim, esse disco aparece como um novo marco na carreira do grupo, pois bandas que seguem a mesma fórmula ao longo da carreira costumam ser apontadas como repetitivas ou pouco surpreendentes. Isso não aconteceu com o The xx, o grupo procurou aperfeiçoar uma estética que já se tornou própria.

O disco tem 39:15 minutos de duração, e os destaques ficam por conta de “On Hold”, “Lips”, “Dangerous” e “Say Something Loving”, faixas que surpreendem por todo o conceito envolvido na sonoridade, no tempo e na evolução musical. Os disco conta com a participação da baterista Stella Mozgawa, do Warpaint.

Lembrando a banda voltará ao Brasil em 2017. Os músicos farão uma apresentação no Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos estão a venda no link.

Ouça o disco no Spotify: