Grupo Medula se apresenta no Salão de Atos da UFRGS na próxima quarta feira

medula1
Grupo de pesquisas sonoras da UFRGS se apresenta dentro do projeto Som no Salão, na próxima quarta feira, dia 09

 

O próximo show do projeto Som no Salão 2016 será com a Medula – coletivo de experimentos sonoros formado por artistas ligados ao Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da Ufrgs. A apresentação será no dia 9 de novembro, às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110), com entrada franca.

O grupo apresentará o espetáculo multimídia Forças, que misturaalta e baixa tecnologia, ações, objetos, textos e vídeos, produzindo diversas sonoridades, em uma sequência de onze números apresentados de forma contínua, sem interrupção, que alternam noise, pancadão, imagens vertiginosas, barulheira, ações performativas, texturas, microsons e superposição de narrativas sonovisuais.O trabalho teve sua estreiana abertura do 3º Kino Beat, em outubro, em Porto Alegre.

No show, entram em cena objetos grandes em contraste com pequenos – alguns destes construídos pelo grupo e colocados ao lado de outros de tecnologia já consolidada. Desta forma, são produzidos tanto sons acústicos quanto amplificados, com variações de intensidade, combinando adensamentos, beats e ruídos. O grupo lida com rupturas e quebras de expectativa, utilizando o espaço cênico como parte e da experiência total do espetáculo.

MEDULA
A Medula é formada por André Brasil (mesa de som e instrumentos inventados), Chico Machado (aparelhos transoperativos e ritimifiqueitor), Carlos Ferreira (guitarra, guitarra preparada e guitarra desligada), Isabel Nogueira (sintetizadores, voz e pedal de loop, guitarra), Isadora NocchiMartins (guitarra e pedais), Luciano Zanatta (sax, computador, guitarra e pedais), Nikolas Gomes (baixo e computador), Ricardo De Carli (vitrola, pedal de loop, pêndulo, pedais e guitarra).

No Som no Salão eles ainda contarão com a participação da DESANDANCE, protobanda que cria gravações e performances que tem na colagem o procedimento gerador. São utilizados recortes de vídeos achados na internet, improvisações gravadas e montadas, leituras abertas de partituras-esboços escritas a partir de fragmentos anotados em um caderno de rascunhos e mixagens de processos eletrônicos de transformação de som. Participam Bruno Vargas (baixo), Carlos Ferreira (guitarra), Fabrício Gambogi (guitarra) e Luciano Zanatta (sax, computador e cavaquinho transgênico).

SOM NO SALÃO
Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que têm como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da Ufrgs, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco músicos como Raquel Leão, Quinteto Canjerana, Trem Imperial, Tratak, BhiaTabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.