Parque dos Rosa será entregue hoje em Canoas

Casa dos Rosa foi reformada e restaurada para abrigar diversas atividades culturais. Antiga Estação do Trem também será entregue à comunidade.

maior_alta_vistoria_no_rosa_ireno_jardim_11

O Parque dos Rosa, que vai abrigar a imponente Casa dos Rosa e uma rica área de lazer em meio à natureza em pleno centro de Canoas (Avenida Victor Barreto), será inaugurado nesta quinta-feira (10), a partir das 17h. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, entregará à comunidade a reforma da Antiga Estação de Trem, que fica em frente ao Parque dos Rosa, e que será o espaço para ensaios e apresentações de grupos de teatro, música e dança. A cerimônia vai contar com apresentações do Canoas Coletivo de Dança, dos grupos que ocuparão a Estação, e do jovem músico da Ospa Weslei Felix Ajarda.

Sonho antigo

A criação do Parque dos Rosa coroa um dos mais alentados desejos dos canoenses: o da preservação e uso da Casa dos Rosa, considerada como a mais antiga edificação do Município. Em seu minucioso trabalho de restauro e reforma iniciado no ano passado, foram investidos R$ 2.163.886,42, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto executivo e arquitetônico leva a assinatura da Kiefer Arquitetos, e as obras ficaram a cargo da Interativa Construções. A equipe da Kiefer Arquitetos também está preparando um registro, em livro, com o resultado da restauração, com fotos de Fabio Del Re. Toda obra contou com o acompanhamento do Escritório de Engenharia e Arquitetura do município.

O novo espaço

A Casa, com um total de 508m², vai passar a abrigar o acervo do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha e também contará com salas multimídia para exposições e um café com vista ampla para os jardins que compõem o Parque dos Rosa. A primeira exposição que poderá ser conferida já a partir desta quinta-feira é “Casa dos Rosa – Fragmentos (1894-2016)”, com curadoria de Yara Balboni e de Rafael Muniz, que  mostra um pouco da Casa antes do restauro, a partir de fragmentos de parte da construção que dialogam com fotografias de Israel Tavares Boff.

Além de um playground para as crianças e um caminho para um passeio na área externa da Casa, o Parque dos Rosa vai também contar com uma obra de arte feita especialmente para o espaço: estarão duas esculturas assinadas pelo artista plástico Pedro Girardello, que ficarão no jardim em frente à Casa.

A obra é formada por um grupo de esculturas com duas “ginastas” em ponte, com altura entre 2,0m e 3,0m, pernas em tubo de aço inox e corpo em resina, fibra de vidro e pintura em poliuretano. “A ideia é de que as pessoas possam, de alguma forma, interagir com a obras, sentando-se embaixo dela, em meio aos arcos. É uma obra de aparência frágil, mas de forte significância”, diz o escultor e também arquiteto.

Um pouco de história
A Casa dos Rosa foi construída em estilo “chalé de chácara”, com telhas francesas e adornos lambrequins em sua composição original. É datada do início dos anos 1900, sendo a construção mais antiga da cidade. A urbanização de Canoas se deu a partir da transformação de grandes áreas de terras da Fazenda do Gravataí, adquiridas por abastadas famílias de Porto Alegre. O lote número 1 foi adquirido por Antônio Lourenço Rosa, em 27 de junho de 1894. A residência, conhecida como a “chácara da família Rosa”, era um local aprazível em meio à densa vegetação nativa da região. Durante sua história, o imóvel sofreu dois incêndios que quase destruíram a residência. Em julho de 2009, a construção foi tombada como Patrimônio Cultural do município.
Por: Daniel Soares – PMC