Peça “GPS Gaza” propõe reflexão sobre questões humanas e diversidade

Foto: Marian Sta Rosta

Peça será apresentada no Teatro Univates no dia 2 de dezembro.

Teatro, palavra derivada do grego theaomai (θεάομαι), significa olhar com atenção, perceber, contemplar. Provocar reflexão e dar visibilidade a diferentes pontos de vista são exemplos de como essa forma de manifestação artística desempenha uma função social para além da contemplação artística. É justamente nesse sentido que a peça GPS Gaza será apresentada no Teatro Univates, no dia 2 de dezembro, às 20h.
Foto: Marian Sta Rosta
Foto: Marian Sta Rosta
Conhecida mundialmente, a Faixa de Gaza, no Oriente Médio, é uma referência. Mesmo assim, o local, palco de atrocidades que se tornam comuns no noticiário internacional, não é, nem de longe, o exemplo mais expressivo do desapossamento, do sofrimento e da violência contra homens, mulheres e crianças. Para além da conjuntura política, econômica e religiosa, o espetáculo GPS Gaza trata das questões humanas envolvidas nesse tipo de experiência. Países como Ruanda, Bangladesh, Venezuela, Filipinas, até mesmo o Brasil, e povos como os curdos, armênios, judeus, palestinos, japoneses, tibetanos, sírios, entre tantos outros, foram abusados ao longo da História. Ainda hoje servem a interesses que não incluem o respeito às pessoas e às suas necessidades.
Com duas atrizes e uma tela, diferentes vozes, projeções e cenas que vão do cômico ao dramático, o espetáculo faz referência à conhecida Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A peça, porém, não se debruça apenas sobre os problemas de judeus e palestinos: percorre o mundo – em grandes guerras ou nos conflitos cotidianos da convivência –, em locais onde até Deus é vendido de acordo com interesses políticos e econômicos.
Os ingressos podem ser adquiridos a partir de R$ 20,00 (meia entrada) na bilheteria do Teatro Univates ou pelo site da Ingresso Rápido. O horário de atendimento da bilheteria é de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 22h30min.
A classificação etária é de 14 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
Saiba mais

GPS Gaza estreou em setembro de 2014 como espetáculo convidado do 21o Festival Internacional de Teatro Porto Alegre em Cena. No mesmo ano, foi indicado em cinco categorias do Prêmio Açorianos de Teatro (roteiro, atriz coadjuvante, atriz, direção e espetáculo).

Entre outros, participou do 25o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, em Pernambuco, em 2015; do 22o Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, em Florianópolis, Santa Catarina, em 2015; da 15a e da 16a edição do Porto Verão Alegre (em 2014 e em 2015); além do 1o Festival de Teatro Regional em São Paulo, em março deste ano.

SERVIÇO

O que: Peça GPS Gaza

Quando: 2 de dezembro, sexta-feira

Horário: 20h

Onde: Teatro Univates (rua Avelino Tallini, 171, Lajeado/RS)

Classificação etária: 14 anos

Ingressos: Bilheteria do Teatro Univates e site Ingresso Rápido

Por: Nicole Morá00s