Fado e Poemas de Fernando Pessoa fazem parte do repertório de shows de Joana Reais em Porto Alegre

De 10 a 14 de Novembro Joana Reais apresenta os espetáculos GRANDE NOITE DE FADOS e PESSOA EM MIM em Porto Alegre e Canoas.

Por: Morgana Mazzon
Por: Morgana Mazzon

GRANDE NOITE DE FADOS

Trata-se de um espetáculo intimista e de encanto, por entre fados clássicos e fados contemporâneos, numa homenagem ao estilo musical português elevado a Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO que não deixará ninguém indiferente.

Joana Reais, cantora portuguesa radicada em São Paulo desde 2015, é a voz deste elogio à terra que a viu nascer – Lisboa – e das suas interseções por esse mundo fora, acompanhada pelos músicos Beto Chedid na guitarra portuguesa, Diego Costa no violão e Cézar Ferreira no acordeon.

O Fado, antes de ter sido música, era um sentimento português descrito frequentemente nos poemas de Luís de Camões. Como qualquer arte viva, sofreu influências – árabes, irlandesas, escandinavas, brasileiras, africanas – e tem na sua origem ligações com outros estilos musicais. Por esta razão, não será de estranhar que nesta GRANDE NOITE DE FADOS se vislumbre uma milonga, um samba ou até uma valsa.

 

PESSOA EM MIM, uma interpretação musical para a obra de Fernando Pessoa

O espetáculo PESSOA EM MIM tem a direção artística assinada pela cantora portuguesa Joana Reais que, em conjunto com o violonista e compositor brasileiro Beto Chedid, elaborou uma dramaturgia teatro-musical a partir da obra do maior poeta português do séc. XX.

Este é um espetáculo de canções autorais e algumas releituras de grandes compositores portugueses, exclusivamente composto por poesias de FERNANDO PESSOA.

PESSOA EM MIM procura traduzir em linguagem musical o universo multifacetado, ora duro, ora doce, ora pessimista, ora crente nas sensações como base de toda a arte, ora metafísico, ora à procura do prazer das coisas, do maior poeta português do séc. XX. Nos seus heterônimos, mas, e sobretudo, em Fernando Pessoa, a poesia é dotada de uma nova musicalidade, de uma adjetivação expressiva, de uma pontuação emotiva, de uma grande utilização de comparações, metáforas e oxímoros (vários paradoxos) – afinal de contas, falamos de um dos protagonistas do Modernismo Português

 

Ficha Técnica:

Joana Reais: Direção Artística e Voz

Beto Chedid: Guitarra Portuguesa e Violão Acústico Diego Costa: Violão Acústico Cezar Ferreira: Gaita-ponto (acordeon diatônico) Romes

Pinheiro: Luz e Som

 

Serviço:

Grande Noite de Fados

Dia 10 de Novembro, quinta-feira, às 21 horas

Greta Café e Bistrô (Av. João Wallig, 788, Porto Alegre – RS)

 

Dia 11 de novembro, sexta-feira, às 20 horas

Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, nº 6270, Canoas – RS)

 

Dia 13 de novembro, domingo, às 20h30min

Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22, Porto Alegre – RS)

 

Pessoa em Mim

Dia*12 de novembro, sábado, às 20 horas

Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, nº 6270, Canoas – RS)

 

Dia 14 de novembro, segunda-feira, às 20 horas

62ª Feira do Livro de Porto Alegre

 

 

Por: Liane Strapazzon