Show musical no Teatro Renascença no dia 06 de dezembro homenageia os compositores Delma Gonçalves e Bedeu

Foto: Irene Santos

Na próxima terça-feira, dia 06 de dezembro, às 20h, O Teatro Renascença, em Porto Alegre, será palco de um grande encontro musical que pretende homenagear dois compositores referenciais na música gaúcha, notadamente nos estilos suingue e samba-rock: Delma Gonçalves e Bedeu (in memoriam). O show-tributo Na Poesia e na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu e Delma celebra o lançamento do CD homônimo, que presta tributo a dois artistas que compuseram proficuamente a partir da década de 70, até a morte de Bedeu, em 1999. Juntos, Bedeu e Delma conseguiram desenvolver uma sintonia em que a palavra da poetisa se harmonizava com as cifras das cordas do violão do também percussionista.

Foto: Irene Santos
Foto: Irene Santos

O CD duplo, Na Poesia e na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu e Delma, reúne 28 faixas, grande parte delas pesquisadas e extraídas de fitas-cassete e vinis cuidadosamente guardados e recuperados pelo maestro Marco Farias e pelo compositor Alexandre Rodrigues, que assinam a produção do álbum. Um dos destaques do disco é a participação do cantor Bebeto, que interpreta a faixa Deixa a Tristeza. Bebeto é o responsável pelo sucesso de um dos grandes hits da história da música brasileira, Menina Carolina, de autoria de Bedeu e Lelleco Telles.

O show-tributo reúne 24 dos 28 artistas que participaram do CD duplo. São eles: Adriano Trindade, Alexandre Rodrigues, Aline Preuss, Anderson Corrêa, Ba Martini, Bebeto, Célia Sorriso, Claudio Costa, Claudia Quadros, Deco Swinga, Beth Álvares, Glau Barros, Joice Mara, Kaubi Tavares, Letycia Oliveira, Luis Vagner, Marietti Fialho, Maura Salines, Maria Helena Andrade, Maria do Carmo Carneiro, Marcio Medina, Paulo Romeu, Paulo Gonzales, Serginho Moah, Tonho Crocco, Yara Lemos, Xandy Monteiro e Zê (Azemar). Não estarão no show, mas participaram do CD, os seguintes artistas: Cláudia Quadros, Letycia Oliveira, Maria Helena Andrade e Xandy Monteiro.

Os homenageados

Poetisa e compositora gaúcha, Delma Gonçalves inicia sua trajetória como autora/letrista na década de 70, atuando, também, como produtora de shows a partir de 2001, junto a artistas ligados ao gênero suingue e samba-rock do Sul, em espaços culturais alternativos de Porto Alegre. Delma entrou para o rol de compositoras em 1971, ao compor seu primeiro trabalho com Bedeu, numa gravação que ele fez em São Paulo na banda Neno Exporta Som, com a música Deixa a Tristeza, em um compacto simples pela gravadora do selo Copacabana. Após essa gravação, suas composições fizeram parte do LP da Pau Brasil e dos LPS solo de Bedeu e de outros grandes intérpretes, como Carlos Medina, Paulão da Tinga, Pagode do Dorinho, entre outras bandas deste gênero musical.
Jorge Moacir da Silva (1946-1999), mais conhecido como Bedeu foi um consagrado cantor e compositor da MPB e do samba-rock brasileiro. Iniciou sua carreira em São Paulo, onde teve diversas músicas gravadas por artistas do eixo Sudeste do Brasil. Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Dhema, Neguinho da Beija-flor e Originais do Samba gravaram suas canções, compostas com seus companheiros musicais mais freqüentes, Leleco Telles (também já falecido) e Alexandre. O seu trabalho como percussionista também obteve reconhecimento. Em 1975, retorna a Porto Alegre e forma, junto com Leleco Telles, Alexandre, Cy, Leco do Pandeiro e Nêgo Luis, o grupo de swing Pau-Brasil.

SERVIÇO:

O Quê: Na Poesia e na Canção Elas e Eles cantam Bedeu e Delma. Show reunindo 28 artistas em homenagem aos compositores Bedeu e Delma Gonçalves.
Quando: Dia 06 de dezembro de 2016, terça-feira, das 20h às 22h.
Onde: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307), Azenha, Porto Alegre-RS
Quanto: R$ 15,00
Ingressos antecipados podem ser adquiridos pelos fones (51) 30388276 e 99340990 e no local, no dia do show, a partir das 18.
Informações: 993225890

 

Por: Silvia Abreu