Exposição celebra os dez anos da Galeria Mario Quintana da Trensurb

Exposição “Galeria Mario Quintana: A Trajetória” traz imagens de algumas das mais de 100 mostras que já foram destaque no espaço cultural localizado na Estação Mercado.

30808805936_1d4d94c31f_z
Foto: Tadeu Vilani

Em 21 de março de 2006, a Trensurb batizou o túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado com o nome de Galeria Mario Quintana. Desde a cerimônia de inauguração, no ano do centenário do poeta, uma década se passou e mais de 100 exposições estiveram em exibição no espaço, destacando o trabalho de diversos fotógrafos e artistas, consagrados ou iniciantes.

Em comemoração aos dez anos de atividades,  o local recebe a exposição Galeria Mario Quintana: A Trajetória, composta por fragmentos de diversas mostras que já passaram pelo espaço. Entre elas: Acrópole, de Ale Horn, que trouxe fotos da Catedral Metropolitana de Porto Alegre; Especial? Sim!, que trouxe o olhar diferenciado de diversos fotógrafos sobre histórias envolvendo pessoas com deficiência; Porto Alegre 2007, com fotos de Eurico Salis homenageando o aniversário da capital; Peladas: Futebol sem Fronteiras, que registrou a paixão pelo futebol ao redor do mundo através das lentes de Caio Vilela; Crede ut intelligas, do fotógrafo Tadeu Vilani, que retratou obras sacras em cemitérios de diversos países; Recortes no Metrô, do artista gráfico Pablo Aguiar, que mesclou ilustrações de passageiros de transporte público a fotos dos ambientes em que se encontram.

O diretor-presidente da Trensurb, Francisco Hörbe, declara que “é com muito orgulho que a Trensurb registra os dez anos de existência da Galeria Mario Quintana”. Para Hörbe, a galeria é “um desses espaços para o encontro entre os usuários do metrô e a criação artística, nessa passagem muitas vezes rápida até o embarque ou desembarque”. Ele agradece a todos que participaram não só como expositores, mas como promotores do espaço e deseja vida longa à iniciativa.

Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres é o atual responsável pela gestão da galeria. Ele diz que o espaço “é resultado do esforço de diversas pessoas que já atuaram em nossa área e que entenderam a possibilidade e importância de intervenção cultural naquele local”. Há cinco anos participando desse trabalho, Ayres afirma que “busca trazer trabalhos de criação absolutamente diversa. Autores reconhecidos ou não ainda, fotógrafos, ilustradores, artistas de inspirações variadas têm sido parceiros nesse processo”.

Publicitária e ex-metroviária, Teka Silveira atuou por sete anos como curadora da Galeria Mario Quintana. Ela destaca o “caráter acessível” e a “diversidade de artistas e mostras” da galeria. “Acredito que o passageiro que parte ou que chega e que tem uns minutos para contemplação e reflexão ali no espaço acaba por fazer um outro tipo de viagem, pessoal e intransferível, pela arte e pela cultura”, afirma.

A nova exposição permanece até 10 de janeiro. Em breve, a Trensurb irá lançar também um livro-catálogo comemorativo, registrando todas as exposições que já passaram pela Galeria Mario Quintana.

Serviço

O quê: exposição Galeria Mario Quintana: A Trajetória.
Quando: de 9 de novembro de 2016 a 10 de janeiro de 2017, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

 

Por: Imprensa Trensurb