Mais música, teatro e dança na capital: Unisinos vai abrir teatro com 600 lugares em Porto Alegre

unisinos

TEATRO UNISINOS
Agora, os gaúchos terão mais um espaço de cultura e arte para os dias de lazer. Pensando em exibir diferentes manifestações artísticas, o Teatro Unisinos será versátil e poderá assumir tanto o aspecto de uma sala de concerto, quanto o de um teatro italiano. O espaço, que será construído ao lado da torre educacional da Unisinos Porto Alegre, contará com 600 lugares. O projeto novo campus ainda está sendo executado e deverá estar concluído até o final do primeiro semestre de 2017.

“Vamos ampliar o acesso à cultura para crianças e jovens e para toda a comunidade. Teremos um espaço de excelente qualidade com tecnologia para eventos empresariais. Porto Alegre receberá um equipamento cultural de excelência”, explica o maestro Evandro Matté.

O teatro também servirá de casa para a Orquestra Unisinos Anchieta. Fundada em 1996, pelo maestro José Pedro Boéssio, a Orquestra desenvolve uma programação artística diversificada. O grupo busca a renovação de ideias, abordagens e leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. “A ideia é estruturarmos uma programação que atenda as diversas demandas da sociedade, tanto em diferentes linguagens culturais como em acesso”, enfatiza Evandro.

Vida com Arte
O Vida com Arte é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, executado por meio da música. O projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida de 240 crianças e adolescentes da rede pública de ensino de São Leopoldo e Porto Alegre. As atividades trabalham o ensino de música e a formação cidadã, no horário em que as crianças não estão na escola. Os jovens são atendidos por 25 profissionais, entre professores instrumentistas, professores de musicalização, psicólogos e uma assistente social.

Na capital, o projeto atua em parceria com a Associação Santa Zita de Lucca, atendendo a comunidade do bairro Partenon, onde a instituição está localizada. A ampliação da Universidade em Porto Alegre também impactará o projeto, que terá aumento no número de vagas.

Historicamente, a música sempre atuou no sentido da integração. A cultura tem a capacidade de eliminar barreiras étnicas, sociais e culturais, afinal, por mais que haja diferenças a linguagem é uma só. O Vida com Arte conta atualmente com duas orquestras de cordas, dois grupos de percussão, dois grupos de musicalização e o coral. Essa proposta é o primeiro passo de uma grande ação social de inclusão cultural.