E lá vamos nós: Começa nesta sexta feira (28) a Feira do Livro de Porto Alegre

feira623

A 62ª edição da Feira do Livro ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega, com entrada gratuita. A Área Infantil e Juvenil pode ser visitada diariamente, das 9h às 21h. Já à Área Geral e Internacional, o público terá acesso de domingo a sexta, das 12h30 às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 21h. Na programação para adultos, escritores de 12 países que se somam a mais de uma centena de autores brasileiros, dividindo-se em oficinas, palestras, debates, mesas redondas, encontros — além claro, de muitos autógrafos: neste ano, são mais de 700 sessões, com mais de dois mil autores. A escritora Cíntia Moscovich foi eleita a patrona da feira.

O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Theatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

leandro-karnal
Leandro Karnal: bate papo com o historiador gaúcho é uma das mais aguardadas atrações da feira deste ano

DESTAQUES

Para garantir a presença nas palestras mais concorridas da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, o público deve se programar. O Balcão de Informações irá distribuir ingressos no dia de cada evento, a partir das 12h30min, ao lado do Memorial do RS, na Praça da Alfândega. Atenção: o ingresso será válido até 10 minutos antes do evento.

Neste ano, entre as palestras e bate papos mais disputados pelo público estarão a do pacifista e escritor israelense David Grossman, no próximo domingo, às 11hs, no Theatro São Pedro (350 lugares); A do historiador gaúcho Leandro Karnal, dia 08 de novembro, às 16 horas, no Teatro Carlos Urbim (420 lugares); no 29 de outubro, às 19hs, no Teatro Carlos Urbim (320 lugares), ocorre o bate papo da cantora Adriana Calcanhotto falando sobre o livro de Eucanaã Ferraz, “Pra que é que serve uma canção como essa?”, que compilou 91 letras compostas e interpretadas pela compositora gaúcha.

O livro de crônicas “Amores impossíveis e outras perturbações quânticas” (Dublinense, 2016), de Lucas Silveira, vai orientar o bate-papo do músico e escritor, que participará da programação. O público irá encontrá-lo no Teatro Carlos Urbim no dia 10/11, às 14h. Serão distribuídos 320 ingressos.

No dia 2/11, às 19h, também no Teatro Carlos Urbim, a conversa será sobre o lançamento do livro A odisseia: memórias e devaneios de Jupiter Apple (Azougue Editorial, 2016), num debate com Juli Manzi, Marcelo Ferla e Cristiano Bastos, seguido de um pocket show de “Juli Manzi e os Amigos de Júpiter”. No total, estarão disponíveis 320 senhas.

Daniel Galera, Daniel Pellizzari, Clara Averbuck e André Czarnobai falam sobre o zine eletrônico Cardosonline, site icônico dos anos 90 e que encerrou seu ciclo em 2001, à partir das 18:30, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo.


62ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

De 28 de outubro à 15 de novembro de 2016
Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre
Realização: Câmara Rio Grandense do Livro e Ministério da Cultura
Financiamento: Pró Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Apoio Especial: Prefeitura de Porto Alegre
Patrocínio: Cia Zaffari, BNDES, CMPC – Celulose Rio Grandense, Braskem e Petrobras.

ENTRADA FRANCA

Programação: http://bit.ly/Feira_PROG
Infanto-Juvenil: http://bit.ly/Feira_INF
Oficinas: http://bit.ly/Feira_Oficinas
Sessões de Autógrafos: http://bit.ly/Feira_Autografos

Site oficial: www.feiradolivro-poa.com.br
Facebook Oficial: Feira do Livro de Porto Alegre
Evento: 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
Guia da Feira: http://bit.ly/GuiadaFeira