Circo Girassol e Sesc promovem turnê de Chocolaj pelo Interior do Estado

Foto: Adriana Marchiori

Um das mais recentes produções do Circo Girassol, o espetáculo Chocola’j, fará turnê, entre julho e agosto, pelas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Santa Maria e Montenegro. Todas as apresentações terão entrada franca. A montagem parte da lenda do chocolate para abordar a cultura dos povos originários da América Latina e a conquista do Império Asteca pelos espanhóis. A turnê foi realizada com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Renner.

Foto: Adriana Marchiori
Foto: Adriana Marchiori

De forma lúdica e bem humorada, o novo texto do diretor Dilmar Messias, criado a partir das improvisações dos atores Tuta Camargo, Débora Rodrigues e Rafael de Moura, propõe uma reflexão crítica sobre a realidade latino-americana. Em cena, lenda e história, mito e realidade se fundem.

A montagem integra as comemorações dos 16 anos de atividades do Circo Girassol e é fruto da pesquisa desenvolvida por Dilmar Messias sobre o tema, há cerca de quatro anos. ‘Busquei o sentido latino da história’, explica Dilmar Messias. CHOCOLA’J mostra a cultura do cacau como elemento integrador da cultura das Américas espanholas e portuguesa”, complementa.

A cultura latino-americana está presente na linguagem sonora e visual da encenação, com seus sons e ritmos característicos, bem como na pesquisa de indumentária e de luz, que o diretor usa com pretexto para a aplicação das técnicas circenses desenvolvidas pelo Circo Girassol. A tradução desta estética está nas mãos do maestro Martin Coplas, responsável pela trilha sonora; de Daniel Lion, pela direção de arte e Fernando Ochôa, pela iluminação.

Fiel à função artística e pedagógica do teatro e do circo e preocupado com o caráter educativo de seu trabalho, o Circo Girassol almeja tratar de temas importantes como a história, geografia, antropologia, economia, botânica, agricultura, política, fomentando o conhecimento e oferecendo elementos para a reflexão. É voltado, em especial para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, porém, fiel à tradição do circo, pode ser apreciado por toda a família, em qualquer idade.

 

 PROGRAMAÇÃO:

– 12 e 13 de julho – Bento Gonçalves

– 14 de julho – Circo Girassol (Sinval Saldanha, 286), Bom Jesus, Porto Alegre

– 16 de julho, 19h – Circo Girassol (Sinval Saldanha, 286), Bom Jesus), Porto Alegre

– 17 e 18 de julho – Teatro Sesc Canoas

– 19 de julho – Santa Maria

– 05 de agosto – Montenegro

 

SERVIÇO:

CHOCOLA’J

Texto e direção: Dilmar Messias

Com Tuta Camargo, Débora Rodrigues e Rafael de Moura

Duração: 50 minutos

Censura: 10 anos

Contato: (51) 30265595

Realização: Girassol Produções Artísticas

Apoio: Sesc-RS

 

Por: Silvia Abreu