Porto Alegre recebe a 2ª Mostra de Cinema Russo Mosfilm na CCMQ

a-estrela-1
“A Estrela” (2002)

Porto Alegre recebe de 24 de novembro a 02 de dezembro a 2ª Mostra de Cinema Russo Mosfilm, uma rara oportunidade de assistir a clássicos da cinematografia russa. A mostra, com entrada franca, inicia com a exibição do longa “Aleksandr Nevsky”, obra-prima de Serguei Eisenstein, totalmente restaurado. A iniciativa é uma realização da União Gaúcha dos Estudantes-UGES, UMESPA, Centro Popular de Cultura da UMES de São Paulo e Mosfilm, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, IECINE e Casa de Cultura Mario Quintana.

Além deste, serão apresentados na Sala Paulo Amorim (CCMQ – Rua dos Andradas, 736), outros sete filmes contemplando produções de diferentes épocas e gêneros (drama, guerra, fantasia e comédia musical), realizadas pelo maior e mais antigo estúdio de cinema da Rússia.

Integram ainda a programação obras baseadas em grandes peças da literatura russa. “Boris Godunov”, de 1986, com roteiro baseado na tragédia escrita pelo maior poeta russo, Alexander Sergueievitch Pushkin, dirigido e estrelado pelo grande artista Serguey Bondarchuk. “A Estrela”, de 2002, é uma filmagem do romance homônimo de Emmanuil Kazakevich, publicado em 1947, um dos escritores que escreveram sobre a tragédia da guerra, sobre as façanhas e esforços dos soldados soviéticos em sua luta contra o fascismo. E “O conto do czar Saltan”, também baseado em poema de Aleksandr Pushkin e “Um acidente de caça”, de 1978, adaptado da novela de Anton Chekhov, publicada como folhetim em 1884-85 e considerada precursora do romance policial psicológico. Completam a seleção, “Noite de inverno em Gagra”, um drama musical de 1985, “Arsenal” (1928), segundo filme da trilogia silenciosa de Dovzhenko, ambientada na 1ª Guerra Mundial, mostra o levante dos operários da fábrica de armamentos Arsenal contra o governo burguês de Kiev, por uma Ucrânia soviética, e “Cossacos de Kuban” (1949), a maior produção musical do cinema soviético.

O Mosfilm, criado em 1924 e desde 1998 dirigido por Karen Shakhnazarov, década em que foi totalmente renovado e modernizado, abriga um acervo de mais de 2.500 filmes de diretores que ajudaram a criar a história do cinema mundial, como Sergei Eisenstein, Aleskandr Dovzhenko, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Gigori Chukhrai, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gaiday e outros. Atualmente ainda é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que lhe permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade.


2ª MOSTRA DE CINEMA RUSSO MOSFILM

De 24 de novembro à 2 de dezembro de 2016
Sempre ás 19 horas
Casa de Cultura Mário Quintana (Sala Paulo Amorim) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Realização: União Gaúcha dos Estudantes-UGES, UMESPA, Centro Popular de Cultura da UMES de São Paulo, Mosfilm, Cinemateca Paulo Amorim, IECINE e Casa de Cultura Mario Quintana
Informações: (51) 3023-3936 / UGES
Evento: Mostra Mosfilm POA

Quinta-feira – 24 de novembro
19h – ALEKSANDR NEVSKY (1938 | P&B | 108 min | Guerra)
Direção: Serguei Eisenstein
Roteiro: Pyotr Pavlenko / S. Eisenstein
Música: Serguey Prokofiev.

Na primeira metade do século 13, o príncipe russo Alexandr Nevsky organiza um exército popular que derrota a invasão dos ancestrais das hordas hitleristas, os Cavaleiros Teutônicos. Com trilha musical de Prokofiev, o filme foi cuidadosamente restaurado em 2015.

Sexta-feira – 25 de novembro
19h – BORIS GODUNOV (1986 | Colorido | 140 min | Drama)
Direção: Serguey Bondarchuk
Roteiro: Serguey Bondarchuk
Música: Vyacheslav Ovchinnikov.
Bondarchuk estrela e dirige a tragédia escrita por Pushkin, ambientada nos anos 1598-1605, às vésperas da “era das perturbações”. O tema, também compartilhado pela ópera de Mussorgsky, é a ascensão e queda do czar Boris Godunov frente a um jovem monge que se faz passar pelo filho do czar Ivan IV, o Terrível.

Sábado – 26 de novembro
19h – NOITE DE INVERNO EM GAGRA (1985 | Colorido | 89 min | Drama Musical)
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Aleksander Borodyansky / Karen Shakhnazarov
Música: Anatoly Kroll.
Ex-famoso dançarino de sapateado leva uma vida discreta, mas sonha em repetir o sucesso dos anos 50. A oportunidade virá quando o programa de TV “Nomes Esquecidos” informa que ele não está mais vivo!

Domingo – 27 de novembro
19h – O CONTO DO CZAR SALTAN (1966 | Colorido I 85 min I Fantasia)
Direção: Aleksandr Ptushko
Roteiro: Aleksandr Ptushko
Música: Gavriil Popov.
Imortalizado na ópera de Rimsky-Korsakov, o poema de Aleksandr Pushkin sobre uma rainha traída pelas irmãs invejosas e exilada em uma ilha mágica com seu filho, recebe a adaptação do mestre dos efeitos especiais, cujas animações se integram à realidade com rara inteligência e leveza.

Terça-feira – 29 de novembro
19h – ARSENAL (1928 | P&B | 88 min | Guerra)
Direção: Aleksandr Dovzhenko Roteiro: Aleksandr Dovzhenko Música: Igor Belza. No segundo filme da trilogia silenciosa de Dovzhenko, que compreende “Zvenigora”, “Arsenal” e “Terra”, veterano bolchevique da 1ª. Guerra Mundial promove o levante dos operários da fábrica de armamentos Arsenal contra o governo burguês de K iev,por uma Ucrânia soviética.

Quarta-feira – 30 de novembro
19h – UM ACIDENTE DE CAÇA (1978 | Colorido | 107 min | Drama)
Direção: Emil Loteanu
Roteiro: Emil Loteanu
Música: Evgueny Doga.
Adaptado da novela de Anton Chekhov, publicada como folhetim em 1884-85 e considerada precursora do romance policial psicológico, o filme penetra no vazio moral da aristocracia decadente ao narrar o drama da jovem Olga, cobiçada por três homens de meia-idade.

Quinta-feira – 1º de dezembro
19h – A ESTRELA (2002 | Colorido | 97 min | Guerra)
Direção: Nikolay Lebedev
Roteiro: Aleksander Borodyansky / Evgueny Grigoryev / Nikolay Lebedev
Música: Aleksey Rybnikov.
Grupo especial do Exército Vermelho – codinome, A Estrela – é enviado a uma missão de reconhecimento atrás das linhas inimigas, no verão de 1944. Refilmagem do romance homônimo de Emmanuil Kazakevich, publicado em 1947, com sucesso instantâneo de público e crítica.

Sexta-feira – 02 de dezembro
19h – COSSACOS DE KUBAN (1949 | Colorido | 110 min | Comédia Musical)
Direção: Ivan Pyryev
Roteiro: Nikolay Pogodin
Música: Isaak Dunayevsky.
Nas estepes do rio Kuban, dois kolkhozes (cooperativas agrícolas) competem paraver quem consegue colher mais trigo. Realizado em cores, “Cossacos do Kuban” foi a maior produção musical do cinema soviético.