Black Sabbath se despede de Porto Alegre com show repleto de clássicos

15293469_678416675659529_233613849_o

Esperados por milhares de fãs desde o início da tarde desta segunda-feira (28), o Black Sabbath subiu ao palco montado no estacionamento da Fiergs, em Porto Alegre, com 30 minutos de atrasos. E como já era esperado até pelos fãs menos ardorosos da banda, o Black Sabbath fez um show sem surpresas. Seguiu à risca o set list das apresentações anteriores da turnê mundial “The End Tour”. Este foi o último show de Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler juntos em Porto Alegre.

O show abriu com “Black Sabbath”, levando o público a loucura. Na sequência veio “Fairies Wear Boots”, faixa do disco Paranoid (1970). Ozzy sempre carismático e botando todo mundo para cantar e pular durante o show. Depois a banda tocou “After Forever” e “Into the Void”, as faixas não chegaram a empolgar muito os fãs na Fiergs. A galera só voltou a pular com a sequência de “Snowblind” e “War Pigs”. “Behind the Wall of Sleep”, do disco Black Sabbath, e “N.I.B.” deram destaque ao baixo de Geezer Butler.

“Rat Salad”, outra faixa de “Paranoid”, seguida com um solo de bateria do Tommy Clufetos anunciou o que viria a seguir. “Iron Man”, clássico do mesmo álbum, fez a Fiergs tremer, com o público cantando a todo volume com Ozzy e batendo cabeça. Após este momento épico houve uma sequência de clássicos como “Dirty Women” e “Children of the Grave”, com direito a entrada errada antes da hora do Ozzy.

Após um mini solo de Tony Iommi veio a clássica “Paranoid”, que fechou o espetáculo e marcou o adeus da banda ao Rio Grande do Sul. Ao todo foram 13 músicas em 1h30 de show.

Está foi a terceira vez do Sabbath em Porto Alegre, a primeira vez foi em 1992 o com Ronnie James Dio nos vocais e a segunda em 2013 com Ozzy nos vocais. O show na capital gaúcha abre a parte brasileira da turnê “The End”, que passou por Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Argentina. Os ingleses se apresentam ainda em Curitiba (30), Rio de Janeiro (2) e São Paulo (4).

Bandas de abertura

Eram 19h30, quando a banda Krisiun subiu ao palco na FIERGS. Representando o heavy metal gaúcho e brasileiro os metaleiros tocaram por 30 minutos e aqueceram o público.

Logo após veio os americanos da Rival Sons, eles abriram o show com “Eletric Man”. Na sequência emendaram “Secret” e “Pressure and Time”. Apesar de ser um show de abertura, a banda roubou a cena e mostrou qualidade na execução das músicas, o vocalista Jay Buchanan tentou algumas palavras em português, mas depois avisou que não sabia falar a língua e que não arriscaria. “Keep On Swinging”, uma das músicas mais conhecida da banda, fechou o show muito elogiado pelo público.

Problemas no trânsito

Mais uma vez a FIERGS ficou marcada pelo acesso caótico, quem deixou pra sair de casa depois das 17h30 pegou muito congestionamento. Às 17h45 a fila de carros já tomava conta da Free Way no sentido Litoral, quem vinha de Cachoeirinha também enfrentou diversos problemas. Após o termino do show, o trânsito parou novamente e quem tentava acessar a Av. Assis Brasil pela Free Way teve que esperar mais 1 hora na fila de carros.

15303834_678416732326190_1629723616_o

 

Setlist:

  1. “Black Sabbath”
  2. “Fairies Wear Boots”
  3. “After Forever”
  4. “Into the Void”
  5. “Snowblind”
  6. “War Pigs”
  7. “Behind the Wall of Sleep”
  8. “N.I.B.” (Geezer Butler solo)
  9. “Rat Salad” (Tommy Clufetos solo)
  10. “Iron Man”
  11. “Dirty Women”
  12. “Children of the Grave”
  13. “Paranoid”