Bando de Brincantes promove turnê do espetáculo “Quaquarela” pelo interior do Rio Grande do Sul  

quaquarela-foto-christianbenvenuti-4
Bando de Brincantes apresenta “Quaquarela” em Bagé, Rolante e Santana do Livramento. Foto: Divulgação/Christian Benvenuti

 

Após a turnê do Bando de Brincantes pela região Norte, o grupo fará uma circulação pela região Sul com o espetáculo Quaquarela no mês de novembro, além de realizar duas atividades conjuntas: um encontro formativo e uma oficina. O projeto passará pelas cidades de Rolante (07 e 08 de novembro), Santana do Livramento (18 e 19 de novembro) e Bagé (25 e 26 de novembro).

Quaquarela, espetáculo que dialoga com o pensamento infantil e com a cultura popular, já foi apresentado mais de 110 vezes em diversas cidades brasileiras, recebendo inúmeras distinções, como os Prêmios Tibicuera de Melhor Dramaturgia, Trilha Sonora e Ator. A montagem tem direção de Viviane Juguero, que também atua na peça. O elenco se completa com Éder Rosa (responsável pelos figurinos, adereços e preparação corporal) e Toneco da Costa, que assina a direção musical e os arranjos.
O projeto engloba apresentações com tradução em libras, oportunizando que a comunidade plural reconheça sua força e sua beleza na diversidade presente em cada indivíduo que compõe o conjunto.
A iniciativa tem financiamento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Sistema Pró-cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul e apoio do SESC, Prefeitura de Rolante, Sindec/RS e TVE e FM Cultura. A entrada para todas as atividades é franca. Maiores informações pelo e-mail bando@bandodebrincantes.com.br

Espetáculo QUAQUARELA
O espetáculo foi criado a partir de brincadeiras folclóricas, quadrinhas, parlendas e adivinhas populares. Há situações lúdicas, transformadas constantemente, com música ao vivo, acrobacias e materiais cenográficos. A intenção não é descrever cenas do folclore, mas sim, vivenciar a beleza da cultura popular, a cada encontro, mostrando que ele é vivo e pulsante, no exato momento em que é vivenciado, unindo diversas gerações, alegremente. Em cena, o pirata da perna-de-pau, a bruxa da manteiga, o pintor de Jundiaí, soldados e muito mais. Há uma íntima ligação entre falas e canções, compondo uma dramaturgia performativa baseada na lógica lúdica do pensamento infantil, mobilizando os sentidos e instigando a imaginação.

Oficina BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS
A partir de brincadeiras cantadas e movimentações acrobáticas serão apresentadas reflexões sobre jogos, canções e folguedos populares nas criações cênicas destinadas às crianças e em atividades de desenvolvimento infantil.

Encontro sobre Teatro e Desenvolvimento Infantil
No encontro, será abordada a importância da arte teatral no desenvolvimento humano como um todo (sensorial, perceptivo, emocional, social e cognitivo). Serão apresentadas reflexões sobre a lógica lúdica do pensamento infantil e sobre a importância da brincadeira e da arte nas elaborações subjetivas da criança.
Realização: FAC – Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Sistema Pró-cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.

Apoio: SESC / Prefeitura de Rolante / Sindec-RS / TVE e FM Cultura

Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção: Viviane Juguero
Elenco: Éder Rosa, Toneco da Costa e Viviane Juguero
Direção musical e arranjos: Toneco da Costa
Figurinos, adereços e preparação corporal: Éder Rosa
Iluminação: Miguel Tamarajó
Oficina de brincadeiras populares: Éder Rosa e Viviane Juguero
Encontro sobre Teatro e Desenvolvimento Infantil: Viviane Juguero (Doutoranda do PPGAC/UFRGS)
Cenário, divulgação, produção e realização: Bando de Brincantes
Fotos de divulgação: Christian Benvenuti, Bruno Gomes e Kati Wichinieski
Criação de arte gráfica: Propaganda Futebol Clube

Bando de Brincantes
O Bando de Brincantes é um coletivo de arte que tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. O gosto da descoberta, o encantamento do teatro, da música, da literatura, da ilustração, o desafio da criação e a adrenalina do jogo são fontes de sabedoria e de prazer. Com mais de uma década de trajetória o grupo realiza espetáculos, livros, CDs e promove oficinas, cursos e palestras. Dentre os principais trabalhos do Bando de Brincantes estão os espetáculos CANTO DE CRAVO E ROSA, JOGOS DE INVENTAR, CANTAR E DANÇAR e QUAQUARELA. Todos os trabalhos receberam Prêmios e reconhecimento de público e crítica.

PROGRAMAÇÃO:
Rolante/RS:
Apresentação do espetáculo QUAQUARELA, com tradução em Libras
07 de novembro, às 15h
Oficina Brincadeiras Populares
08 de novembro, às 14h – oficina para professores (25 vagas)
Encontro sobre Teatro e Desenvolvimento infantil
08 de novembro, às 19h – palestra para professores
Todas as atividades acontecerão na Sociedade de Canto Carlos Gomes – Rua CARLOS HUFF, 219, Centro, Rolante/RS
Informações e inscrições: SESC Taquara: (51) 35412210

Santana do Livramento/RS:
Apresentação do espetáculo QUAQUARELA, com tradução em Libras
18 de novembro, às 15h
Oficina Brincadeiras Populares
19 de novembro, às 14h – oficina para professores (25 vagas)
Encontro sobre Teatro e Desenvolvimento infantil
19 de novembro, às 19h – palestra para professores (lotação conforme o local)
Todas as atividades acontecerão na 5ª Edição Feira do Livro Binacional da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento.

Informações e inscrições: SESC Santana do Livramento: (55) 32423210 / 32423732

Bagé/RS:
Apresentação do espetáculo QUAQUARELA, com tradução em Libras
25 de novembro, às 15h30min – LOCAL: Palco principal da 19ª Feira do Livro de Bagé.
Oficina Brincadeiras Populares
26 de novembro, às 14h – oficina para professores (25 vagas) – LOCAL: SESC Bagé
Encontro sobre Teatro e Desenvolvimento infantil
26 de novembro, às 10h – palestra para professores – LOCAL: SESC Bagé

Informações e inscrições: SESC Bagé: (53)3242-7600 (Rua Barão do Triunfo, 1280)

Todas as atividades têm ENTRADA FRANCA
Site: www.bandodebrincantes.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/bandodebrincantes.coletivodearte