The Brothers Orchestra e Hermeto Pascoal fazem show gratuito na Redenção

Em poucos dias, a música instrumental vai promover uma verdadeira invasão em Porto Alegre, em lugares onde talvez nunca tenha estado. O projeto Homenagem ao Jazz, apoiado pelo Porto Alegre Jazz Festival, vai ecoar em todos os cantos da capital, com apresentações gratuitas e oficinas de iniciação musical para crianças. Como ápice dessas investidas musicais pela cidade, o projeto terá uma grande apresentação gratuita na Redenção em homenagem aos 80 anos de um dos mais celebrados e reconhecidos instrumentistas brasileiros, Hermeto Pascoal. No tributo, que acontecerá no dia 15 de janeiro, às 11h, e que terá participação do homenageado, a The Brothers Orchestra executará músicas do artista em arranjos especialmente criados por Hermeto para a Big Band. O grupo também mostrará toda sua versatilidade e competência com seus grandes instrumentistas apresentando parte de seu repertório.

O projeto também promoverá, entre os dias 11 e 14 de janeiro, diversos shows de bandas gaúchas em bares que abrigam jazz o ano todo na capital. Serão quatro apresentações com  entrada franca: Jazz à Pampa (dia 11, às 22h, no London Pub), Nicola Spolidoro Trio (dia 12, às 22h, no London Pub), grupo MOIO (dia 13, às 20h, no Groovaholic) e Sopro Cósmico (dia 14, às 20h, no Groovaholic).  Os porto-alegrenses também poderão ser pegos de surpresa pelo jazz em dez intervenções “relâmpago” previstas para o período, com a já tradicional POA JAZZ BAND dando algumas canjas pela capital.

A parcela mais importante do projeto, porém, será vista por poucos em uma iniciativa de  educação musical pela cidade. Serão realizadas, em março, 30 oficinas dentro de escolas públicas e ONGs, com músicos e professores, voltada à iniciação musical, atingindo cerca de 900 alunos gaúchos. Entre as instituições, estão a Aldeia da Fraternidade, a ONG Cirandar, e um lugar simbólico para a educação musical na Capital, a Escola Heitor Villa Lobos, que mantém uma orquestra fixa e um coral, com um trabalho de referência pedagógica na aproximação de música e jovens carentes.

O projeto Homenagem ao Jazz conta com financiamento do Pró-cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Traga Seu Show com planejamento cultural da Um Cultural. Conta com patrocínio máster da Vivo, patrocínio do Banrisul e da Dufrio, apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre e apoio do BarraShoppingSul, Estação Filmes, Groovaholic, Instituto Goethe, London PUB, Rádio União FM, StudioClio, Tango – Gravações em Movimento, Tape Motion e Visitors Bureau.

O POA JAZZ FESTIVAL APOIANDO O PROJETO HOMENAGEM AO JAZZ
Desde sua primeira edição, o POA JAZZ FESTIVAL tem apoiado a realização de homenagens a grandes músicos brasileiros no palco da Redenção. Foi assim na primeira edição com João Donato em homenagem aos seus 80 anos. Também assim foi com o tributo e homenagem a Milton Nascimento na segunda edição, com mais de 25 mil pessoas aplaudindo. Agora, o festival apoia o projeto Homenagem ao Jazz na realização de uma grande comemoração aos 80 anos de Hermeto Pascoal, com a Big Band gaúcha The Brothers Orchestra.

CONHEÇA AS BANDAS DOS SHOWS EM BARES

JAZZ À PAMPA
A Jazz à Pampa surgiu da vontade de fazer música instrumental brasileira sem deixar de lado o tradicional jazz americano, resultando no que se pode chamar de música universal. Formada por Isaias Luz (guitarra), Rodrigo Cordeiro (bateria), Terence Veras (guitarra) e Vinicius Poletto (baixo), o grupo apresenta um repertório baseado exclusivamente em compositores brasileiros como Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Cesar Camargo Mariano, Toninho Horta, entre outros.

NICOLA SPOLIDORO TRIO
Reunindo grandes nomes da cena instrumental, o guitarrista e compositor Nicola Spolidoro preparou este show com alguns tema do seu CD Roda Gigante, trabalho que recebeu duas indicações ao Prêmio Açorianos como Melhor CD e Melhor Compositor, além de outras releituras especiais de nomes como Brad Mehldau, Kurt Rosenwinkel, Baden Powell, Gilberto Gil, João Donato, Milton Nascimento e George Benson. O quarteto para este show será formado por Nicola Spolidoro (guitarra), Luke Faro (bateria), Matheus Kleber (teclado e acordeom) e Caio Maurente (baixo).

MOIO
A banda Moio nasceu da afinidade e a vontade de experimentação musical livre onde a bagagem individual de cada integrante pudesse ser explorada. Baseado na linguagem da música negra de maneira geral, o grupo tem em seu repertório temas instrumentais que transitam entre o funk, hip hop, jazz, soul e choro. Prezando pelo refinamento estético e a apurada execução musical, o show da banda transita entre temas instrumentais autorais e releituras de músicas das mais variadas vertentes. No show, o público poderá apreciar uma versão moderna “groovada” de “corta jaca”, um choro clássico de Chiquinha Gonzaga, e logo em seguida uma releitura de Get Up Stand Up, de Bob Marley. Além de melodias e harmonias diversificadas, há espaço para muita improvisação e criação aflorada nos temas próprios da banda.

SOPRO CÓSMICO
A banda instrumental formada em 2012 teve seu primeiro disco Outono Psicodélico lançado em novembro de 2014 com composições de Max Sudbrack. Com uma mistura de jazz com progressivo e psicodelia, também pode ser considerada setentista. Na bateria Claudio Calcanhoto, no saxofone Pietro Duarte e nos teclados (baixo no teclado) Max Sudbrack. Os pontos marcantes das músicas são as grandes estruturas e interatividades dos improvisos entre os integrantes. A psicodelia é garantida.


SERVIÇO
HOMENAGEM AO JAZZ

SHOW DE HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE HERMETO PASCOAL
Com The Brothers Orchestra e Hermeto Pascoal
Dia 15 de janeiro
Domingo, às 11h
Parque Farroupilha (Redenção) – em frente ao Arco do Expedicionário
Entrada franca
Evento: The Brothers Orchestra & Hermeto Pascoal [Entrada Franca]

SHOWS EM BARES
11 de janeiro – Jazz à Pampa – 22h – London Pub (Rua José do Patrocínio, 964 – Cidade Baixa)
Evento: Jazz à Pampa – London Pub

12 de janeiro – Nicola Spolidoro Trio – 22h – London Pub (Rua José do Patrocínio, 964 – Cidade Baixa)
Evento: Nicola Spolidoro – London Pub

13 de janeiro – MOIO – 20h – Groovaholic (Rua Miguel Tostes, 263 – Rio Branco)
Evento: MOIO – Grovahoolic

14 de janeiro – Sopro Cósmico – 20h – Groovaholic (Rua Miguel Tostes, 263 – Rio Branco)
Evento: Sopro Cósmico – Groovaholic
Todos com Entrada franca

OFICINAS
EMEF Heitor Villa Lobos – 13 de março – 10h e 14h
EMEF Nossa Senhora do Carmo – 14 de março – 10h e 14h
Aldeia da Fraternidade – 15 de março – 10h e 14h
EMEF Afonso Guerreiro Lima – 16 de março – 10h e 14h
ONG Cirandar – 17 e 20 de março – 10h, 13h30 e 15h