Programação Arte Sesc segue até este domingo

Já está rolando a programação do Arte Sesc – Cultura por toda parte, em Canoas. Neste mês, a agenda cultural teve início dia 02 de dezembro e encerra neste domingo, 18, com espetáculos de teatro e música. Além disso, a Biblioteca do Sesc (Rua Guilherme Schell, 5340) promove atividades gratuitas de literatura, realizadas semanalmente com agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.

Nesta sexta-feira (16/12), é a vez do musical “Misa Criolla” e “Navidad Nuestra” com o COCAN de Coral de Canoas.

15577858_1209183219171333_18624635_n

A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por – e dedicada a – duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que durante o nazismo ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração. A apresentação está marcada para as 20h, no Teatro do Sesc, com entrada franca mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

 

No sábado (17/12), o Teatro do Sesc é palco da performance “Whatsapp para Shakespeare”, às 20h.

15571200_1209183445837977_48323375_n

Inspirado no universo de William Shakespeare, o espetáculo é uma sublime e merecida homenagem ao maior dramaturgo inglês de todos os tempos. Com direção artística de Carlota Albuquerque, a apresentação traz coreografias baseadas na poética das danças urbanas encenadas pelos bailarinos do Canoas Coletivo de Dança.

 

Para encerrar a programação, no domingo (18/12), a Banda da Base Aérea de Canoas traz um repertório intenso de apresentações dividido em três atos: 1º “Superman” e “The Chronicles Of Narnia”; 2º “Time Check”, “Um choro em cocha Bamba” e “But Beautiful”; 3º “Tributo a Michael Jackson”, “Caça e Caçador”, “Sapato Velho”, “Madalena” e Flor-De-Lis”.

15554688_1209183405837981_150518449_n

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Programação Arte Sesc dezembro – Canoas

 

Literatura

Mediação de histórias

Datas/horários:

15/12/2016 – 16h (quinta)

22/12/2016 – 14h (quinta)

29/12/2016 – 16h (quinta)

Local: Biblioteca Sesc Canoas (Rua Guilherme Schell, 5340)

Entrada franca, mediante agendamento prévio

 

Espetáculo musical ‘’Misa Criolla’’ e ‘’Navidad Nuestra’’ com o COCAN Coral de Canoas

Data: 16/12 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Canoas (Rua Guilherme Schell, 5340)

Regência e direção musical: Maestro Luiz André da Silva

Solista Misa Criolla: André Luiz Assum Luzardo

Solistas Navidad Nuestra: Deloni Mossmann, Maria do Carmo Both e Ronaldo Bernardes

Músicos convidados: Paulo Melo (violão), Beto Chedid (charango) e Alexandre Becker (percussão)

Sinopse: Misa Criolla – obra musical criada pelo compositor argentino Ariel Ramírez. Os textos litúrgicos foram traduzidos e adaptados pelos padres Alejandro Mayol e Jesús Gabriel Segade. A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por – e dedicada a – duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que durante o nazismo ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração. Foi composta e gravada em 1964, e lançada como álbum em 1965, com o célebre grupo folclórico Los Fronterizos (Eduardo Madeo, Gerardo López, Julio César Isella e Juan Carlos Moreno) como solista, Jaime Torres no charango, Domingo Cura na percussão, Raúl Barboza no acordeão, Luis Amaya no violão, a Cantoría de la Basílica del Socorro, regida pelo padre J. G. Segade, e uma orquestra formada por instrumentos regionais, conduzida pelo próprio Ariel Ramírez.

Simultaneamente com a Misa Criolla, Ariel Ramirez compôs Navidad Nuestra, com letra de Félix Luna, e incluída como lado B do álbum de lançamento. Ambas as obras estão relacionadas e, em algumas oportunidades, já se acreditou que a Navidad Nuestra, ou alguns de seus temas, fizessem parte da Misa Criolla. A obra já foi interpretada por renomados artistas de todo o mundo e se trata da única obra musical argentina editada nos cinco continentes.

Duração: 60 min

Classificação etária: livre

Entrada franca, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível

 

Espetáculo de dança “Whatsapp para Shakspeare” com o Canoas Coletivo de Dança

Data: 17/12/2016 (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Canoas (Rua Guilherme Schell, 5340)

Sinopse: Inspirado no universo de William Shakespeare, o espetáculo é uma homenagem ao maior dramaturgo inglês de todos os tempos. Com direção artística de Carlota Albuquerque, a montagem aborda o universo de Shakespeare com breves diálogos que tratam de maneira singular das conflituosas e intensas relações de amor e poder através de coreografias inspiradas na poética das danças urbanas, exaustivamente trabalhadas pelos bailarinos do Canoas Coletivo de Dança.

Duração: 50 min

Classificação etária: 14 anos

Ingressos: para adquirir os ingressos é preciso entrar em contato com Canoas Coletivo de Dança, através do e-mail canoascoletivodedanca@gmail.com ou pelos telefones (51) 98501-1600 e (51) 98176-7786. Os valores são a partir de R$ 5 para comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac, crianças até 12 anos, estudantes, professores, classe artística e idosos, mediante comprovação e R$ 10 para o público em geral.

 

Espetáculo Musical da Banda da Base Aérea de Canoas

Data: 18/12/2016 (domingo)

Horário: 18h

Local: Teatro Sesc Canoas – Av. Guilherme Schell, 5340

Duração: 60 min

Classificação etária: livre

Sinopse: A Base Aérea de Canoas criou sua Banda de Música em 1945, com a seleção dos músicos realizada entre as bandas de música da Marinha, Exército e Brigada Militar, e com a ajuda do Mestre de Banda de Música do Exército, Mendonça. Posteriormente, foi conduzida pelo Soldado de 3ª Classe Cincinato de Oliveira Filho, sendo que durante esse período nem todos os integrantes haviam de fato incorporado às fileiras da FAB, alguns trabalhando mesmo com trajes civis. A primeira apresentação da Banda de Música foi realizada na Semana da Asa em 1945, ainda conduzida pelo Soldado Músico de 3ª Classe Cincinato.

Hoje, a Banda de Música da Base Aérea de Canoas conta com um efetivo de 36 militares, distribuídos entre os naipes de madeira, metais e percussão. O seu atual Regente é o 2º Ten MUS Luciano Prezzi.

Repertório:

1º ATO (Banda Completa)

-SUPERMAN

Música de John Willians / Arranjo de Bob Lowden

– THE CHRONICLES OF NARNIA

Música de Harry Gregson-Williams / Arranjo Paul Murtha

 

2º ATO (Big Band)

-Time Check

Música de DON MENZA

-Um Choro em cocha Bamba

Música de Eduardo Neves / Arranjo Lucian Marcilli Krolow

-BUT BEAUTIFUL

Música de Maynard Fergson / Arranjo de David Metzger

 

3º ATO (Banda Completa e Vocais)

-Tributo a Michael Jackson

(Medley Thiller, Don´t stop ´til get enough, Bilie Jean, Blackor White, Bad, Ben, We are the World, I´ll be there) / Arranjo de Julião Barbosa

-Caça e Caçador

Música de Fábio Júnior / Arranjo de Edivaldo de Paula

-Sapato Velho

Música de Mú Carvalho / Cláudio Nucci / Paulinho Tapajós /Adaptação David Vaz

– Madalena

Música de Ivan Lins / Arranjo Hudson

-FLOR-DE-LIS

Música de Djavan / Arranjo Bira

 

Entrada franca, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo no Sesc Canoas.

 

 

Por: Sesc Canoas